segunda-feira, 27 de junho de 2016

Censo Escolar 2016 começa nesta segunda-feira (27)


Nesta segunda-feira (27), começa a coleta de dados do Censo Escolar deste ano. Diretores e responsáveis por escolas de educação básica devem preencher os formulários com as informações de suas instituições por meio do Educasenso, no portal do Inep, até 31 de agosto.

Durante o período de preenchimento, serão recolhidas informações detalhadas sobre as unidades de ensino públicas e particulares do País, além de alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica.

A coordenadora do Censo Escolar da Educação Básica, Aline Perfeito, ressalta que o Censo é o mais importante levantamento educacional do País e que deve ser preenchido com cuidado, já que ele integra indicadores educacionais e baseia a implementação de políticas e a distribuição de recursos federais na área. Caso o usuário deixe de informar a real situação da unidade, os recursos destinados a ela podem sofrer alterações, prejudicando o desempenho de toda a escola.

"Muitos programas do Ministério da Educação só funcionam com o Censo, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o programa de alimentação escolar, de transporte escolar, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e também outros, como o Programa Nacional do Livro Didático", listou.

O sistema, lembra Aline, é idêntico ao do ano passado, quando foram informados os dados de 49 milhões de matrículas em aproximadamente 190 mil escolas. Desde 2007, as informações coletadas sobre alunos e professores são individualizadas.

Levantamento

Realizado anualmente, o Censo é o principal levantamento estatístico-educacional de âmbito nacional. Os dados coletados incluem desde a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, até o movimento e o rendimento escolares.

Esse detalhamento é importante e requer atenção durante o preenchimento, pois subsidia a definição de políticas públicas de educação, bem como a distribuição de recursos da União a Estados e municípios. As informações do Censo são usadas, ainda, para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

"Neste ano, por exemplo, vamos ter a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que utiliza os dados do Censo para fazer toda a logística das provas. Então é muito importante que as escolas, neste primeiro período, coloquem prioritariamente as informações do 3º ano do ensino fundamental", reforça Aline.

Cronograma

A data de referência das informações prestadas deve ser 25 de maio de 2016, Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. Após o preenchimento por parte dos diretores e responsáveis, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. Em seguida, as informações preliminares são publicadas no Diário Oficial da União.

O sistema fica aberto também para verificação e eventual correção de informações por um prazo de 30 dias, a contar da publicação.

A segunda etapa do Censo Escolar de 2016 consiste na abertura do módulo Situação do Aluno. Nesse período, que deve ter início em 2 de fevereiro de 2017, são coletados os dados sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos declarados (aprovação, reprovação e abandono).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep

domingo, 5 de junho de 2016

O GABINETE ITINERANTE DESTE SÁBADO (4) NO PARQUE MAMBUCABA, FOI MUITO ESPECIAL!

Afinal, comemoramos a Semana Mundial do Meio Ambiente junto à Comunidade, que já está até acostumada com a presença do mandato do Vereador Fábio Macedo nas ruas do Bairro, informando e divulgando, assuntos importantes, prestando também e sempre, um serviço de utilidade pública. Essa foi a terceira vez que comemoramos a semana do meio ambiente junto ao povo e mais uma vez foi um grande sucesso! Distribuímos gratuitamente através de doações, vária mudas de plantas de diferentes espécies. A Família Cajuru do Sertão de Mambucaba, serviu gratuitamente várias tortas de palmito e um delicioso caldo também de palmito, a todos que passavam pelo estacionamento do Supermarket.
O mais importante disto tudo, é a mensagem que deixamos, de conscientização ambiental. Como é preciso urgentemente, conservarmos o meio ambiente em que vivemos. Cada um fazendo a sua parte, temos certeza de que, isto será possível. Para todos, uma boa semana ambiental! A minha Assessoria e colaboradores, muito obrigado!
-Vereador Fábio Macedo.










PRODUÇÃO E FOTOGRAFIA: CARLOS MAMBUCABA

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Governo federal cria núcleo de combate à violência contra a mulher


A violência de gênero foi a principal pauta da reunião. A criação do grupo será publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (1).

O núcleo será formado pelos futuros titulares da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, além de três representantes das secretarias de Segurança Pública dos Estados, indicados pelo colégio de secretários.

O núcleo irá solicitar ainda a criação de um departamento dentro da Polícia Federal, para contribuir com a repressão da violência contra a mulher. Além disso, o ministro anunciou que verbas serão realocadas para a compra de horas de descanso de policiais locais, para fortalecer o patrulhamento e investigação em áreas onde há maior número de casos de violência de gênero e medidas restritivas, como as definidas pela Lei Maria da Penha.



Parceria com os Estados

Os Estados deverão cooperar fazendo um mapeamento dos crimes em cada localidade e enviando essas informações, de modo que todos os casos sejam acompanhados e solucionados. “Vamos assinar convênios, quase todos os Estados têm a possibilidade de comprar um período de descanso do policial”, afirmou o ministro em entrevista coletiva à imprensa após a reunião.

“Quem vai fazer o convênio e pagar será a União, mas direcionado ao combate à violência doméstica. Ou seja, por isso a necessidade de saber exatamente onde estão ocorrendo os casos em cada Estado, em cada município, onde tem a relação também com homicídios e crimes sexuais, porque nós vamos poder aumentar o efetivo do policiamento local nessas regiões e aumentar o efetivo nas horas de folga das delegacias de defesa da mulher, das delegacias que investigam estupros, para realizar também na parte repressiva um grande mutirão”, explicou Moraes.

Um protocolo único de atendimento a vítimas desse tipo de violência também será estabelecido em todo o País, já que nem todos os municípios possuem delegacias especiais de atendimento à mulher. Com o protocolo, elas deverão ser atendidas de maneira adequada em todas as delegacias, recebendo encaminhamento para médicos, psicólogos e assistência social, quando necessário.

Nova Equipe

O ministro Alexandre de Moraes apresentou ainda os três futuros gestores ligados ao Ministério da Justiça. Na Secretaria de Direitos Humanos, deverá assumir Flávia Piovesan, na Secretaria de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, e na Secretaria Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli.

Ouça a entrevista coletiva do Ministro da Justiça na íntegra:



Fonte: Portal Brasil