quinta-feira, 27 de agosto de 2015

FARMÁCIA POPULAR VOLTA A ATENDER SEM RESTRIÇÕES



A Farmácia Popular de Angra dos Reis voltou a funcionar, sem nenhuma restrição, na última sexta-feira, 21, após a homologação digital da Secretaria Estadual de Fazenda para a impressora de notas fiscais. É importante destacar que, durante o período em que a farmácia não pôde realizar a entrega completa dos medicamentos, a população não deixou de ser assistida. Os usuários que iam até o local eram orientados a procurar drogarias em que o serviço de medicamento gratuito, em parceria com o governo federal, era oferecido.

O programa Farmácia Popular atende a toda população e é dirigido, principalmente, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço do medicamento. A única condição para a aquisição dos medicamentos essenciais, vendidos a preços bem menores do que no mercado, é a apresentação da receita médica. Remédios para hipertensão e diabetes são fornecidos gratuitamente.



– Os usuários não ficaram desassistidos porque a rede privada participa do Programa Saúde Não Tem Preço, do governo federal, e oferece os medicamentos com as mesmas condições. Compramos as impressoras, como havia sido orientado pela Secretaria de Estado de Fazenda, e tivemos de seguir com os trâmites legais para a liberação do certificado de homologação digital. Felizmente, na última sexta-feira, tivemos a liberação por parte da Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz], responsável pelo programa em todo o país – explicou Rodrigo Oliveira, secretário municipal de Saúde.

Márcia Rodrigues, auxiliar de farmácia e funcionária do local há mais de dois anos, comentou a importância da unidade para a população.

– Existem medicamentos que no mercado são caríssimos, mas aqui na Farmácia Popular o preço é bem acessível. Um exemplo é o Azatioprina, uma medicação para quem é transplantado. Para as pessoas que precisam comprar e dependem do medicamento, a Farmácia Popular representa vidas que são salvas – disse ela.

O serviço atende à população de todas as idades, como a jovem estudante Jéssica Cristina Freitas, e a dona de casa Marilene Basílio da Costa, de 71 anos. Ambas foram ao local para buscar seus medicamentos e comentaram a importância do serviço.

– A importância maior é em relação ao custo, já que, comparando com as farmácias normais, o preço aqui é bem mais em conta. Nos ajuda bastante, pois o remédio que eu compro a R$ 20, aqui eu paguei R$ 1,15 – afirmou Jéssica.

A Farmácia Popular de Angra dos Reis fica localizada na rua Pereira Peixoto, em frente à Praça da Matriz, e funciona de segunda a sexta, das 8 h às 18 h, e nos sábados das 8h às 12h.

FONTE: ANGRANEWS



Nenhum comentário:

Postar um comentário