segunda-feira, 25 de julho de 2016

ANGRA SE PREPARA PARA A PASSAGEM DA TOCHA


A cidade de Angra dos Reis já está na contagem regressiva para receber a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Há menos de sete dias da passagem na cidade, a comitiva do revezamento está no interior de São Paulo e chegará ao estado do Rio de Janeiro na quarta-feira, dia 27, quando passará por Paraty e terá pernoite em Angra dos Reis. Na manhã de quinta, dia 28, a Vila do Abraão, na Ilha Grande, será o primeiro destino. Por ser o único município do estado com dois dias de atividades do revezamento, a Prefeitura de Angra dos Reis está tomando diversas providências para mobilizar a participação da população. O evento é coordenado pela Fundação de Turismo de Angra e envolve, além das secretarias municipais, empresas particulares da cidade.


Durante todo o percurso de 11 km, da Escola Cleuza Fortes Jordão à Praia do Anil, passando por toda a avenida Prefeito João Galindo (estrada Angra-Getulândia), diversas atividades culturais e esportivas, além do envolvimento das escolas, acontecerão simultaneamente. Estão confirmados grupos de quadrilhas, jongo, capoeira, Festa do Divino, blocos carnavalescos, fanfarras, motociclistas, futebol americano, voo livre, canoagem, ciclismo, jiu-jítsu, luta livre, futebol, muay thai, karatê e escoteiros. Também participarão do evento escolas municipais, estaduais e particulares, além do Colégio Naval. Entre os condutores do revezamento em Angra estão o paratleta Fernando Fernandes, as gêmeas Bia e Branca (do nado sincronizado) e moradores de Angra, como a canoísta Larissa dos Santos, os empreendedores de turismo Cipriano Feitosa e comandante Guilherme e o fisioterapeuta Fabiano Affonso.

Na Praia do Anil serão realizadas apresentações musicais, todas sem custo aos cofres públicos. Serão apresentações de rock, pop, samba e pagode. As atividades começarão às 16h, com a banda Hatar Heavy Metal. Às 16h30 será a vez do grupo Brilha Samba, logo após as bandas Primeira Art (17h) e Valeriana (17h40). Começam às 18h40 o protocolo oficial, a apresentação dos patrocinadores e, às 19h50, está prevista a chegada da tocha olímpica na Praia do Anil, quando será realizada a cerimônia de acendimento da pira olímpica. Encerrando a programação, às 20h30, o grupo Nosso Som sobe ao palco para animar a festa. Todas as bandas estão tocando sem cobrar nenhum cachê. Confira aqui as alterações do trânsito.

No dia 28, a tocha olímpica vai à Vila do Abraão, na Ilha Grande, onde fará um percurso pelas principais ruas da comunidade. A atração principal do evento será a presença do escritor e cartunista Ziraldo, que tem casa na localidade e será um dos condutores da tocha, além da enxadrista Maíra Araújo, cujo nome foi uma sugestão da comunidade. Após o percurso, Ziraldo irá até a Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, para conversar com os alunos da unidade.

A maior parte das despesas relacionadas ao revezamento da tocha olímpica em Angra é custeada pelos patrocinadores do evento: Bradesco, Nissan e Coca-Cola. Em âmbito municipal, serão investidos, com recursos da Fundação de Turismo, cerca de R$ 45 mil em estruturas de sinalização e trânsito, material de divulgação e apoio, incluindo equipamentos de som, iluminação e grades de metal. Não será usado nenhum recurso da administração direta da Prefeitura de Angra, a não ser com horas extras dos operadores de Trânsito envolvidos na operação.

CISNE BRANCO

Uma atração à parte será a presença em Angra do veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. A embarcação vai participar do cortejo na quinta, dia 28, e estará aberta à visitação popular no sábado, 30, no Centro da cidade. A passagem do Cisne Branco será parcialmente coordenada pela Delegacia da Capitania dos Portos, com apoio da Fundação de Turismo de Angra.
O Cisne Branco é um navio veleiro da Marinha do Brasil, que exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. É também utilizado como navio-escola.

ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO

As intervenções no trânsito começarão a partir das 16h de quarta-feira. Serão 110 servidores trabalhando com o apoio da Polícia Militar. Não será permitido estacionar no trajeto da tocha da madrugada de quarta até o término do evento. Os locais onde o estacionamento será proibido já estão sinalizados e, caso tenha algum carro estacionado indevidamente, o mesmo será rebocado e levado ao depósito público.

TRAJETO

Rua Japorangra, rua Itaperuna, estrada Angra-Getulândia (Prefeito João Gregório Galindo), rua Coronel Carvalho, rua São Bernardino de Sena, escadão da Rua Honório Lima (em frente ao 539 da Coronel Carvalho), rua Honório Lima, avenida Almirante Júlio César de Noronha (rua da Defesa Civil), avenida Marquês Leão (após a Defesa Civil), enseada Almirante Batista das Neves (em direção à Costeirinha), escadão da Costeirinha, retorna para avenida Marquês Leão, rua Oswaldo Neves Martins (ao lado do Campo do São Bento), avenida Júlio Maria, rua Doutor Coutinho (em frente à delegacia), avenida Ayrton Senna, Praia do Anil.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL NA PRAIA DO ANIL

16h – Hatar heavy metal
16h30 – grupo Brilha Samba
17h – grupo primeira Art
17h40 – banda Valeriana
18h40 – apresentação dos patrocinadores
19h50 – protocolo de acendimento da pira olímpica
20h30 – Nosso Som
Obs: As atrações musicais não estão cobrando cachê.

FONTE: ANGRANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário