segunda-feira, 29 de setembro de 2014


INSCRIÇOES ABERTAS PARA NOVOS CURSOS DO SENAI


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Angra dos Reis, está abrindo inscrições para os cursos de mecânica de motores ciclo otto (automotiva) e montador estrutural. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro. O candidato pode pegar a ficha de apresentação na sede da secretaria, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Cada curso tem 25 vagas disponíveis. As aulas, para ambos, começam no dia 6 de outubro e serão ministradas na sede do Senai, em Jacuecanga.

Documentação necessária para a inscrição (original e cópia): comprovante de residência, certificado de escolaridade (ensino fundamental completo), declaração de baixa renda e duas fotos 3×4. A idade mínima é de 18 anos.

A Secretaria de Atividades Econômicas fica localizada na avenida Júlio Maria, nº 104, sala 202, Centro (próximo aos Correios). O Senai fica localizado na rua Alagoas, s/n, Jacuecanga. Para mais informações, o telefone da secretaria é 3377-6865.

FONTE: ANGRANEWS

CONSTELAÇÃO DE ESCORPIÃO SERÁ MELHOR IDENTIFICADA NESTA SEGUNDA (29)


Um fenômeno astronômico, que acontece a cada dois anos, poderá ser visualizado hoje (29) à noite. Logo ao escurecer, haverá a conjunção entre o planeta Marte, a Lua e a estrela Antares, da constelação Escorpião. Isso permitirá que o grupo de estrelas seja facilmente identificado a olho nu. Escorpião é uma das 12 constelações zodiacais clássicas da antiguidade.

Segundo o astrônomo Jair Barroso, do Observatório Nacional, a Lua passará “perto” do planeta vermelho. “Essa conjunção se torna ainda mais interessante porque Marte atravessará a constelação Escorpião e ficará a poucos graus de sua estrela mais brilhante, Antares”, explica Barroso, que é membro da comissão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Ele diz ainda que Marte e Antares têm a cor avermelhada por razões físicas diferentes, mas seus brilhos serão praticamente idênticos hoje. “A cada dois anos, Marte passa perto de Antares, mas não necessariamente com o mesmo alinhamento em relação à Lua. Nosso satélite estará na fase 'nova', uma fase favorável, pois não ficará muito brilhante. Isso permitirá a fácil observação desses astros, além da identificação da constelação Escorpião”, explica.

Escorpião vai se pôr a Oeste, com a cauda para cima e as garras para baixo, como um ponto de interrogação invertido. Com uma observação atenciosa, o fenômeno poderá ser identificado a olho nu, mas o uso de equipamentos, como telescópio e binóculos, pode ajudar. A população mais a Oeste do país, no Centro-Oeste e Amazonas por exemplo, terão melhor visão do alinhamento aparente dos astros, que ocorrerá por volta das 21h (horário de Brasília).

O astrônomo explica ainda que a “andança” da Lua pelas constelações zodiacais ocorre devido à translação em torno da Terra, combinada com a própria translação da Terra em torno do Sol.

“Com esse movimento, ela passa por estrelas brilhantes pertencentes a essas constelações, como a Espiga (da Virgem), Aldebaran (de Touro) e, em nosso evento de hoje, de Antares (a mais brilhante do Escorpião). Então, a Lua é referência para conhecermos outros astros porque é facilmente observável a olho nu e passa uma vez por mês nas ‘proximidades’ de estrelas do zodíaco e dos planetas também, pois esses caminham da mesma forma pelo zodíaco”, disse Barroso.

Fonte:  Agência Brasil









APROVADAS DIRETRIZES PARA DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE CÓLON E RETO


Considerando a necessidade de se atualizarem os parâmetros sobre o câncer de cólon e reto no Brasil, o Ministério da Saúde aprovou as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas - Carcinoma Colorretal, para pacientes com a doença.

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

A aprovação das diretrizes diagnósticas e terapêuticas foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29) e o documento está disponível no site da pasta.

As diretrizes contêm os critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação. Elas são de caráter nacional e devem ser utilizadas pelas Secretarias de Saúde dos estados e das cidades na regulação do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes.

Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e do Instituto Nacional de Câncer



SUS VAI OFERECER NOVO REMÉDIO PARA TRATAMENTO DA DOENÇA DE GAUCHER


A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde anunciou a inclusão do medicamento Alfataliglicerase (Uplyso) para o tratamento da doença de Gaucher no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29).

O uso do alfataliglicerase é indicado para a terapia de reposição enzimática a longo prazo em pacientes adultos com diagnóstico confirmado de doença de Gaucher. As manifestações da Doença de Gaucher podem incluir aumento do volume do baço, doença óssea, aumento do fígado, anemia e diminuição das células de coagulação do sangue.

O Uplyso é uma forma recombinante ativa da enzima lisossomal humana (β-glucocerebrosidase) que é produzida a partir de células da raiz da cenoura geneticamente modificadas. Esta substância atua como uma forma de reposição enzimática.

Saiba mais

A Doença de Gaucher (DG) atinge crianças, jovens e adultos, comprometendo o metabolismo de lipídios no fígado, provenientes de duas fontes: dos alimentos ingeridos e da reserva orgânica, que é o tecido adiposo (gordura).

Uma correta aferição do tamanho do fígado e do baço é fundamental tanto para o diagnóstico quanto para o monitoramento do tratamento dos pacientes com Gaucher.

Fonte:

Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

sábado, 27 de setembro de 2014

PREFEITURA DE ANGRA REALIZA EVENTOS NA SEMANA DO IDOSO



A Prefeitura de Angra dos Reis realiza até o dia 9 de outubro, eventos em comemoração à Semana do Idoso. As ações são coordenadas pela secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e envolvem os idosos participantes dos Núcleos de Convivência da Terceira Idade. De acordo com a subcoordenadora Especial de Atenção à Terceira Idade, Vanessa Davies Sampaio, esse é um momento para integrar os oito Núcleos de Convivência, que reúnem cerca de 300 idosos, ligados diretamente aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), distribuídos pelos bairros Monsuaba, Balneário, Campo Belo, Nova Angra, Belém, Bracuí, Frade e Parque Mambucaba.

– A secretaria, por meio dos Cras e da subcoordenação, visa fortalecer o vínculo entre os idosos e a comunidade. Às vezes o idoso está isolado e sem informação e é neste momento que entramos, levando para ele este serviço, para que ele possa interagir e ter conhecimento da cidadania que possui. As ações em conjunto é que promovem esses momentos de alegria, bem-estar, lazer e qualidade de vida – explica ela.

Na terça-feira, 23, no salão paroquial da igreja Cristo Rei, na Nova Angra, houve o segundo almoço de partilha dos Núcleos de Convivência da Terceira Idade. Cerca de cem idosos compartilharam o almoço, levando doações, e participaram de momentos de integração e lazer, com jogo de bingo e dança.

Além dos momentos de confraternização, nos Núcleos de Convivência os idosos também participam de oficinas dentro dos Cras e recebem atendimento psicossocial e direcionamentos ligados à saúde, habitação e outros serviços oferecidos pelo município.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas e é comemorado no dia 1º de outubro, com a proposta de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento. No Brasil, esta data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003. Este documento regulamenta os direitos da pessoa idosa e tem como objetivo proteger e fortalecer essa crescente parcela da população, garantindo assim o seu pleno exercício da cidadania.

PROGRAMAÇÃO:

25/9 (quinta-feira)
14h – Baile da Primavera – Clube Curió (Parque das Palmeiras)

29/9 (segunda-feira)
14h – Palestra “Os aspectos psicológicos do envelhecimento” – Casa Larangeiras
Parceria com a Secretaria de Saúde, Conselho Municipal do Idoso e Conselho de Defesa e Direitos do Idoso, da Câmara Municipal

30/9 (terça-feira)
14h – Capacitação para técnicos da área de atendimento ao idoso – Casa Larangeiras – Tema ‘Geragogia: Educação para viver mais e melhor’
Parceria com a Secretaria de Saúde, Conselho Municipal do Idoso e Conselho de Defesa e Direitos do Idoso, da Câmara Municipal

1/10 (quarta-feira)
10h – Dia do Idoso, com ação na praça Zumbi dos Palmares
Parceria com a Secretaria de Saúde, Conselho Municipal do Idoso e Conselho de Defesa e Direitos do Idoso, da Câmara Municipal

03/10 (sexta-feira)
14h – Tarde de Cinema – shopping Pirata’s Mall

07/10 (terça-feira)
8h – Caminhada ecológica – pesque e pague da Banqueta

09/10 (quinta-feira)
11h – Almoço de encerramento – Sesc do Retiro

FONTE;  PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS





DIA MUNDIAL DO TURISMO DESTACA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE PARA DESENVOLVIMENTO


A atividade turística é normalmente relacionada com lazer e conhecimento. Nada mais justo, afinal, as duas práticas são objetivos centrais de quem recebe um visitante. Entretanto, além disso, o turismo também é um pacote de serviços amplo, que movimenta os destinos e traz à tona seus valores culturais, políticos, econômicos e sociais.

Seja com uma mochila nas costas e um mapa na mão ou com todos os serviços à disposição, o intuito da atividade, e de quem recebe, é sempre promover o bem-estar e a satisfação do visitante. Em contrapartida, movimenta as atividades locais, registra momentos e histórias, gera renda e espalha cultura.

Para instituir um marco da atividade e destacar a sua importância, o dia 27 de setembro é comemorado como o Dia Mundial do Turismo. A escolha foi feita durante uma conferência da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980. A decisão se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial.

O objetivo foi transformar a data em um dia capaz de conscientizar a sociedade da amplitude da atividade e dos impactos, além de observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.

Visando alcançar essas metas, o Brasil conta com ferramentas e serviços para acolher bem os visitantes e fazer com que saiam satisfeitos. Abaixo, alguns exemplos podem ser conferidos:

Centros de Atendimento

O turista brasileiro conta com o auxílio dos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) para tirar dúvidas e saber onde estão as melhores opções de lazer, programas culturais e pontos turísticos da região.

Atualmente, o País tem 96 CATs com atendimento de turistas em até oito idiomas. Além disso, os visitantes também podem encontrar mapas para se orientar durante os passeios. A intenção é fazer com que o turista brasileiro e estrangeiro se sintam acolhidos durante a permanência no destino.

Nesta época do ano, o Nordeste sai na frente e recebe a maioria dos turistas, afinal, sol e praia formam a combinação ideal para relaxar e curtir a folga. Se este for o seu rumo, saiba que terá assistência nas principais capitais da região. Os CATs estão localizados em aeroportos, Secretarias de Turismo, rodoviárias e principais pontos turísticos.

Em Recife, por exemplo, é possível encontrar CAT na Praça do Carmo, no Mercado São José, na Praça Boa Viagem e na Central de Artesanato. Em Salvador, você vai encontrá-lo também no Pelourinho. Aproveite a próxima viagem para conhecer um pouco mais sobre o destino!

Dicas

Escolher o destino, planejar o roteiro, pesquisar (muito) e, finalmente, comprar um pacote, produto ou serviço de turismo. Cada vez mais, os brasileiros fazem tudo isso na frente do computador: de acordo com o último Estudo da Demanda Doméstica, 94% dos turistas do País organizam a principal viagem doméstica do ano por conta própria. Nesse percentual, estão incluídas as pessoas que efetivaram compras online.

Para evitar problemas com quebra de contrato, restrições de ofertas, bagagem inadequada e outros imprevistos, o Ministério do Turismo faz uma série de recomendações aos consumidores de turismo no Brasil. O portal Viaje Legal dá acesso a um guia prático para quem quer preparar a viagem e apresenta dicas para a hora do embarque ou mesmo aos que precisam reclamar os seus direitos. O primeiro passo para garantir férias tranquilas é escolher prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo.

Orientações sobre acessibilidade

Uma página especial do Ministério do Turismo reúne levantamentos sobre ações bem sucedidas em acessibilidade, normas para a adequação da rede hoteleira, orientações de viagem para turistas com algum tipo de deficiência, entre outros documentos.

O MTur também prepara um site e um aplicativo para celular sobre o tema, previstos para serem lançados a partir de fevereiro.

Fonte:  Portal Brasil com informações do Ministério do Turismo




BRASIL GANHA 26 NOVAS BIBLIOTECAS NOS PRÓXIMOS MESES


Um dos principais objetivos do Projeto Sala de Leitura, realizado pelo Instituto Oldemburgo de Desenvolvimento, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), é unir comunidade e escola em bibliotecas. A iniciativa, que leva livros de todos os interesses para comunidades de todo o País, surgiu em 2003, a partir de doações para instituições públicas.

Com apoio do governo em 2008, o programa cresceu e passou a capacitar agentes de leituras, além de montar as salas de leitura. Desde 2008, o projeto já formou 3 mil agentes em 23 estados e, desde 2003, implantou 788 salas. A partir deste sábado (27), inaugurará outras 26.

Além de incentivar a leitura – com acervo para crianças, jovens e adultos que normalmente não têm acesso a livros –, o Sala de Leitura busca promover a integração do binômio escola-comunidade. Prioritariamente implantado em instituições educacionais, o projeto tem como objetivo principal fortalecer os laços de cooperação com a escola e fomentar pólos culturais nas comunidades contempladas.


"Nós começamos em 2003, doávamos acervo para escolas, hospitais e dávamos um manual para montar a sala de leitura. Até 2008 era assim. A partir daí conseguimos aprovação do Ministério da Cultura para realizar também a capacitação de agentes de leitura, fizemos em todo Brasil", explica Cristina Oldemburg, diretora executiva do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e idealizadora do projeto. "É um projeto comunitário e cultural, queremos trazer as pessoas da comunidade para dentro da escola. A biblioteca é instrumento de relacionamento entre escola e comunidade", completa.

Nos próximos meses, a iniciativa inaugura outras 26 bibliotecas comunitárias, em três estados. No Rio de Janeiro, elas estarão localizadas no Morro Dona Marta, na cidade do Rio, e em Petrópolis, na região serrana do estado; em Minas Gerais, em Ouro Preto e no município de Recreio (MG); e no Espírito Santo, na cidade de Vitória. Até o final do ano, serão 814 salas de leitura espalhadas pelo país.

O acervo de cada sala de leitura conta com mil livros, para diversas faixas etárias e áreas de interesse, como: literatura, ciências sociais, história, artes, filosofia e esporte. E, para aproximar o público da literatura brasileira, as salas de leitura homenageiam autores nacionais tais como Dias Gomes, Graciliano Ramos e Rubem Braga, cujas obras fazem parte do acervo.

Fonte:   Ministério da Cultura


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

25 RESTAURANTES VÃO PARTICIPAR DO I FESTIVAL DA SARDINHA


Outubro será o mês da Sardinha em Angra dos Reis. Para promover o consumo do pescado, cuja produção bate recordes ano após ano, o município terá seu primeiro Festival da Sardinha de 11 a 31 de outubro. Ao todo, 25 bares e restaurantes, que se inscreveram no evento até o último dia 17, participarão do circuito gastronômico do festival, oferecendo em seus cardápios pratos e petiscos com a sardinha como ingrediente principal.

O diretor executivo da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Nilton júdice, disse que a perspectiva é incrementar a procura pelos bares e restaurantes de Angra dos Reis, do continente e da Ilha Grande, o ano todo. Ele adiantou que a expectativa é que o evento passe a integrar, de modo permanente, o calendário oficial da cidade, sendo realizado anualmente.

Já Valter Ornellas, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Angra dos Reis (CDL), acredita que o I Festival da Sardinha de Angra terá um efeito muito positivo para o comércio, pois alavancará outros eventos gastronômicos e ajudará a promover o turismo e o comércio na cidade, atraindo tanto turistas como a população local.

Entusiasmada com a iniciativa, a prefeita Conceição Rabha destaca que o evento foi criado pensando em incentivar a presença da sardinha - produto importante da economia angrense que está na época e fora do defeso, e riquíssimo em nutrientes, como o ômega-3 - nos cardápios dos restaurantes da região, com receitas saborosas que estimulem o seu consumo.

Sardinha frita empanada com limão, iscas de sardinha ao molho tártaro, escabeche de sardinha, pastel de sardinha, sushi e makimono furai de sardinha são alguns dos petiscos previstos para o circuito. Um verdadeiro convite à gula.
A abertura do Festival acontece no dia 11 do próximo mês, um sábado, com a apresentação dos estabelecimentos participantes e shows de samba e choro na Praça Zumbi dos Palmares, localizada no Centro de Angra.

O I Festival da Sardinha é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Angra dos Reis e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).


FONTE:  PREFEITURA MUNICIPAL DE  ANGRA DOS REIS

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVOS CURSOS DO SENAI


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Angra dos Reis, está abrindo inscrições para os cursos de mecânica de motores ciclo otto (automotiva) e montador estrutural. As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro. O candidato pode pegar a ficha de apresentação na sede da secretaria, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Cada curso tem 25 vagas disponíveis. As aulas, para ambos, começam no dia 6 de outubro e serão ministradas na sede do Senai, em Jacuecanga.

Documentação necessária para a inscrição (original e cópia): comprovante de residência, certificado de escolaridade (ensino fundamental completo), declaração de baixa renda e duas fotos 3×4. A idade mínima é de 18 anos.


A Secretaria de Atividades Econômicas fica localizada na avenida Júlio Maria, nº 104, sala 202, Centro (próximo aos Correios). O Senai fica localizado na rua Alagoas, s/n, Jacuecanga. Para mais informações, o telefone da secretaria é 3377-6865.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

INDICAÇÃO Nº 1571/2013 DO VEREADOR FÁBIO MACEDO SOLICITANDO PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA PARA A TRAVESSA SILVA SANTIAGO NO PARQUE MAMBUCABA


DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DA TRAVESSA DONA SANTINHA NO PARQUE MAMBUCABA

A pedido do Mandato do Vereador Fábio Macedo, hoje, começou a obra de drenagem e pavimentação da Travessa Dona Santinha, acesso pela Av. Francisco Magalhães de Castro.



Fotografia: Carlos Mambucaba

LIMPEZA DE BUEIROS NO PARQUE MAMBUCABA

Nesta Quarta-feira (24), começou, a pedido de moradores do Parque Mambucaba ao mandado do Vereador Fábio Macedo, um serviço de limpeza de bueiros onde a VACOL, está percorrendo várias ruas do bairro, executando a ação de drenagem de bueiros entupidos.   Hoje foi a vez da Rua Getúlio Vargas e alguns bueiros na Av. Francisco Magalhães de Castro.
O mandato do Vereador Fábio Macedo, acompanhou o serviço. 





 Fotografia: Carlos Mambucaba

FOLHA DE SETEMBRO COMEÇA A SER DEPOSITADA NESTA QUARTA (24)


O pagamento da folha de setembro dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem início nesta quarta-feira (24). Os depósitos começam a ser liberados nessa data para quem recebe até um salário mínimo e possui cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de outubro.

A folha de pagamento do INSS paga atualmente mais de 31 milhões de benefícios e injeta na economia do País mais de R$ 29 bilhões todos os meses.

Extrato

 O Extrato de Pagamento de Benefícios já está disponível para consulta dos segurados nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores. A consulta ao extrato permite ao segurado visualizar o valor do pagamento dos benefícios.

O serviço é decorrente do contrato firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 31 milhões de benefícios.

A consulta do extrato pode ser feita também no site da Previdência Social. Basta acessar a Agência Eletrônica Segurado e fazer a consulta. Os segurados conseguem apenas visualizar o extrato do mês corrente, caso precisem das informações dos meses anteriores devem comparecer a uma Agência de Previdência Social.



Fonte:   Ministério da Previdência Social





terça-feira, 23 de setembro de 2014

CERCA DE 600 MIL JOVENS PASSAM PARA FASE FINAL DO ALISTAMENTO MILITAR


Aproximadamente 600 mil jovens foram convocados para a fase final, a Seleção Geral, do Serviço Militar de 2014. O período inicial de Alistamento Militar, encerrado em 30 de junho, contabilizou a apresentação de 1.726.317 jovens às Juntas de Serviço Militar. Os selecionados para a fase final serão submetidos, até 31 de outubro, a uma série de exames físicos, psicológicos, culturais e morais.

A expectativa do Ministério da Defesa é de que cerca de 90 mil sejam incorporados a uma das Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea. Nesse caso, eles só vão começar a trabalhar em 2015.

Aqueles que não foram chamados para a Seleção Geral vão receber Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Fora do prazo

Aqueles que perderam o prazo do alistamento obrigatório deverão comparecer a qualquer a uma Junta para regularizar a situação – há a cobrança de multa.

É necessário levar certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4 (recente, de frente e sem retoques).

Fonte:   Ministério da Defesa

DIA DA DEFESA DA FAUNA FOI COMEMORADO NESTA SEGUNDA - FEIRA (22)


Comemorou-se nesta segunda-feira (22) o Dia da Defesa da Fauna. Para conservar o habitat dos animais e proteger a existência das espécies no Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realiza diversas ações de proteção da fauna e flora brasileiras, como a verificação das espécies ameaçadas de extinção e a implementação de Planos de Ação Nacionais (PANs), que colocam em prática estratégias de conservação da biodiversidade.

"A data é importante para reflexão quanto a importância da conservação da vida animal. É também um dia de conscientização quanto ao desmatamento das florestas, tráfico de animais e a ocupação humana desenfreada, principais fatores de ameaça à conservação das espécies", contou a coordenadora de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, Rosana Subirá.

"Entre as ações propostas pelo ICMBio para proteger essas espécies está a criação de novas Unidades de Conservação (UCs), educação e conscientização da população quanto a vulnerabilidade da espécie", explicou a coordenadora substituta de Planos de Ação de Espécies Ameaçadas, Marília Marini.

Os Planos de Ação envolvem comunidades científicas, pesquisadores, comunidades tradicionais e variam de acordo com a necessidade de cada espécie. Além disso, a população também tem papel fundamental na conservação da fauna brasileira.

"Não comprar animais silvestres, evitar a caça, não comprar carne de caçadores e impedir o desmatamento são algumas das ações que contribuem para a diminuição das espécies ameaçadas", garantiu Marília.

Estudos sobre a fauna brasileira

Nos últimos quatro anos, o ICMBio realizou, junto com mais de 929 especialistas do Brasil e do mundo e 188 instituições nacionais e internacionais, estudos sobre o estado de conservação da fauna brasileira, com foco nos animais vertebrados e alguns invertebrados. Ao todo, foram 7.648 espécies estudadas, o que representa 74% dos vertebrados do Brasil.

De acordo com esse inventário, 88% das espécies estudadas estão fora do risco de extinção. Entretanto, 11 espécies estão extintas no território brasileiro e 1.051 estão em alguma categoria de risco de extinção.

Além disso, 126 espécies melhoraram seu estado de conservação em relação à última avaliação, de 2002, e 77 devem sair da Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, como é o caso da baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), cuja população passou de 500 indivíduos em 1980 para mais de 15 mil em 2012.

Respeito a Meta 12 de Aichi

Em maio deste ano, a Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, assumiu, no âmbito da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), o compromisso de adotar medidas para prevenir a extinção de espécies por meio da Meta 12 de Aichi, relatório de preservação da biodiversidade que estabelece objetivos para o desenvolvimento sustentável.

O objetivo é que até 2020 o risco de extinção de espécies ameaçadas chegue próximo a zero, com melhoras significativas na situação de conservação daquelas que estão em declínio ou em alguma categoria de risco. Para isso, além de contribuir administrando as UCs, o ICMBio protegerá as espécies e reforçará o combate aos crimes ambientais

Fonte: ICMBio




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CEDERJ 2015 ABRE INSCRIÇÕES PARA ISENÇÃO E COTAS


Estão abertas, até 28 de setembro, as inscrições para pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição e para pré-inscrição no Sistema de Cotas, em cotas da Ação Afirmativa e para vagas destinadas a professores da rede pública do Vestibular Cederj 2015.1. A isenção da taxa será concedida a quem comprovar insuficiência de recursos financeiros, definida como renda bruta mensal por pessoa igual ou inferior a R$1.017,00, referente àqueles que forem citados no requerimento de Isenção e pré-Inscrição para Cotas.

As vagas do Vestibular Cederj 2015.1, serão destinadas aos cursos de graduação a distância das sete instituições de ensino superior que integram o Consórcio Cederj: Cefet, Uerj, UFF, UFRJ, Unirio, Uenf e Rural. Os cursos são: Administração; Administração Pública; Tecnologia em Sistemas de Computação; Tecnologia em Gestão de Turismo, Engenharia de Produção e as seguintes Licenciaturas: Ciências Biológicas; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química e Turismo.

No ato da inscrição, para algumas universidades e cursos, será possível optar por concorrer pela nota do Enem de 2013.

Para fazer a inscrição e ler o edital isenção e Cotas 2015.1, acesse:
http://www.vestibular.cederj.edu.br/

O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

FONTE: ANGRANEWS



ESTABELECIDAS REGRAS PARA AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), a nova sistemática para a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) deste ano de 2014. Este ano, a avaliação será entre os dias 17 e 28 de novembro.

De acordo com a portaria, participarão da ANA 2014 todas as escolas públicas urbanas e rurais com, no mínimo, dez estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental regular, organizado no regime de nove anos.

A população a ser avaliada será definida com base nas informações coletadas pelo Censo Escolar 2014, até o dia 15 de agosto de 2014. Os resultados preliminares da ANA 2014 poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio de 2015. Os resultados finais da ANA 2014 serão divulgados até agosto 2015

O Inep disponibilizará provas ampliadas (em fonte 18) e superampliadas (em fonte 24) para os estudantes com baixa visão. Será assegurado, ainda, tempo adicional aos estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais.

A publicação traz ainda que cada unidade escolar poderá fazer uso de seus recursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para garantir melhores condições de atendimento, acessibilidade e participação nas avaliações aos estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais.

ANA

Alguns dos objetivos específicos da ANA é estimular a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e medir o nível de alfabetização e letramento em língua portuguesa e alfabetização em matemática dos estudantes, por meio de testes.

Outra finalidade da avaliação é subsidiar a elaboração de políticas educacionais para o ciclo de alfabetização, além de produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino, por meio de questionários aplicados a professores e a gestores das escolas públicas urbanas e rurais.

Fonte:  Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional



domingo, 21 de setembro de 2014

JUSTIÇA DO TRABALHO SE MOBILIZA PARA QUE DEMITIDOS DA LIMPPAR RECEBAM


Os funcionários da LIMPPAR, Empresa responsável pela coleta e varrição de lixo no município, foram na Câmara Municipal reivindicar seus direitos.  A representante dos trabalhadores, Thamires Braz, falou em nome da categoria.  Como o Jornal a Cidade já havia denunciado em edições anteriores, entra Empresa sai Empresa e os trabalhadores da limpeza pública de Angra, continuam sofrendo... a LIMPPAR não ofereceu condições dignas para o desempenho de nossa funções, então fizemos uma paralisação de dois dias.  Acontece que, os funcionários que aderiram ao movimento, foram demitidos e informados por terceiros, que não vão receber nenhum dos seus direitos. Ninguém da Empresa nos atendeu sequer, para sobre o assunto, declarou Thamiris Braz, na tribuna da Câmara Municipal.  Ela contou que, 16 funcionários foram demitidos no dia 16 de Agosto, depois de uma paralisação de dois dias, por melhores condições de trabalho e cumprimento da CLT, como o pagamento de horas extras por exemplo. Os funcionários da varrição já denunciaram que, a Empresa insiste em pagar as horas extras com folgas, apesar de publicamente negar isto. Quando demitiu estes funcionários a LIMPPAR,  afirmou que, liberaria o pagamento do mês pois a folha já estava fechada.
Informou também que eles, deveriam cumprir o aviso prévio em casa.  Mas apesar de ter sido contratada por uma administração petista, que deveria zelar pelos direitos dos trabalhadores pelo menos de suas terceirizadas, a empresa usou uma manobra para “punir” os grevistas mais uma vez.  Depositou em juízo, o dinheiro dos trabalhadores.
A desculpa era a de que ela, a “LIMPPAR”, queria pagar, mas os trabalhadores e que não “apareceram” para receber. Mas a mobilização na Câmara Municipal surtiu efeito.
Atenta, no mesmo dia, a justiça do trabalho do município, promoveu uma reunião na sede da Prefeitura, para discutir o problema.   Na última quinta feira (18), estava prevista uma Audiência com o Juiz trabalhista, entre os trabalhadores e a Empresa.  
Até o fechamento desta edição, ainda não havia a informação se os trabalhadores conseguiram receber seus salários do mês de Agosto e seus direitos trabalhistas.

FONTE: JORNAL A CIDADE



INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO HOSPITAL DE PRAIA BRAVA VÃO ATÉ DIA 30




A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica, (FEAM), responsável pelo  Hospital de Praia Brava em Angra dos Reis, abriu inscrições para concurso público e formação de cadastro de reservas para diversas vagas dos níveis fundamental, médio e superior.  Os salários iniciais vão de: R$ 931,78 a R$ 5.677,77.  As inscrições vão até 30 de Setembro no site do organizador, o centro de produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ).  Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, previstas para o dia 19 de Outubro.  Os motoristas também passarão por uma prova prática.  As relações de trabalho serão regidas pela consolidação das Leis do Trabalho  (CLT).   Os candidatos com nível fundamental podem disputar as vagas para: auxiliar de serviços gerais, auxiliar de manutenção, copeiro, roupeiro e maqueiro. São cinco vagas e cadastro de reservas.  A taxa de inscrição custa: R$ 30,00.  Já no nível médio a inscrição custa: R$50,00.  Há oportunidades para assistente administrativo, motorista, técnico em enfermagem, telefonista, entre outras. A maioria das vagas é para o cadastro de reserva.  No nível superior, a taxa de inscrição e de: R$ 95,00.  Há 22 vagas e cadastro de reserva para diversas áreas médicas, como pediatras e clínicos.   

FONTE: JORNAL A CIDADE

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

APRENDA QUAIS SÃO OS PRIMEIROS SINAIS DE UM AVC


De acordo com o Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de mortalidade e sequelas no Brasil, e a identificação precoce dos sintomas é determinante para evitar danos ao cérebro.

Até 3 horas depois do ocorrido, é possível reverter a maior parte dos danos causados pelo AVC. Depois disso, no entanto, as lesões cerebrais dificilmente podem ser tratadas. Por isso, saber identificar os sintomas iniciais e acionar prontamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192 pode salvar a vida ou evitar sequelas graves ao paciente.

Conheça alguns sintomas podem ajudar a detectar o AVC logo no começo:

Alteração da força muscular ou formigamento, principalmente dos braços, pernas ou de um lado do corpo.
Assimetria facial
Dificuldade na fala
Movimentação da língua
Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.
A avaliação superficial das funções motoras pode revelar um derrame cerebral. Portanto, para saber se alguém pode ter sofrido um AVC, peça para a pessoa levantar os braços, sorrir, repetir uma frase e colocar a língua para fora e para os lados. Caso a pessoa apresente dificuldades nestas tarefas, ela deve ser levada imediatamente a um hospital.

O AVC é uma alteração na circulação sanguínea do cérebro, que pode ser de dois tipos: isquêmico, o mais comum, ou hemorrágico. O primeiro é provocado pela obstrução de uma ou mais artérias e, geralmente, ocorre em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado ou hipertensão. O hemorrágico é mais grave, ocorre com a ruptura de uma artéria. O derramamento de sangue na caixa craniana oferece danos muito mais graves e pode ocorrer até em pessoais mais jovens.

Em áreas mais importantes do cérebro, o derrame é mais prejudicial. Lesões mínimas nesses locais são mais graves. Em áreas cerebrais menos utilizadas, os efeitos são menores. No caso de indivíduos destros, lesões no hemisfério esquerdo do cérebro são mais prejudiciais, pois esse é o lado que comanda o lado direito do corpo. E vice-versa para canhotos.

Prevenção

O AVC representa a primeira causa de morte e incapacidade no Brasil, gerando grande impacto econômico e social. Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo.

Outros fatores, entretanto, podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade. A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC.

 Fonte:   Ministério da Saúde



PESQUISA APONTA QUEDA DO ANALFABETISMO EM TODAS AS REGIÕES E FAIXAS ETÁRIAS


O analfabetismo recuou em todas as regiões do Brasil e faixas etárias no País. A taxa de analfabetismo caiu de 8,7% em 2012 para 8,3% em 2013, considerando a população com 15 anos ou mais. Se a comparação for estendida para os últimos 10 anos, verifica-se avanço ainda mais significativo: a taxa diminuiu de 11,5% em 2004 para 8,3% em 2013. Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2013, divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A apresentação contou com a participação dos ministros da Educação, Henrique Paim, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri. Conforme o ministro Henrique Paim, é preciso considerar a história da educação brasileira para analisar estes resultados. Em 1950 um em cada dois brasileiros era analfabeto, relação que diminuiu de um para quatro em 1980 e de um analfabeto para cada 12 brasileiros em 2013.

Paim destacou que a taxa de analfabetismo na faixa dos 15 aos 19 anos, que caiu para 1% em 2013, é um resultado a ser comemorado. “Significa que o Brasil não está produzindo mais analfabetos, que fechamos a torneira. Isso demonstra o acerto das políticas públicas do governo federal, articuladas com estados e municípios”, afirmou o ministro.

Escolarização

A taxa de escolarização registrou avanço em todas as faixas etárias, com destaque para a faixa dos quatro aos cinco anos de idade, que passou de 78,1% em 2012 para 81,2% em 2013. De acordo com o ministro da Educação, o desempenho reflete as políticas de expansão da educação infantil. Entretanto, Paim reconhece que há desafios a serem superados em relação às demais faixas etárias. A pesquisa indicou ainda que, no ano passado, 98,4% da população entre os seis e os 14 anos frequentava a escola.

Anos de estudo

O levantamento indicou aumento na média de anos de estudo em todas as regiões brasileiras. A média nacional passou de 7,5 anos em 2012 para 7,7 anos no ano passado, tempo que é ainda maior entre as mulheres, atingindo 7,9 anos. Comparando às estatísticas dos anos 2000, a média saiu de 6,1 anos de estudo em 2001 para 7,7 anos em 2013, o que corresponde a um acréscimo de 26%.

A Pnad, elaborada anualmente, tem como base 362.555 entrevistas realizadas em 1.100 municípios de todos os estados e Distrito Federal em 2013, abordando temas como população, migração, educação, trabalho, rendimento e domicílios.

Fonte:    Ministério da Educação










TRABALHO INFANTIL REGISTRA MENOR TAXA DA HISTÓRIA


De 2012 para 2013, houve queda de 15% no número de crianças de 5 a 13 anos que estavam em situação de trabalho infantil. Ao todo, são 486 mil crianças nessa faixa etária em 2013, a menor taxa da história do País. A maior parte dessas crianças (96,4%) está na escola e trabalha na atividade agrícola (63,8%).  Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados, nesta quinta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostrou queda de 12,3% no número de trabalhadores de 5 a 17 anos de idade, entre 2012 e 2013. Isso significa menos 438 mil crianças e jovens trabalhando. Em termos percentuais, a maior queda ocorreu entre pessoas de 5 a 9 anos de idade, faixa etária da qual 24 mil crianças deixaram de trabalhar. A maior redução de contingente, contudo, ocorreu no grupo de 14 a 17 anos, cerca de 360 mil pessoas, sendo 225 mil delas nas regiões Nordeste e Sudeste.

Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o salto qualitativo nesta questão só foi possível porque nenhuma das formas de trabalho infantil tem sido negligenciada.

“O trabalho infantil mudou de qualidade. As crianças estavam fora da escola, em trabalhos perigosos, como olarias e carvoarias. Esse tipo de trabalho está desaparecendo no Brasil. A vitória é, além da redução do número de crianças e adolescentes trabalhando, que a maioria dos jovens que estão trabalhando também está na escola. No caso dos jovens de 15 a 18 anos, estamos em parceria com o Ministério da Educação para que eles ingressem na educação profissional”, declarou.

Em 2013, o rendimento mensal dos trabalhares entre 5 e 17 anos era de R$ 557 por mês. Eles trabalharam, em média, 27 horas por semana. A legislação brasileira proíbe o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos. Entre 14 e 16 anos é possível exercer atividades remuneradas apenas na condição de aprendiz.

Fonte:    Blog do Planalto


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PAGAMENTOS COM CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO CRESCEM NO BRASIL


Os cartões de crédito e débito são atualmente um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. E os números crescem a cada ano. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no primeiro semestre de 2014, as transações com cartões movimentaram R$ 455 bilhões, crescimento de 16,3% em relação ao mesmo período de 2013. Somente os cartões de crédito registraram R$ 291 bilhões (alta de 13,5%).

No segundo quadrimestre (de maio a agosto) deste ano, a Caixa Econômica Federal credenciou 761.589 clientes para operarem com as máquinas Cielo e Rede (antiga Redecard). Além das empresas que trabalham com comércio de bens ou prestação de serviços, as maquininhas são uma opção também para Pessoas Físicas (PF) que mantenham atividade regular de comércio de bens ou prestação de serviços, equiparadas às Pessoas Jurídicas (PJ).

Empresa

O empresário Carlos Eduardo Borges, proprietário de um bar e restaurante, em Botafogo, no Rio de Janeiro, credenciou sua empresa para uso da maquininha de cartão desde a abertura do estabelecimento, há dois anos. “É mais vantajoso para nós. Atendemos em média 1.000 clientes por semana e 80% pagam com cartões”, afirma.

No Rio de Janeiro, 77.370 clientes PF e PJ foram credenciados pela Caixa, entre os meses de maio a agosto de 2014.

Taxistas

Reinaldo Andrade Guache, 57 anos, trabalha como taxista no Aeroporto Internacional de Salvador (BA) e ficou sabendo, na agência da Caixa situada no aeroporto, que poderia se credenciar para obter a máquina de cartões. “Foi muito fácil, levei meus documentos, abri a conta corrente pessoa física e a máquina foi solicitada. Os colegas também já estavam sabendo e foram repassando uns para os outros. Muitas vezes os passageiros chegam apressados e sempre munidos de cartão. Meu faturamento melhorou. A máquina foi muito bem-vinda”, declarou.

De maio a agosto, a Caixa credenciou 29.023 estabelecimentos no Estado da Bahia. Para a gerente, Helga Nunes, a facilidade do credenciamento auxilia para o incremento do número de clientes Pessoa Física que trabalham com cartão.

“Há uma série de vantagens para os profissionais autônomos. Divulgamos em uma associação de táxi e muitos nos procuraram. Outros tipos de atividades são contempladas como artesãos, psicólogos, dentistas, além de vendedor em domicílio”, explica.

Vantagens

De acordo com pesquisa Datafolha e Abecs, realizada em 2013 com clientes e estabelecimentos de 11 capitais, o cartão de crédito tem maior participação (31%) no faturamento mensal dos comerciantes, enquanto os recebimentos com cartões de débito somam 22%. Ou seja, 53% dos pagamentos são por meio eletrônico.

Entre as vantagem apontadas por usuários de cartões, para o meio eletrônico de pagamento, estão a segurança por não precisar portar dinheiro, praticidade, parcelamento de compras sem juros, saque emergencial de dinheiro e várias opções de datas para pagamento.

Para os empresários, a aceitação de pagamento com cartões contribui para reduzir a quantidade de dinheiro em caixa e garante mais segurança, além de reduzir custos de manutenção de outras formas de vendas como cheques e boletos.

Condições para credenciamento

O credenciamento é feito nas agências da Caixa. Para solicitá-lo, o estabelecimento de Pessoa Jurídica ou de Pessoa Física, deve ter conta corrente no banco e o ramo de atividade ser compatível com a aceitação de cartões, além de infraestrutura para instalação da maquininha, como linha telefônica e ponto de energia.

O serviço possibilita receber os créditos das vendas feitas com cartões de crédito e de débito das bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Diners, entre outras.

Fonte:
Caixa Econômica Federal




OBRAS CIVIS DE ANGRA 3 VOLTARÃO AO RÍTIMO NORMAL


A construtora Andrade Gutierrez – responsável pela construção civil da usina nuclear Angra 3 – comprometeu-se, em ofício enviado à Eletronuclear, a retomar as suas atividades  no canteiro de obras. No documento, a construtora reafirma seu interesse em dar continuidade ao contrato e, para tanto, informa que já ter dado início ao processo de retomada de suas atividades, que envolve com a recontratação de pessoal, inclusive.

A Andrade Gutierrez, desde maio deste ano, decidiu suspender suas atividades no canteiro de obras, desmobilizando pessoal e equipamentos, antes mesmo que as negociações para repactuação das condições contratuais, ora em andamento com a Eletronuclear, fossem concluídas. Na ocasião, a Eletronuclear manifestou estranheza quanto a essa decisão unilateral e, para se resguardar, instaurou processo administrativo contra a construtora.

No entanto, diante da retomada das negociações e do interesse de ambas as partes de realizar um processo de repactuação contratual que garanta adequadas condições de conclusão do empreendimento, a Eletronuclear, por sua vez, irá suspender o processo contra a construtora e suas decorrentes penalidades.

A expectativa da Eletronuclear é que, em breve, as obras voltem ao seu ritmo normal. Na última semana, o empreendimento Angra 3 também teve outro avanço importante. As empresas integrantes dos consórcios vencedores da licitação da montagem eletromecânica assinaram os contratos de serviços. Dentro de algumas semanas, essas empresas deverão estar mobilizadas no canteiro para iniciarem suas atividades.

O atual planejamento da Eletronuclear tem como meta a entrada em operação de Angra 3 em 2018.

FONTE: ANGRANEWS




CÂMARA HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


 Câmara homenageia profissionais da Educação Física
Para comemorar o Dia do Profissional da Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou no último sábado, 13, no Plenário Presidente Benedito Adelino,  uma Sessão Solene, na qual foram homenageadas, com a Medalha do Mérito Esportivo Ayrton José Coelho de Britto, diversas personalidades ligadas ao mundo do esporte.

Estiveram presentes na Sessão os vereadores da Casa Legislativa; a Secretária de Educação, Raquel Benath, representando a prefeita Conceição Rabha; dentre outros representantes do poder público.
Durante a sessão, Marcionílio da Silva Nascimento, ex-jogador de basquete angrense, palestrou aos presentes sobre a necessidade do incentivo ao esporte.

Vereadores / Homenageados

Vereador Claudinho (PR)
Carlos Henrique Ribeiro Moreira – Decreto: 2.050/14

Vereador Marco Aurelio Vargas (PROS)
Ernani Fonseca – Decreto: 2.043/14

Vereador Jorge Eduardo Mascote (PMDB)
Romeu Pereira De Oliveira – Decreto: 2.048/14

Vereador Eduardo Godinho (PT)
Rodrigo Emiliano – Decreto: 2.047/14

Vereador Helinho do Sindicato (PCdoB)
Carlos Henrique Gomes Vieira – Decreto: 2.040/14

Vereador Thimóteo Cavalcanti (PR)
Representado pelo vereador Marco Aurélio Vargas (PMDB)
João Bosco Da Silva Correa Lima – Decreto: 2.055/14

Vereador Dr. José Antônio (PCdoB)
Representado pelo vereador Helinho do Sindicato (PCdoB)
Gabriel Henrique Sodré Chaves – Decreto: 2.061/14

Vereadora Dra. Cássia (PSD)
Representada pelo vereador Jorge Eduardo Mascote (PMDB)
Bruna Lee Afonso Cadena – Decreto: 2.063/14

Vereador Fabio Macedo (PT)
Representado pelo vereador Helinho do Sindicato (PCdoB)
Reynaldo Fernandes De Araujo Junior – Decreto: 2.057/14


FONTE: ANGRANEWS

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

RELATÓRIO INDICA QUE BRASIL SAIU DO MAPA MUNDIAL DA FOME EM 2014


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, avaliou os dados das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que indicaram a redução da fome no Brasil.

Com os novos números do relatório da instituição, o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome em 2014. De 2002 a 2013, caiu em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação. A redução estava incluída entre os Objetivos do Milênio da ONU e faz com que a FAO indique o País como exemplo a ser seguido no tema.

O relatório também mostra que o Indicador de Prevalência de Subalimentação, medida empregada pela FAO há 50 anos para dimensionar e acompanhar a fome em nível internacional, atingiu no Brasil nível menor que 5%, abaixo do qual a organização considera que um país superou o problema da fome.

Série de fatores

Em sua fala, a ministra Tereza Campello comemorou a saída do País do mapa da fome e destacou que um dos motivos principais para conseguir bons resultados no combate ao tema é colocá-lo como prioridade.

“Para um País conseguir combater à fome tem que colocar o pobre no centro da meta e transformar aquilo em prioridade. Se não assumir que combater a fome é essencial, não vai acabar”. Para Campello, o trabalho não foi um fenômeno isolado de uma ação, mas sim um conjunto de iniciativas convergentes. “Para que resultados como esses aconteçam, tivemos que articular vários setores. Não é um programa ou outro que consegue sozinho. São vários fatores que, juntos, colaboram com o resultado”, disse.

Segundo a FAO, alguns fatores principais foram decisivos para os resultados:

Aumento da oferta de alimentos: em 10 anos, a disponibilidade de calorias para a população cresceu 10%;
Aumento da renda dos mais pobres com o crescimento real de 71,5% do salário mínimo e geração de 21 milhões de empregos;
Programa do Governo Federal de Acesso à Renda;
43 milhões de crianças e jovens com refeições;
Governança, transparência e participação da sociedade, com a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Além dos citados, o crescimento da renda da parcela mais pobre da população brasileira também foi essencial. Entre 2001 e 2012, a renda dos 20% mais pobres cresceu três vezes mais do que a renda dos 20% mais ricos.

Acesso à alimentação

Segundo Campello, com base nos dados, “chegamos a um percentual de 1,7% de subalimentados no Brasil. Isso significa que 98,3% da população brasileira tem acesso a alimentos e tem segurança alimentar”, destaca. “É uma grande vitória”. De 2002 a 2013, caiu em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação.

A oferta de alimentos também cresceu. Dados da FAO mostram o aumento de 10% da oferta de calorias no País em 10 anos. A contabilidade considera a oferta de alimentos produzidos no Brasil, já descontadas as exportações e consideradas as importações. Em média, a disponibilidade diária de calorias passou de 2.900 para 3.190, entre 2002 e 2013.

Esforço continua

Ainda no local, a ministra fez questão de ressaltar que, embora os resultados sejam bons, o trabalho continua, agora para dar atenção diferenciada visando resolver as situações restantes.

“Chegar a esses números não acaba o trabalho. Pelo contrário, tendo construído políticas para isso, temos que localizar populações específicas com problemas e que ainda não se encontram com segurança alimentar. Nossa lupa tem que ser maior e o trabalho mais específico. Temos agora um novo patamar”, diz.

O relatório completo pode ser acompanhado no próprio site da FAO.

Fonte:


Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À TROMBOSE


Foi ontem (16), o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, data instituída pelo Congresso Nacional em 2009. A trombose é um problema que pode levar à embolia pulmonar e ao acidente vascular cerebral. No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é que um ou dois habitantes a cada mil sofram de trombose venosa profunda e embolia pulmonar. A fibrilação atrial atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros e é responsável por 20% dos casos de acidente vascular cerebral registrados no país.

A doença se dá pela formação de coágulos nas veias da perna, conhecida como trombose venosa profunda, e no coração, chamada de fibrilação atrial. Segundo Salo Buksman, médico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), a trombose venosa ocorre com muita frequência no pós-operatório de cirurgias ortopédicas e também em situações de câncer. “São coágulos que se formam em veias das pernas, que têm o risco de se soltar e encalhar no pulmão, provocando um quadro de embolia pulmonar, que é potencialmente letal”, explica.

A doença também pode causar sérios danos ao coração: “É que existe uma arritmia cardíaca chamada fibrilação atrial, que provoca formação de coágulos dentro do coração, que podem se soltar e provocar um acidente vascular cerebral ou uma gangrena”, completa Salo.

Causas

Os coágulos de sangue podem se formar quando algo retarda ou altera o fluxo de sangue nas veias. Os fatores de risco incluem:

Após um cateter de marcapasso ter sido passado através da veia na virilha
Repouso absoluto (ficar sentado por muito tempo)
Hábito de fumar
Histórico familiar de coágulos sanguíneos
Fraturas na pélvis ou nas pernas
Parto nos últimos 6 meses
Insuficiência cardíaca
Obesidade
Cirurgia recente (especialmente cirurgia de quadril, joelho ou cirurgia pélvica feminina)
Glóbulos sanguíneos em excesso sendo produzidos pela medula óssea (policitemia vera), tornando o sangue mais denso e lento do que o normal
 Tratamento

Além dos medicamentos recomendados pelos médicos, indicados para quem tem algum fator de risco, a população em geral também deve tomar algumas medidas preventivas durante voos prolongados para evitar o problema.

“Evitar a bebida alcoólica, porque provoca a desidratação, que favorece a trombose. Pelo contrário, procurar ingerir bastante água, sucos, refrigerantes, para ficar hidratado, com isso a pessoa vai mais ao banheiro e essa movimentação ajuda a fazer a circulação de sangue pelas veias. São medidas, além do remédio, que podem atenuar os riscos”, afirma Buskman.

Fontes:

Agência Brasil

Minha Vida




terça-feira, 16 de setembro de 2014

EXPOSIÇAO "YES, NÓS TEMOS BANANA" MOSTRA POTENCIAL DA FRUTA E DA FIBRA DA BANANEIRA


 “Yes, nós temos bananas!”. A fruta banana será apresentada como fonte de inspiração do artesanato e da culinária angrense em uma exposição, realizada pela organização Arte dos Reis, formada por artistas e artesãos do município de Angra dos Reis. O evento começa na terça-feira, dia 16, e se estende até o dia 27 deste mês, na Casa Larangeiras, localizada no centro de Angra dos Reis.

  O horário de visitação é das 9h30 às 18h30, de segunda a sexta, e das 9h30 às 14h, aos sábados. A abertura acontece na terça-feira, dia 16/09, às 16h, com um café com banana. No evento será lançado o projeto Centro Produtor de Fibras de Banana da Costa Verde, uma iniciativa da ONG Arte dos Reis.

Para detalhar como será a exposição que vai ofertar cursos e palestras e o lançamento do Centro Produtor de Fibras de Banana da Costa Verde que conta, inclusive, com a chancela de estar entre os dois únicos do Brasil entre os selecionados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento –BID- entre 1006 inscritos em todo o mundo – haverá o detalhamento da proposta de trabalho para os artesãos através de uma rápida palestra proferida por Stela Jordão que é uma das organizadoras da ONG Arte dos Reis.

FONTE: ANGRANEWS










TELEFONIA DA REGIÃO SERÁ TEMA DE REUNIÃO COM A ANATEL


A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) remarcou para a próxima quinta-feira, 18 de setembro, na sede da instituição no Rio de Janeiro, a reunião entre representantes dos municípios da Costa Verde e das operadoras de telefonia móvel e fixa e Internet.

A reunião é o desdobramento da Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Angra dos Reis, no dia 29 de agosto, para debater a deficiência dos serviços prestados pelas operadoras nas cidades da Costa Verde.

FONTE: ANGRANEWS

sábado, 13 de setembro de 2014

INDICAÇÃO Nº 00992/2014 de 08/04/2014 PEDINDO PLACAS DE SINALIZAÇÃO PARA CICLISTAS


Como postado ontem no facebook,, além da questão do pedido para que não se trafegue mais ônibus na Rua Aviador Santos Drummond no horário de saída e de entrada escolar, também já tínhamos protocolado e requerido como sugestão de alguns internautas, no dia 08/04/2014 para que se faça a sinalização específica para ciclistas nas ruas do Parque Mambucaba como já foi feito pelo meu mandato na indicação: 00993/2014, para a Rua Aviador Santos Drummond e para a Av. Francisco Magalhães de Castro com a indicação: 00992/2014. Esperamos que, com isso, se evite a todo custo acidentes brutais envolvendo ciclistas, principalmente com crianças em nosso bairro.
Obs. A família do menino Vitor Hugo acidentado de frente ao CIEP, pede para quem possa colaborar doando sangue para a cirurgia do menino, não importa o tipo sanguíneo. Quem puder e estiver interessado em praticar esta boa ação, que vá imediatamente ao hemonucleo atrás do Hospital da Santa Casa no Centro de Angra. Força Vitor Hugo!

SUS INCORPORA PRIMEIRO MEDICAMENTO PARA SINTOMAS DO AUTISMO


O Sistema Único de Saúde passará a oferecer o primeiro medicamento para tratar os sintomas do autismo. O medicamento, conhecido como Risperidona, será incorporado pelo Ministério da Saúde na rede pública e vai auxiliar na diminuição das crises de irritação, agressividade e agitação, sintomas comuns em pacientes com a doença. A estimativa é de que o tratamento esteja disponível para a população a partir do início de 2015 e que beneficie cerca de 19 mil pacientes por ano.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, técnicas, terapias e medicamentos, como o Risperidona, podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade. Muitos pacientes apresentam comportamento agressivo, agitado e isso exige cuidado e dedicação permanente.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, a incorporação do medicamento faz parte de um esforço do Ministério da Saúde em avaliar permanentemente a ampliação da oferta de medicamentos no SUS. “A política de incorporação tecnológica é muito ativa. Nos últimos dois anos e meio, o Ministério incorporou 111 novas tecnologias, sendo 70% medicamentos, triplicando a média anual de incorporações”, avalia.

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas no mundo têm a doença. No Brasil, a estimativa é de este número alcance dois milhões de pessoas. A expectativa é que o Ministério da Saúde invista R$ 669 mil para a compra do remédio.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes, a medicação associada ao conjunto de terapêuticas ofertado pelo SUS é fundamental para o desempenho da criança. “O remédio vai ajudar a regular os sintomas comportamentais deixando o paciente mais apto e equilibrado na prática de suas atividades, além de melhorar seu convívio na vida social e familiar”, destaca.

Para o atendimento do autismo na rede pública, são realizadas nas mais de 40 mil Unidades Básicas de Saúde ações de habilitação e reabilitação coordenadas por equipe multiprofissional, focados nas dimensões cognitivas e de linguagem oral, escrita e não-verbal, incluindo intervenções educativas e comportamentais direcionadas aos sintomas. Os pacientes também podem ser acolhidos em um dos 102 Centros Especializados em Reabilitação habilitados pelo Ministério da Saúde.

Incorporação

A inclusão de qualquer medicamento no SUS obedece às regras da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que exige comprovação da eficácia, custo-efetividade e segurança do produto por meio de evidência clínica consolidada e assim garante a proteção do cidadão que fará uso do medicamento. Após a incorporação, o medicamento ou tecnologia pode levar até 180 dias para estar disponível ao paciente.

Fonte:     Ministério da Saúde

INDICAÇÃO Nº 00992/2014 de 08/04/2014 PEDINDO PLACAS DE SINALIZAÇÃO PARA CICLISTAS


Como postado anteriormente no facebook, além da questão do pedido para que não se trafegue mais ônibus na Rua Aviador Santos Drummond no horário de saída e de entrada escolar, também já tínhamos protocolado e requerido como sugestão de alguns internautas, no dia 08/04/2014 para que se faça a sinalização específica para ciclistas nas ruas do Parque Mambucaba como já foi feito pelo meu mandato na indicação: 00993/2014, para a Rua Aviador Santos Drummond e para a Av. Francisco Magalhães de Castro com a indicação: 00992/2014. Esperamos que, com isso, se evite a todo custo acidentes brutais envolvendo ciclistas, principalmente com crianças em nosso bairro.
Obs. A família do menino Vitor Hugo acidentado ontem, pede para quem possa colaborar doando sangue para o menino, não importa o tipo sanguíneo. Quem puder e estiver interessado em praticar esta boa ação, que vá imediatamente ao hemonucleo atrás do Hospital da Santa Casa no Centro de Angra. Força Vitor Hugo!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

INDICAÇÃO Nº 00992/2014 de 08/04/2014 PEDINDO PLACAS DE SINALIZAÇÃO PARA CICLISTAS

Como postado ontem e hoje relembrado, além da questão do pedido para que não se trafegue mais ônibus na Rua Aviador Santos Drummond no horário de saída e de entrada escolar, também já tínhamos protocolado e requerido como sugestão de alguns internautas, no dia 08/04/2014para que se faça a sinalização específica para ciclistas nas ruas do Parque Mambucaba como já foi feito pelo meu mandato na indicação: 00993/2014, para a Rua Aviador Santos Drummond e para a Av. Francisco Magalhães de Castro com a indicação: 00992/2014.  Esperamos que, com isso, se evite a todo custo acidentes brutais envolvendo ciclistas, principalmente com crianças em nosso bairro.

Obs.  A família do menino Vitor Hugo acidentado ontem, pede para quem possa colaborar doando sangue para o menino, não importa o tipo sanguíneo.  Quem puder e estiver interessado em praticar esta boa ação, que vá imediatamente ao hemonucleo atrás do Hospital da Santa Casa no Centro de Angra.   Força Vitor Hugo!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ENRONCAMENTO DE UM TRECHO DO RIO MAMBUCABA EM PROCESSO DE FINALIZAÇÃO


Nesta Quarta-feira (10), iniciou-se o processo de finalização com o asfalto, na obra de enrocamento de um trecho do Rio Mambucaba, no final da Rua Dolor Barreto no Parque Mambucaba.   A comunidade está visivelmente feliz e pediu ao mandato do Vereador Fábio Macedo, para que agradeça a nossa Prefeita Conceição Rabha, por mais esta grande realização. Todos sabemos o porque de chamá-la de grande...   Esta era uma obra do tipo elefante branco, destas que ninguém quer...  ninguém acredita ser possível. Promessas vazias de realizações de outros governos foram feitas mas, em fim, conseguimos mostrar a todos que, foi possível sim, mesmo com o nariz torcido e a incredulidade de muitos.   Parabéns Prefeita!   Parabéns comunidade!

Palavras do Vereador Fábio Macedo.






Fotografia: Carlos Mambucaba

ENSINO SUPERIOR REGISTRA MAIS 7,3 MILHÕES DE ESTUDANTE


O Brasil registrou 7.305.977 milhões de estudantes matriculados em instituições de ensino superior. Somando-se os estudantes de pós-graduação scricto sensu (mestrado e doutorado), são 7.526.681 matriculados. É o que mostra o Censo da Educação Superior 2013, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (9).

Os dados confirmam a tendência de crescimento no número de estudantes, instituições e docentes nesta etapa de ensino. Em 2013, houve aumento de 3,8% em relação a 2012 na quantidade de estudantes inscritos no ensino superior, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede privada.

O ministro da Educação, Henrique Paim, destaca que o País vive um momento de forte expansão no sistema educacional. “Nós estamos um processo acelerado de expansão, com forte inclusão, e preocupação com melhoria de qualidade nos cursos superiores.”

Entre os alunos de graduação, 5.373.450 - aproximadamente 71,4% - estão vinculados a instituições de ensino superior privadas. Dentre os estados brasileiros, cinco têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas: Santa Catarina, Paraíba, Tocantins, Pará e Roraima. Em São Paulo, há cinco matriculados na rede privada para cada aluno na rede pública.

De acordo com os dados do Censo, atualmente Brasil tem 2.391 mil instituições de ensino superior que oferecem mais de 32 mil cursos de graduação. Os universitários estão distribuídos em 32 mil cursos de graduação, oferecidos por 2,4 mil instituições de ensino superior – 301 públicas e 2 mil particulares. As universidades são responsáveis por 53,4% das matrículas, enquanto as faculdades concentram 29,2%.

O total de alunos que ingressaram no ensino superior em 2013 permaneceu estável em relação ao ano anterior e chegou a 2,7 milhões. Considerando-se o período 2003-2013, o número de ingressantes em cursos de graduação aumentou 76,4%.

Docência

As instituições de ensino superior receberam mais 4.550 professores em 2013. Nos últimos 10 anos, o número de mestres e doutores na rede pública cresceu 90% e 136%, respectivamente. O regime integral é a forma de contrato de trabalho de 90% dos docentes das universidades federais. Na rede privada, esse percentual é de 30% e a maioria dos profissionais é horista.

Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, a queda dos professores horistas reflete diretamente na qualidade do ensino.

“O número de horistas caiu e subiu o número de professores lecionando por tempo parcial e integral. Isso significa que temos professores com mais tempo para os alunos, o que vai produzir melhores resultados”, salienta.

Educação a distância

Segundo o Censo, mais de 15% das matrículas em ensino superior são em cursos de ensino a distância (EaD). Atualmente, o País oferece mais de 1,2 mil opções nesta modalidade. Há equilíbrio na oferta dos cursos a distância entre os diferentes graus acadêmicos, havendo predomínio da participação das universidades privadas: 86,6% de participação. A licenciatura é o grau acadêmico que mais registra concluintes nesta modalidade de ensino.

O ministro da Educação ressaltou que a EAD ainda não conta com nenhuma forma de financiamento ou auxílio para os alunos interessados pois a modalidade ainda está em avaliação. “Sempre afirmamos que estamos muito preocupados com o marco regulatório da EaD. Queremos ter segurança na qualidade dos cursos a distância”.

Ensino tecnológico

Um dado que chama atenção entre os números divulgados nesta terça-feira é em relação à educação superior para formação tecnológica. Este grau já corresponde a 13,6% no número total de matrículas na educação superior, enquanto em 2003, esse percentual era de apenas 2,9%. Entre 2003 e 2013, a matrícula saltou de 115 mil para quase um milhão, o que representa crescimento médio anual de 24,1%. Na rede federal, houve expansão de 171% nas matrículas. A maioria dessas matrículas está em instituições privadas (85,6%).

“É um crescimento muito forte. Temos uma ênfase demostrada a cada ano quanto a melhoria e crescimento dos cursos tecnológicos. Estamos vendo, por exemplo, que os cursos de engenharia vêm crescendo de uma forma acelerada, pois estão acompanhando o momento de desenvolvimento do País, que, consequentemente, requer cada vez mais mão de obra”, afirmou Soares.

Pessoas com deficiência

As matrículas de pessoas com deficiência aumentaram quase 50% nos últimos quatro anos, sendo a maioria em cursos de graduação presenciais. Em 2013 eram quase 30 mil alunos, enquanto em 2010 eram pouco mais de 19 mil.

Licenciaturas

O Censo mostra que as matrículas nos cursos de licenciatura aumentaram mais de 50% nos últimos dez anos, um crescimento médio de 4,5% ao ano. Anualmente, mais de 200 mil alunos concluem cursos de licenciatura. Pedagogia corresponde a 44,5% do total de matrículas.

Mulheres no ensino superior

Outro dado relevante no estudo é quanto aos 10 maiores cursos de graduação em número de matrículas por gênero. O censo mostra que 55,5% dos matriculados nas instituições são mulheres, e dos alunos concluintes, 59,2% são mulheres.

Procura

Os dez cursos com maior número de matrículas concentram mais da metade da rede de educação superior no país. Administração (800 mil), direito (769 mil) e pedagogia (614 mil) são os cursos que detêm o maior número de alunos.

Fonte:      Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação e da Agência Brasil




terça-feira, 9 de setembro de 2014

REQUERIMENTO Nº 829/2014


PROJETO DE LEI Nº 111/2014



ANGRA CONCORRE EM DUAS CATEGORIAS NO PREMIO "MARAVILHAS GASTRONÔMICAS DO RIO"


Votação fica aberta ao público até o dia 31 de outubro, pela internet.

A sardinha de Angra dos Reis e as vieiras de Ilha Grande estão concorrendo na segunda edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio, na categoria ‘Da Água’. Além delas, o palmito pupunha está representando o município, na categoria ‘Da Terra’.

A votação é aberta ao público e pode ser feita pelo site www.projetomaravilhas.com.br, até o dia 31 de outubro. No total, são 107 participantes, distribuídos em dez categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patês, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra. É possível votar em todas as categorias ou somente nas que o internauta preferir.

FONTE: ANGRANEWS

MERCADO PREVÊ AVANÇO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS NESTE ANO E EM 2015, DIZ BC


A projeção dos analistas do mercado financeiro para o superávit da balança comercial (total de exportações menos as importações) em 2014 subiu de US$ 2,17 bilhões para US$ 2,41 bilhões na semana passada. Para 2015, a previsão de superávit comercial avançou de US$ 8 bilhões para US$ 8,50 bilhões. Os dados são da pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira (8), pelo Banco Central.

A previsão para a taxa de câmbio no fim de 2014 recuou de R$ 2,35 para R$ 2,33 por dólar. Para o término de 2015, a aposta dos analistas para a taxa de câmbio caiu de R$ 2,50 para R$ 2,49 por dólar. O dólar mais baixo tende a baratear os produtos destinados à exportação e favorecer dessa forma a balança comercial brasileira.

Para 2014, a projeção de entrada de investimentos estrangeiros diretos (IED) no Brasil permaneceu em US$ 60 bilhões. Em 2015, a estimativa dos analistas para o aporte de recursos do exterior na economia brasileira subiu de US$ 55 bilhões para US$ 56 bilhões.

Previsão do PIB, inflação e juros

Segundo o relatório de mercado divulgado pelo Banco Central, a expectativa dos analistas para o crescimento da economia brasileira neste ano, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), recuou de 0,52% para 0,48%. Foi a 15ª queda seguida deste indicador. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no País.

Para 2015, a projeção do mercado para o crescimento do PIB permaneceu em 1,1%. A proposta orçamentária do governo para o próximo ano, enviada ao Congresso em agosto, contém uma projeção de alta de 3% para o PIB no próximo ano.

Para os analistas consultados pelo Focus, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País, avançou de 6,27% para 6,29% neste ano. Para 2015, a projeção ficou estável em 6,29%.

A expectativa para a taxa básica de juros da economia brasileira para 2014, a Selic, também se manteve estável em 11% ao ano. Para 2015, a previsão dos analistas para o juro básico recuou de 11,75% para 11,63% ao ano.

A pesquisa do Boletim Focus é feita semanalmente pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras consideradas as mais importantes do mercado brasileiro.

Fonte: Portal Brasil com informações do Banco Central