quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

PRONTO ATENDIMENTO DO CENTRO PASSA A ATENDER NA SANTA CASA


Pronto Atendimento do Centro passa a atender na Santa Casa
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir das 18h de segunda-feira, 11, o serviço de pronto atendimento da região central, será efetuado nas dependências da Santa Casa, sendo assim, os atendimentos que atualmente se concentram na Policlínica da Cidade, localizada na Rua Dr. Moacyr de Paula Lobo, serão totalmente transferidos para a centenária instituição.
Devido a atual conjuntura econômica do país, que se reflete diretamente em Angra dos Reis, a prefeitura, imbuída de responsabilidade do uso do erário, busca formas de otimizar custos, porém sem prejudicar o atendimento ao cidadão, sendo este a principal bandeira da atual gestão, que empreende esforços para ampliação e melhorias no Sistema Único de Saúde.

A transferência do Pronto Atendimento do Centro para a Santa Casa, só se tornou viável após a abertura do Hospital Geral da Japuíba, que deu fim a precária estrutura do antigo Pronto Socorro Municipal e fez com que a Santa Casa passasse por importantes reformas. É importante frisar que o pagamento do aluguel, referente a atual Policlínica não está atrasado e a medida de transferência gerará uma economia de R$ 780 mil/ ano, aos cofres do município.
Serão dois médicos atendendo à população, sendo prioritariamente a casos de urgência e emergência (amarelo e vermelho), e casos classificados como verde ou azul, serão referenciados para Estratégias de Saúde de Família (ESF) da região central, que estarão com agenda aberta para livre demanda. As estatísticas apontam que 90% dos casos atendidos na policlínica são verdes ou azuis, e os outros 10% referentes a vermelhos e amarelos.
Analisando a conjuntura da Saúde, no que tange ao governo do Estado, que passa por grave crise, o município de Angra continua garantindo assistência ao cidadão, pois entende que o setor é prioridade.
Entenda o que é a Classificação de Risco
0. Prioridade zero (vermelha)
Encaminhar diretamente para a sala de ressuscitação e avisar a equipe médica. Não perder tempo com classificação. Em morte iminente (exemplo: parada cardiorrespiratória, infarto, politrauma, choque hipovolêmico, etc.)
1. Prioridade I (amarela)
Encaminhar para consulta médica; Elevado risco de morte (exemplo: trauma moderado ou leve, traumatismo crânio encefálico sem perda da consciência, queimaduras menores, dispnéia leve a moderada, dor abdominal, convulsão, cefaléias, idosos e grávidas sintomáticos, etc.)
2. Prioridade II (verde)
Sem risco de morte (exemplo: ferimento craniano menor, dor abdominal difusa, cefaléia menor, doença psiquiátrica, diarréias, idosos e grávidas assintomáticos, etc.)
3. prioridade III (azul)
Sem risco de morte (exemplo: queixas crônicas sem alterações agudas). Procedimentos como: curativos, trocas ou requisições de receitas médicas, avaliação de resultados de exames, solicitações de atestados médicos)
FONTE: ANGRANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário