sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Projeto de lei que regulamenta a profissão de marinheiro é aprovado na CVT na Câmara Federal


Foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 25, na Comissão de Viação de Transporte (CVT), da Câmara Federal, a PL nº 5812/13, que garante a regulamentação da profissão de marinheiro de esporte e recreio, que hoje é considerada apenas uma ocupação.
Os amadores do setor náutico como Arrais, Mestre e Capitão, poderão passar a ser reconhecidos como marinheiros de esporte e recreio regulamentados. O projeto de lei, de autoria do deputado federal Fernando Jordão, vai beneficiar somente na região da Costa Verde, nos municípios de Angra, Mangaratiba e Paraty, aproximadamente 11 mil profissionais.

O parlamentar comemorou muito a aprovação da PL na CVT e agradeceu aos deputados que compõem a CVT.
“Quero agradecer muitos aos meus pares, os parlamentares que integram a Comissão de Viação e Transporte, por terem se sensibilizado sobre a importância da gente dar dignidade aos marinheiros em todo o Brasil, regulamentando a profissão. E agradecer em especial ao deputado João Paulo Papa, relator deste projeto, que com sua relatoria, valorizou muito o projeto, e como ex-prefeito de Santos, cidade também ligada ao mar, assim como as cidades da Costa Verde, vivência e sabe da relevância destes profissionais”, disse Jordão.
O deputado ainda complementou, afirmando que agora, a PL vai passar pela aprovação nas Comissões de Trabalho, de Constituição e Justiça, e em breve, vai para o plenário para ser votado. Segundo Fernando Figueiredo, presidente do SintNáuticoRJ – Sindicato dos Trabalhadores Náuticos em Marinas do Estado do Rio de Janeiro, a vitória com a aprovação da PL que regulamenta a profissão de marinheiro no país, na CVT, foi um passo muito importante para a valorização da categoria.
“O segmento está muito contente e esperamos isso há um bom tempo. Agradeço muito, em nome dos trabalhadores, ao deputado Fernando Jordão, pois tem sido ele que vem lutando no Congresso Nacional pela categoria, em parceria com a Marinha do Brasil. A PL vai beneficiar milhares de marinheiros, Arrais, Mestre e Capitão, que por não terem sua profissão regulamentada, vinham conduzindo embarcações, muitas das vezes, de milhões de dólares, recebendo salários, como exemplo, de R$ 8 mil, porém ganhando em carteira assinada um salário mínimo, com registro de doméstico, o que para eles, em suas futuras aposentadorias, seria muito ruim para o tempo de contribuição”, disse o presidente do SintNáuticoRJ.
O diretor do Sindicato de Marinas do Estado do Rio de Janeiro (Semar), comandante Armando Martins, recebeu com entusiasmo a aprovação da PL na CVT.
“O projeto que foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes, da Câmara Federal, foi uma importante vitória para os trabalhadores. Ele vai proporcionar aos marinheiros amadores, e que antes não eram valorizados pelas suas claras qualificações, ganharão em breve a tão almejada regulamentação da profissão de marinheiro de esportes e recreio. Esse projeto vem atender a solicitação e aspiração de mais de 11 mil marinheiros, só na Costa Verde, e que sempre sonharam em ter sua profissão reconhecida”, disse Martins.
FONTE:ANGRANEWS

REQUERIMENTO 972/2015 DE MINHA AUTORIA.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Fundação Cecierj oferece vagas para o Pré-Vestibular Social
O Pré-Vestibular Social é voltado àqueles que não têm condições de pagar por um curso preparatório e que, em 2016, estarão no último ano do ensino médio ou já o tenham concluído. A escolha dos alunos é feita por meio de uma seleção socioeconômica. As aulas acontecerão de março a dezembro de 2016.

Como se inscrever
As inscrições serão recebidas pelo site www.cederj.edu.br/prevestibular. Após se inscrever, o candidato deverá entregar pessoalmente no polo onde deseja estudar, ou enviar pelos Correios para a Caixa Postal referida no Edital, um envelope identificado com o código gerado no ato da inscrição, contendo as cópias dos documentos exigidos.
No site do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (www.cederj.edu.br/prevestibular) estão disponíveis também a lista dos endereços dos polos, horários de funcionamento para entrega de documentos e todas as informações sobre o curso e o processo de seleção.
Disciplinas e aulas
Os dias e horários de aulas do curso variam de acordo com o polo escolhido, podendo ser aos sábados, durante todo o dia, ou duas vezes por semana, com aulas à tarde ou à noite. Haverá aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês e Espanhol.
O Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj é um curso gratuito, incluindo o material didático, e desde a sua fundação, em 2003, já atendeu a mais de 150 mil alunos. A Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
FONTE: ANGRANEWS

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

DE 09 DE NOVEMBRO A 18 DE DEZEMBRO


Todo servidor público municipal sob regime estatutário, da Administração direta, indireta, autárquica e fundacional, deverá responder ao Censo Previdenciário que será realizado pelo Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis - ANGRAPREV.


Também devem participar do Censo Previdenciário os servidores e funcionários afastados ou licenciados, por qualquer motivo, ou em gozo de férias, bem como aos cedidos, com ou sem ônus para o Município, a qualquer ente público.

FONTE: PREFEITURA MUNIIPAL DE ANGRA DOS REIS

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

COSTA VERDE ENTRE OS DEZ MELHORES DESTINO DO MUNDO


O Estado do Rio entrou para o ranking das dez melhores regiões do mundo para se viajar em 2016. A Costa Verde – representada pelos municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro – foi reconhecida e premiada pelo guia Lonely Planet, uma das mais influentes e tradicionais publicações internacionais de turismo. Entre os atrativos fluminenses citados na categoria Best in Travel 2016, destacam-se as belezas naturais da região, praias semi desertas, ilhas pacíficas, Mata Atlântica e as possibilidades para esporte de aventura. O prêmio foi entregue ao presidente da TurisRio, Paulo Senise, durante evento no Museu do Transporte, em Londres.

A procissão marítima em Angra dos Reis, seus hotéis de luxo e o Bloco da Lama de Paraty tiveram peso na seleção da região. O guia enaltece ainda peculiaridades como a gastronomia, com destaque para os pratos a base de frutos do mar, os sucos de cupuaçu e as caipirinhas. O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty foi aclamado entre os jurados.

A escolha da Costa Verde como uma das dez melhores sugestões de viagem em todo o mundo fortalece o programa Rio+3, iniciado em agosto deste ano. A proposta é divulgar cidades do interior que estejam em média a três horas de distância da capital. A marca Rio+3 e seus produtos derivados estão nas principais feiras e eventos internacionais.

Para o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, a capital é a grande vitrine do turismo brasileiro e recebe 34% da demanda de lazer no país, mas a conquista prova que o estado também tem bons roteiros no interior.

– As listas divulgadas pela Lonely Planet são uma referência. Integrar este ranking é um reconhecimento do esforço para agregar qualidade e profissionalismo aos serviços e equipamentos turísticos fora do eixo metropolitano em nosso estado – disse o secretário.

Interior fluminense ganha fama no exterior

As outras nove regiões apontadas pelos especialistas da Lonely Planet são o oeste da Islândia, Vale de Viñales (Cuba), região de vinhos Friuli (Itália), Ilha Waiheke (Nova Zelândia), Auvérnia (França), Havaí (EUA), Baviera (Alemanha) e Santa Helena (territórios Britânicos) e a Transilvânia (Romênia).

A revista produz o ranking em três categorias: países, cidades e regiões. A América do Sul foi representada pelo Uruguai. No top 10 das cidades Kotor (Montenegro) foi o grande destaque.

O presidente da TurisRio, Paulo Senise, recebeu o troféu das mãos de Tom Hall, diretor da revista, e José Barreiro, diretor comercial do guia Lonely Planet.

– É a primeira vez que uma região do interior fluminense ganha destaque nesta badalada lista. O trabalho que vem sendo desempenhado no setor, atrelado à visibilidade proporcionada pelos grandes de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, abrem as portas do estado para o turismo internacional. Estamos aproveitando o momento e conquistando nossas regiões o status que elas merecem – afirmou Senise.

FONTE: ANGRANEWS



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SEGUE ABAIXO, OS LINKS DAS BANCAS EXAMINADORAS DAS ULTIMAS PROVAS E GABARITOS DOS CONCURSOS PÚBLICOS DA ELETROBRAS ELETRONUCLEAR E AINDA, OUTROS LINKS PARA OUTROS CONCURSOS.

SEGUE ABAIXO, OS LINKS DAS BANCAS EXAMINADORAS DAS ULTIMAS PROVAS E GABARITOS DOS CONCURSOS PÚBLICOS DA ELETROBRAS ELETRONUCLEAR E AINDA, OUTROS LINKS PARA OUTROS CONCURSOS. PRA VOCÊ QUE PRETENDE PRESTAR CONCURSO PÚBLICO, PRA UMA DA MELHORES EMPRESAS PUBLICAS DO BRASIL PRA SE TRABALHAR, SEGUE AQUI, MAIS UMA CONTRIBUIÇÃO DO MANDATO DO VEREADOR FÁBIO MACEDO, VISANDO ESSE OBJETIVO. ACREDITE, VALE A PENA!
PROVAS E GABARITOS DOS CONCURSOS PÚBLICOS DA ELETROBRAS ELETRONUCLEAR

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL ALERTA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA


Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul. No Brasil, a campanha será lançada oficialmente neste domingo (1º), durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos, “e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes”.

“A gente lamenta que alguns desses casos [câncer de próstata] não são feitos no momento em que a doença é inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro do homem.”

O urologista explicou que a doença não apresenta sintomas na fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença já está avançada. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens.

Alfredo Canalini destacou que com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou. “Mais da metade dos tumores malignos de próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade”.

Durante o mês de novembro, especialistas da SBU farão palestras em todo o país para informar e orientar a população masculina a respeito da próstata e também as mulheres. "Elas são as grandes agentes de saúde. São elas que conversam com os maridos e os levam para o médico”, ressaltou Canalini.

O aposentado Laurindo da Silva Carneiro, de 73 anos, morador no Rio de Janeiro, faz questão de seguir à risca as recomendações. Graças aos exames e às consultas periódicas ao urologista, ele detectou um tumor na próstata em etapa inicial e foi operado. “Não precisei fazer quimioterapia, nem nada, porque vi a tempo [a doença]. Eu vinha sempre acompanhando, todo ano, também. Foi um sucesso total", disse.

Laurindo Carneiro contou que o filho, de 47 anos, segue seu exemplo. Ao ver que a taxa de PSA (Antígeno Prostático-Específico) no sangue estava alta, fez exames que constataram que a próstata estava inchada. O filho do aposentado passou por uma cirurgia há cerca de um mês e passa bem. “Não dá nenhum aviso, não dói [câncer de próstata]. Então, a pessoa tem que estar sempre de olho. Quanto mais cedo, melhor”, recomendou.

Fonte: Agência Brasil