terça-feira, 19 de março de 2013

Médicos de Angra recebem capacitação sobre a dengue

image
Os médicos da rede pública saúde do município de Angra dos Reis receberam na tarde de quinta-feira, 14, uma capacitação sobre a dengue. A cidade vive uma epidemia da doença, pois até a tarde do dia 11 de março, havia 1876 casos suspeitos notificados, 149 confirmados e outros 205 foram descartados. Os bairros com maior número de casos são Belém, Japuíba e Nova Angra, todos no segundo distrito. No quarto distrito a maioria dos casos é no Frade (77 suspeitos e seis confirmados) e no Parque Mambucaba (com 66 suspeitos e 27 confirmados). Há grande número de casos notificados também em Jacuecanga e Monsuaba.
Os profissionais receberam a orientação passada pela Secretaria Estadual de Saúde, onde foram dadas explicações sobre como deve ser prestado o primeiro atendimento. Os participantes receberam certificados emitidos pela Secretaria Estadual.
Médicos do Provab já iniciaram os trabalhos
Os médicos do Provab 2 (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica), que se inscreveram para trabalhar em Angra, já iniciaram os seus atendimentos. São seis profissionais, sendo que três atendem nas unidades de Estratégia da Família do Frade, um na Serra d’Água, um No Encruzo e outro na Jacuecanga.
O Provab 2 prevê atividades práticas na Atenção Básica, supervisionadas por instituições de ensino superior, bem como atividades teóricas desenvolvidas pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), que engloba uma rede de universidades públicas de referência.
Pela nova edição do Provab, os médicos cursarão pós-graduação em Saúde da Família e receberão bolsa custeada diretamente pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 8 mil mensais, pelo período de 12 meses. Quem participou da primeira edição do programa, ainda pôde se reinscrever e participar novamente. O curso tem como objetivo estimular a formação do médico para a real necessidade da população, que é a atenção básica. Para profissionais bem avaliados, o Provab2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica.

FONTE: ANGRANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário