A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e da Subsecretaria de Treinamento, iniciou na segunda-feira, 22, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), uma formação para novos docentes e pedagogos que estão sendo inseridos na rede pública de ensino, egressos de concurso público. A formação é de 20 horas e segue até sexta-feira, 26.
O objetivo, segundo o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Wellington Pereira, é apresentar a estrutura de funcionamento da Secretaria de Educação, nos aspectos pedagógicos e administrativos.
– Com a chegada desses professores concursados, pretendemos suprir a carência que temos na rede. No entanto, gostaríamos que esses profissionais, antes de assumir suas turmas, tivessem uma noção do que é e como funciona a nossa rede de ensino. Em 2008, foi realizado o último concurso para a educação. Desde então estávamos conseguindo suprir essa carência através de contratações temporárias. Após um acordo feito com o Ministério Público, conseguimos realizar esse concurso em 2015 – explica Wellington, que destaca ainda que a convocação desses novos profissionais não causará impacto na folha de pagamento, visto que eles estão substituindo os profissionais que haviam sido contratados de forma temporária em 2014.
Segundo Mona Lisa Fouyer, que é professora implementadora ligada à Subsecretaria Pedagógica, o cronograma de formação dos novos concursados foi preparado de forma a mostrar como os princípios norteadores da politica educacional do município têm sido concretizados na rede, abstendo-se um pouco das teorias que geralmente são introduzidas nesse tipo de acolhimento.
– Muito mais do que conceituar esses três princípios, que são a qualidade de ensino, a gestão democrática e a educação inclusiva, está sendo mostrar a esse público como efetivamente isso tem sido concretizados na rede. Então, preparamos boa parte dessa formação nesse sentido, para apresentar-lhes todo o processo de gestão democrática com projetos e ações específicas – destaca Mona.
A docente I Ana Lúcia da Silva, que foi lotada na Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, está participando da formação e considera a iniciativa de extrema importância para os novos admitidos no sistema de educação.
– É muito importante para nós, que estamos entrando na rede, o conhecimento de toda estrutura e das ideias que a secretaria vem implementando nas escolas, porque além de conhecermos o que já existe, sabemos que muita coisa ainda vai melhorar. Tenho observado muitas mudanças com relação à educação, tanto pela internet quanto pelas páginas da prefeitura, e acredito realmente que esse é o começo de uma grande melhora para a educação e a valorização dos servidores. Estou muito animada, pedi exoneração de uma rede pública do Rio para me dedicar apenas a rede de Angra, em busca de outras motivações e qualidade de vida – finaliza Ana.
FONTE: PORTAL BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário