domingo, 3 de janeiro de 2016

DEFESA CIVIL DE ANGRA SEGUE EM ALERTA


Continua chovendo nos bairros que mais preocupam a Defesa Civil de Angra dos Reis: Frade, Sertãozinho, Santa Rita e Parque Mambucaba. As sirenes das três primeiras comunidades foram acionadas e os pontos de apoio abertos, entretanto, nenhuma ocorrência grave foi registrada, somente um pequeno deslizamento numa área do Frade na noite de sábado, dia 2, que já havia sido interditada pela Defesa Civil.
Até o momento, os pluviômetros registraram nas últimas 24h, 119mm de chuva na Santa Rita e 160mm de chuva no Frade e Sertãozinho, que são bairros onde existem sirenes para risco de deslizamento de terra. Essa chuva é influência do fenômeno El Niño e deve permanecer.

Outra ocorrência da noite foi a queda de bloco de pedra antes do segundo túnel da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155). O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem foi avisado durante a madrugada de domingo, dia 3, e o trânsito flui normalmente.
– Seguimos monitorando o tempo desde a noite de sábado, incessantemente, e temos equipes em todos os bairros com risco de deslizamento com alto índice pluviométrico. Contamos com a ajuda da população e pedimos que os moradores sigam as orientações da Defesa Civil. Conseguimos um importante apoio da Defesa Civil estadual, que enviará ainda na manhã de domingo, produtos de limpeza para as residências atingidas pela chuva, no Parque Mambucaba. Importante ressaltar que todas as nossas ações são preventivas e que não registramos ocorrências graves – frisou o secretário municipal de Defesa Civil, Marco Oliveira.
Algumas casas foram atingidas pela água com o transbordamento do Rio Mambucaba na noite de sábado e madrugada de domingo. No momento, o rio não está mais com nível crítico, mas a Defesa Civil segue monitorando.
Nesse momento, 40 pessoas estão no ponto de apoio na Santa Rita, que fica na Associação de Moradores do bairro. As 13 pessoas que passaram pelo ponto de apoio do Frade, que fica na Escola José Luiz Reseck, foram para casa de parentes preventivamente. Já no Parque Mambucaba, oito pessoas passaram pelo ponto de apoio, que fica na Escola Municipal Frei Bernardo, mas seguiram na manhã de domingo, dia 3, para casa de parentes.
A previsão dos principais institutos de meteorologia é de que a chuva continue, por isso, os pontos de apoio não serão desmobilizados e a Defesa Civil continuará em Alerta. A instituição atende pelo telefone 199.
FONTE: ANGRANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário