As operadoras de planos de saúde com até 100 mil
beneficiários devem realizar o cadastro de suas estruturas de Ouvidoria no
portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) até o próximo domingo
(4). Todas as demais operadoras, com número de beneficiários acima de 100 mil,
já criaram suas ouvidorias e se cadastraram junto à Agência.
A criação de Ouvidorias pelas operadoras de planos de saúde
tem por objetivo estabelecer um canal de recebimento de sugestões, consultas e
reclamações de beneficiários para a busca da solução de conflitos, bem como a
obtenção de subsídios para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da
operadora.
Esta é uma exigência disposta em Resolução Normativa da ANS.
De acordo com a norma, as operadoras devem encaminhar anualmente à ANS um
relatório estatístico e analítico contendo os resultados obtidos.
De acordo com o ouvidor da ANS, Jorge Toledo, a expectativa
com a implantação das ouvidorias nas operadoras de planos de saúde é de que a
relação entre consumidor e operadoras se torne mais harmoniosa: “Estamos certos
de que a atuação das ouvidorias contribui para a diminuição do número de
reclamações e para a ampliação da mediação de conflitos. Um fato que reforça
essa perspectiva é que, pelo quinto mês consecutivo, após a criação de
ouvidorias nas operadoras de grande porte, está em queda o Índice de
Reclamações divulgado pela ANS com base nas queixas de consumidores de planos
de saúde.”
FONTE: PORTAL BRASIL
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