quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ANGRA DOS REIS NAS OLIMPÍADAS DO RIO


Por ser o terceiro destino turístico mais importante do estado e estar próximo à cidade do Rio de Janeiro, o município de Angra dos Reis será beneficiado diretamente pela movimentação excepcional de turistas e visitantes durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em agosto de 2016. Na última quinta-feira, 13, a cidade estava representada em debate público promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir o legado dos Jogos e seu impacto na economia da capital e do estado. A prefeita Conceição Rabha compareceu ao evento, acompanhada do presidente da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), Klauber Valente, e da secretária municipal de Educação, Jane Aparecida.

- Estamos empolgados e ao mesmo tempo conscientes da importância dos Jogos Olímpicos para o estado. Claro que o impacto direto será na cidade sede, mas Angra dos Reis, por seu potencial turístico, terá vários benefícios indiretos. Todos temos de nos preparar, em especial os empreendedores e operadores de turismo. Estamos falando de clientes em potencial que devem ser alcançados e atraídos para a cidade - explicou Klauber Valente.

Durante o evento do TCU, realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), diversos expositores apresentaram dados relevantes sobre as Olimpíadas. Entre os debatedores estiveram o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. Cada um deles apresentou detalhes de investimentos, previsão de movimentação de turistas e o destino de cada instalação construída para o evento, após a realização dos Jogos.

Comentando o legado do evento, o governador Pezão destacou os investimentos em mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes deu maior destaque ao gigantismo das Olimpíadas e à quantidade de recursos investidos pela iniciativa privada para garantir as arenas novas e demais espaços para os Jogos. E fez uma comparação com a Copa do Mundo de 2014. Na Copa, o país recebeu 32 delegações internacionais e reuniu 736 atletas e 15 mil voluntários, enquanto nas Olimpíadas serão 206 delegações, 15 mil atletas e 70 mil voluntários.

- O que queremos mostrar nas Olimpíadas como legado é que nesse país as coisas também podem ser feitas. Não estamos fazendo um evento perfeito, mas nunca houve na história desse país e da própria história das Olimpíadas tanto recurso privado. Isso mostra um país pujante, um país forte - disse o prefeito do Rio de Janeiro.

Para aumentar ainda mais o número de turistas estrangeiros durante os Jogos, o ministro do Turismo, Henrique Alves, defendeu uma proposta polêmica. Ele quer que o país suspenda temporariamente a emissão de vistos para visitantes oriundos dos Estados Unidos. Hoje, os EUA são o segundo país que mais visita o Brasil, atrás da Argentina. Uma das causas pode ser a burocracia para emissão de autorizações. Segundo o ministro, a isenção de vistos será incluída na medida provisória que altera a Lei do Ato Olímpico.

- Os norte-americanos são os turistas que mais gastam dinheiro no Brasil, uma média de US$ 1.500 por pessoa. Não podemos perder uma oportunidade de incentivo ao turismo como esta. Já que vamos ter um evento desta importância, precisamos explorar toda nossa diversidade turística. Temos vários tipos, como o cultural, o gastronômico, o religioso, o de eventos e o de negócios - argumentou ele.

A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, acredita que o setor turístico na cidade será beneficiado com os Jogos Olímpicos. O tempo de permanência dos visitantes e das delegações participantes na cidade do Rio de Janeiro será alto e o turismo até cidades próximas será muito facilitado. A prefeita teve um encontro rápido com o ministro do Turismo e defendeu investimentos em divulgação dos destinos turísticos mais importantes do estado.

- O Brasil e o Rio de Janeiro estão de parabéns pelos Jogos Olímpicos. Em Angra dos Reis, vamos nos preparar bem também. Teremos o revezamento da chama olímpica na cidade e isso também chamará a atenção para as nossas belezas, além da campanha a ser empreendida de forma direta pelo Ministério do Turismo. Vários municípios do estado sairão ganhando e Angra é um deles - previu a prefeita

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário