segunda-feira, 14 de abril de 2014

356 CIRURGIAS JÁ REALIZADAS NO HOSPITAL DA JAPUÍBA

09/04/2014

Em três meses de funcionamento, atendimentos não param de crescer

O Hospital Geral da Japuíba, inaugurado pela prefeita Conceição Rabha, em janeiro deste ano, já realizou 356 cirurgias até o final do mês de março. O balanço foi feito pela secretaria municipal de Saúde de Angra e atesta que a inauguração da unidade deu mais agilidade ao atendimento e, com isso, mais qualidade de vida aos moradores. Algumas destas 356 operações estavam agendadas há mais de um ano. O Hospital tem cinco salas de cirurgia e está em franca expansão, com aumento no número de leitos ocupados, profissionais e atendimentos.

— O Hospital da Japuíba já é a referência na região, recebendo inclusive pacientes de outras cidades. A decisão da prefeita Conceição de abrir a unidade e assegurar o seu funcionamento, está permitindo agora investir em outras unidades, como a própria Santa Casa, que está recebendo reformas e aparelhos novos — explica o secretário de Saúde, dr. Carlos Vasconcellos.

Além das quase 400 cirurgias, que dão uma média de quatro cirurgias por dia, o Pronto Socorro Municipal, que funciona no mesmo prédio e o próprio Hospital, tiveram, no mesmo período, mais de seis mil atendimentos de urgência e emergência, com cerca de 227 internações clínicas.

Em janeiro, quando foi inaugurado, o Hospital Geral da Japuíba começou suas atividades com cerca de 130 profissionais e 44 leitos. Hoje já está com cerca de 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de cem leitos ocupados, podendo atingir a capacidade máxima de 170 leitos. O Hospital da Japuíba ocupa uma área de 10 mil m², com três pavimentos e anexos. Ele abrange o pronto-socorro municipal, uma unidade para pacientes graves, enfermarias masculina e feminina, enfermaria psiquiátrica, sala de gesso, um moderno centro de imagem, com raio-x e tomografia, além do centro de oftalmologia. Trata-se da maior unidade de saúde da Costa Verde fluminense.

As cirurgias mais realizadas foram as ortopédicas, com 84 intervenções, sendo 50 eletivas (cirurgias marcadas). Das 356 cirurgias, 101 foram em caráter emergencial. O centro cirúrgico possui cinco salas altamente equipadas com instrumentos para as intervenções cirúrgicas. O hospital ainda conta com uma sala para pequenas cirurgias.

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, o hospital também está atuando em cirurgias de alta complexidade, como o caso das neurocirurgias, com um total de 18 pacientes operados. Carlos Vasconcellos destacou que o hospital já está operando com cerca de 60% de sua capacidade.

O governo municipal fez questão de municipalizar o hospital, que na gestão passada fora estadualizado, e, trabalhou desde o primeiro momento para que o hospital fosse dos angrenses. A abertura se tornou possível através de uma parceria entre as três esferas. O governo federal investe R$ 36 milhões por ano na unidade, o equivalente a 50% do total. Esta é a maior parceria em Saúde já conquistada por um Governo de Angra nos últimos 20 anos.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário