segunda-feira, 30 de junho de 2014

REFORMA DA ESCOLA INÁCIO DURING

Complementando a visita que o secretário de obras do município Sr. Jefinho, fez ao Parque Mambucaba Semana passada, estivemos com ele e comitiva, também visitando a Escola Inácio During na Vila Histórica de Mambucaba.  A escola está passando por uma reforma, onde a mesma está sendo ampliada, para abrigar mais salas de aula e uma biblioteca.  Obs. A escola na gestão passada, foi até interditada pela defesa civil mas agora com esta reforma, o governo da Conceição Rabha, deixará a instituição de ensino municipal, em condições digna de abrigar até mesmo novos alunos.




Fotografia : Carlos Mambucaba

ANGRA FARÁ VISTORIA EM FROTA DE ÔNIBUS


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, iniciou na terça-feira, 24, a vistoria anual dos coletivos do município, que será realizada até o dia 11 de julho. As inspeções ocorrerão no Balneário, de 9 às 11h30 e de 13h30 às 15h30.

— Todos os veículos terão itens da parte mecânica, elétrica, lataria, janelas e bancos vistoriados por um mecânico e pelos fiscais de transporte da Superintendência de Trânsito. Nosso objetivo é fazer com que os coletivos circulem em perfeitas condições e atendam os usuários com segurança — destaca Ricardo Ferreira, Superintendente de Trânsito e Transporte.

Durante a inspeção, também serão avaliados o lacre nas janelas de emergência, extintor de incêndio, tacógrafo, portas, balaústres e rampas para deficientes físicos, entre outros.

Após a vistoria, a empresa concessionária será notificada para corrigir as irregularidades constatadas. É importante ressaltar que não haverá prejuízo para os usuários do transporte público municipal e nenhuma rota será alterada e os horários serão mantidos.

FONTE: ANGRANEWS




ANGRA FARÁ CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, publicou nessa sexta-feira, 27, no Boletim Oficial do Município, a homologação do chamamento público para clinicas veterinárias realizarem castrações em cães gratuitamente. A ação é apenas a primeira de uma série que visa também reduzir o número de animais nas ruas e evitar o abandono de filhotes.

A implantação do projeto em Angra dos Reis tem uma outra etapa. A locação de containers itinerantes, que percorrerão os bairros, realizando cirurgias nos animais. Com as ações, a Secretaria de Saúde pretende diminuir o risco de transmissão de doenças entre animais e entre animais e o homem. A prefeitura passará a ter grande impacto no controle de zoonoses e no bem estar da sociedade e dos animais que nela vivem.

— É uma conquista para o município. Estamos trabalhando para que não tenhamos doenças vindas dos animais errantes, que são os cachorros que vivem nas ruas, abandonados pelos donos. Castrados, os animais não terão mais filhotes e a população terá cada vez menos risco de ter uma doença provinda de um animal de rua — frisou a Ana Paula Borba, médica veterinária da Coordenação de Zoonoses.

AS CIRURGIAS

Os procedimentos consistem em cirurgias de OSH – ovariosalpingohisterectomia (retirada dos ovários, tubas e útero) nas fêmeas, e Orquiectomia (retirada dos testículos) nos machos.

Homologado o chamamento, as clinicas devem começar a realizar as cirurgias em, aproximadamente, 15 dias. O processo se deu por meio do credenciamento das Clínicas Veterinárias que atenderam aos critérios estabelecidos no edital do chamamento.

O contrato ficará em vigor durante 12 meses e atenderá 2.500 animais.

QUEM PODE PARTICIPAR

Os munícipes que estão cadastrados nos programas sociais do Governo Federal e as ONGs de proteção ao animal serão atendidos pelo programa. Esses poderão castrar seus animais de forma gratuita.

O dono do animal, que possui cadastro nos programas do Governo Federal, poderá procurar o setor de Zoonoses para agendar a cirurgia de seu animal. Basta apresentar a comprovação da inscrição no cadastro do Governo Federal, bem como RG, CPF e comprovante de residência. Os gastos com transporte do animal até a clínica é de responsabilidade do dono.

É importante ressaltar que os cuidados com o pós- cirúrgico (no domicílio) é de responsabilidade do dono do animal. Após o período, indicado pelo médico veterinário, o proprietário deverá retornar a Clínica para retirada dos pontos e liberação do animal.

OS CONTÊINERES

Serão locados dois contêineres.O processo se dará da seguinte forma: haverá um agendamento prévio de todos os animais a serem castrados no bairro. O programa será de livre demanda, qualquer munícipe poderá participar. No agendamento o proprietário receberá todas as orientações de como proceder no dia marcado. Serão feitas uma média de cinco castrações por dia. O contêiner permanecerá na localidade até que todos os animais agendados no período pré-determinado tenham sido castrados e as retiradas dos pontos e a alta do animal tenham sido realizadas. Após isso o contêiner seguirá para outro bairro.

Paralelamente ao projeto, serão feitas ações de conscientização sobre a importância da castração e posse responsável.
Assim que o processo estiver concluído, faremos a divulgação para que os interessados procurem o setor de zoonoses e realizem o cadastro para a cirurgia de seus animais.

Maiores informações : Zoonoses – 33774025


 FONTE: ANGRANEWS

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PROJETO: (MINHA CASA MINHA VIDA) NO PARQUE MAMBUCABA

Aproveitando a visita do Secretário de obras Jefinho e seus assessores ao parque Mambucaba nesta semana, acompanhamos a obra do projeto:  (Minha Casa Minha Vida) do Governo Federal.    Depois de quase oito anos do programa a nível federal  do Projeto, Angra vai receber as primeiras unidades.  Muitos duvidaram também que esta obra não sairia do papel mas, se enganaram....  Hoje, estamos dando mais uma boa notícia aos nossos munícipes:

O Parque Mambucaba foi o primeiro bairro a ser contemplado com este projeto.   Parabéns Prefeitura Municipal!  Parabéns Governo Federal!   Vereador Fábio Macedo.





Fotografia: Carlos Mambucaba

quinta-feira, 26 de junho de 2014

ESTÁ BEM ADIANTADA A OBRA DE ENROCAMENTO DE UM TRECHO DO RIO MAMBUCABA

                Na tarde de ontem o Vereador Fábio Macedo, o Secretário de Obras do município Sr. Jefinho e o Subprefeito da Região Sul Sr. Aristides Cunha, estiveram visitando a obra de enroncamento do Rio Mambucaba, na altura da Rua Dolor Barreto no Parque Mambucaba.  Falavam que esta obra não sairia do papel, hoje é uma realidade.   Depois de alguns contratempos burocráticos, o serviço vai de vento em popa, com caminhões carregados de materiais, chegando todos os dias.   Esperamos que, daqui há três meses , os moradores da Rua Dolor Barreto e periferia, deixem de se preocupar com os alagamentos , devido às enchentes do rio em épocas de chuvas torrenciais, principalmente em sua cabeceira. 

Desta forma, o povo que mora próximo ao Rio, não precisará mas abandonar suas casas, devido ao risco de alagamentos.  Ficamos muito felizes com esta e outras obras que estão acontecendo simultaneamente no Parque Mambucaba, prova da eficiência da Prefeita Conceição Rabha e sua equipe.  Fiquem atentos neste canal e no nosso blog, para saberem  em primeira mão, as notícias diárias!   A tarde tem mais!    



 Fotografia: Carlos Mambucaba

GOVERNO BRASILEIRO CRIA CANAL 138 PARA RECEBER DENÚNCIAS CONTRA O RACISMO


A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros anunciou nesta sexta-feira (20), em entrevista coletiva, às 12h, no Centro Aberto de Mídia João Saldanha (CAM), a criação de um novo canal para recebimento e encaminhamento de denúncias sobre o crime de racismo.

O Disque Igualdade Racial ou Disque Racismo, deverá ser efetivado nos próximos meses e funcionará em todo País por meio do número 138. “O enfrentamento ao racismo e seus efeitos na vida das pessoas passou a fazer parte da agenda governamental a partir de 2003, quando foi criada a Seppir. Desde então temos desenvolvido um conjunto de iniciativas, de agendas que se traduzem em planos e programas para segmentos da população negra no Brasil”, disse a ministra.

“Dentro do governo já existia a Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, que acolhe da parte da sociedade denúncias de discriminação que são encaminhadas para os poderes de justiça, para que eles deem seguimento a essas denúncias. Para agilizar essas denúncias é que criamos o Disque Igualdade Racial, por meio do número 138. Neste canal, o Estado brasileiro dará uma resposta e uma distribuição mais ágil para a justiça”, completou ela. A ouvidoria já recebeu, desde 2011, 1.545 denúncias de racismo.

A criação do Disque Racismo é mais uma ofensiva do governo brasileiro, que foi pioneiro no mundo na idéia de criar uma Secretaria no primeiro escalão da administração federal, com status de Ministério, para tratar do assunto. Por ter sido o primeiro governo do mundo a institucionalizar a discussão de políticas de igualdade racial, o Brasil é referência internacional na área.

Nos últimos meses, a SEPPIR tem mantido contato com entidades ligadas ao futebol, aos árbitros e às torcidas organizadas para prevenir e conscientizar sobre o racismo, difundindo que tal prática é considerada crime imprescritível e inafiançável no País, com pena prevista de 1 a 5 anos de prisão e multa pela Lei 7.716/89.

Na coletiva, a ministra acompanhou o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas da Silva, que foi vítima de racismo no início de março passado, quando apitava um jogo do Campeonato Gaúcho, em Porto Alegre. “Sofri muito com os xingamentos durante partidas, tive o carro depredado com pontapés na porta e bananas jogadas. Não fui só eu, também sofreram colegas em campo, como os jogadores Tinga, Arouca e Daniel Alves”, afirmou Márcio.

“Quase desisti do futebol em 5 de março, mas estava de cabeça quente. Conversei com minha família e resolvi ir até o fim daquele campeonato. Continuo no futebol, mas como comentarista esportivo. As pessoas se transformam quando a bola rola”, disse o ex-árbitro, que se aposentou recentemente. "Trazer à tona essas ocorrências é fazer com que as pessoas saibam o quanto é forte o racismo no futebol”, completou.

No Brasil, o futebol é reconhecido por toda a sociedade como lugar de excelência. A diversidade racial tem sido elemento determinante da excelência no futebol. Mas, a exemplo do futebol, o País pode fazer da diversidade racial um fator de excelência em todas as áreas da vida social. Para Luiza Bairros, a Copa no Brasil é uma oportunidade - "O Brasil está num lugar privilegiado para protagonizar esta campanha contra o racismo, também no futebol. São exemplos fortes e que nos colocam numa posição política confortável para propor que esta Copa seja a copa contra o racismo”.

O entendimento de autoridades do setor é que o racismo ainda presente no futebol é um reflexo das manifestações de discriminação que afetam a população negra. 50,7% dos brasileiros são negros ou pardos. "Só quem é negro sabe como machuca e como dói ser vítima de discriminação racial. Como se sente violado e violentado. Só quem passa por isso sabe o que é”, concluiu Márcio Chagas.

Em 2010, o Congresso Nacional aprovou o Estatuto da Igualdade Racial e nos últimos anos aprovou também leis que criam cotas para negros em universidades federais, nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e no serviço público. “Queremos que a discriminação não mais atue”, finalizou Luiza Bairros.

A Lei de Cotas nas universidades federais, instituída em 2012, ampliou a presença da população negra no ensino superior gratuito do País. Segundo levantamento feito pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ, o número de vagas reservadas para negros, pardos e indígenas subiu 225% entre 2012 e 2014: eram 13.392 vagas separadas para esse grupo naquele ano, e agora são 43.613 vagas reservadas. Para a ministra, “estamos pautando processos de mudança no Brasil. E este amadurecimento pode ocorrer também na Copa do Mundo”.

Fonte:     Centro Aberto de Mídia





quarta-feira, 25 de junho de 2014

RUA DA PEDREIRA NO MORRO BOA VISTA RECEBE OBRA DE PAVIMENTAÇÃO

Atendendo a um pedido do nosso mandato, hoje 25 de Março, começou a pavimentação com asfalto, na Rua da Pedreira no Morro Boa Vista.   Essa obra, está sendo esperada, há mais de trinta anos pelos moradores desta comunidade e agora, Graças a Deus e ao nosso executivo municipal, o sonho torna-se uma realidade. 

Eu gostaria de agradecer imensamente ao Subprefeito Aristides Cunha, como também, a toda a sua equipe de apoio que trabalham em sintonia, na execução das obras solicitadas. Agradeço a Prefeita Conceição Rabha, que vem nos dando o suporte logístico necessário, através de toda a sua equipe, no decorrer deste período.  Parabéns a todos!         Vereador Fábio Macedo.





Fotografia: Carlos Mambucaba
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

TURISANGRA PARTICIPA DE WORKSHOP SOBRE TURISMO SUSTENTÁVEL


A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) participa nesta quarta-feira, 25, no Auditório do Terminal Aquaviário de Angra dos Reis/ Transpetro, de um workshop sobre turismo sustentável. O evento, promovido pelo IED BIG (Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande), através do PEA (Programa de Educação  Ambiental), visa fomentar práticas de sustentabilidade no trade turístico da Ponta Leste.

  Entre os palestrantes está a Presidente da TurisAngra, Maria Silvia Rubio, que ministrará uma palestra sobre Ecoturismo. Os interessados em participar do evento, que tem entrada gratuita, devem entrar em contato com o (24)2404-3738 ou pelo ingridperes@ied-big.org.br. O auditório está localizado na Rodovia Governador Mario Covas, Km 467, em frente ao trevo de acesso à Vila da Petrobrás.

Programação:

13h30 – Chegada: Identificação na portaria do Terminal e briefing coletivo no Auditório;

14h – Abertura: Virmar Guimarães Muzitano;

14h15 – Programa de Educação Ambiental IED-BIG: Estratégias de Educação

Ambiental no entorno do Terminal Aquaviário de Angra dos Reis.

14h45 – TurisAngra: Ecoturismo;

15h10 – Haber Hotelaria: Gestão Hoteleira com ênfase em sustentabilidade;

15h40 – Coffee Break;

16h – Agenda 21 Paraty: Passaporte Verde, Gastronomia Sustentável e Disk Óleo;

16h40 – Pousada Nautilus: Práticas sustentáveis no cotidiano dos meios de hospedagem;

17h20 – Arte Floral e Revista Casar: Possibilidades para o ecoturismo na região

FONTE: ANGRANEWS




MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA SEGUNDA CHAMADA DO SISU


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (24) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para consultá-lo, basta acessar o site do programa.

Os estudantes selecionados devem se dirigir à instituição e providenciar a matrícula nos dias 27 e 30 de junho e 1º e 2 de julho. As matrículas não serão realizadas no fim de semana.

Nesta edição, 1.214.259 candidatos se inscrevem no Sisu, 54% a mais que no ano de 2013, quando foram registrados 788.819 candidatos. O sistema oferece 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera de 24 de junho a 7 de julho.

Lista de espera

Até o dia 7 de julho, os estudantes não selecionados em nenhuma das opções nas chamadas regulares e aqueles selecionados pela segunda opção, independentemente de terem efetuado matrícula, podem se inscrever na lista de espera. A participação na lista estará restrita à primeira opção do candidato no momento da inscrição.

O procedimento para integrar a lista de espera também dever ser feito on-line, na página do Sisu. Quando a operação estiver finalizada, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Sobre o programa

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  A seleção tem duas edições a cada ano.

Para o ministro Henrique Paim, o crescimento das inscrições no Sisu reflete uma mudança de mentalidade da juventude em relação ao ensino superior. “Isso nos dá uma grande responsabilidade e demonstra que estamos acertando na política de educação superior e de seleção unificada”, afirmou.

Cronograma do Sisu

Resultado da segunda chamada:  24 de junho
Prazo para participar da lista de espera: de 24 de junho a 7 de julho
Matrícula da segunda chamada: de 27 de junho a 2 de julho
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir de 14 de julho

FONTE: PORTAL BRASIL



terça-feira, 24 de junho de 2014

31ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2014 DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

VEREADOR FÁBIO MACEDO PROPOSIÇÕES
na 31ª Sessão Ordinária de 2014 - 24/06/2014 (Terça-feira)
INDICAÇÕES
Indicando à Prefeita Municipal que o carro fumacê percorra o bairro da Boa Vista, com maior periodicidade.  
Indicando à Prefeita Municipal construção de um parque de exposiçao e eventos no Parque Mambucaba.
Indicando à Prefeita Municipal construção de redutor de velocidade na Rua Florianópolis, próximo ao nº 51, Condomínio Residencial Paraíso, no Parque Mambucaba.
Indicando à Prefeita Municipal padronização dos redutores de velocidade no Município de Angra dos Reis, conforme determina o Código Nacional de Trânsito respeitando principalmente as medidas


Indicando à Prefeita Municipal que interceda a Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FUSAR) para que seja construída uma policlínica ou a transformação do SPA do Parque Mambucaba (Unidade Mista de Saúde Amaro Borges) em policlínica, com especialidade aos moldes da do Centro.
VEREADOR FÁBIO MACEDO PROPOSIÇÕES
na 31ª Sessão Ordinária de 2014 - 24/06/2014 (Terça-feira)
REQUERIMENTO
Solicitando à Prefeita Municipal para que interceda junto à EMPRESA SENHOR DO BONFIM para a criação de nova linha de transporte coletivo de passageiros, objetivando a colocação de micro-ônibus para circular pelas ruas do Parque Mambucaba.


segunda-feira, 23 de junho de 2014

CAMARÃO FRITO É BOM DEMAIS....

Hoje após o jogo do Brasil, onde a nossa seleção fritou em frigideira quente, um monte de camarões, dei uma volta pelo bairro com minha família e constatei que, em várias ruas do bairro, há concentrado um grande volume de lixo.  Será que não houve a coleta do dia?..  Sabemos que o carro do lixo está passando cedo, Segunda, Quarta e Sexta, entre 8:00 e 9:00 h da manhã mas, repito, fiquei surpreso com o grande volume de lixo encontrado agora à tarde pra noite...  Vamos averiguar o motivo logo pela manhã, com o nosso Subprefeito Sr. Aristides.  

FICO FELIZ EM INFORMÁ-LOS DE QUE, A GREVE ACABOU!


A greve dos funcionários da Empresa Senhor do Bonfim em Angra dos Reis, que começou à 0 hora de ontem, Domingo, acabou ao meio dia de hoje.  Parece que houve acordo entre o sindicato e a Empresa. Ainda bem... 
Vereador Fábio Macedo.



ANGRA ABRE PROCESSO SELETIVO PARA MÉDICOS


A Prefeitura de Angra dos Reis abriu esta semana processo seletivo para a contratação imediata de mais de 100 médicos destinados à rede pública, em especial aos serviços de urgência e emergência do município. O edital de seleção de profissionais foi publicado no Boletim Oficial da última sexta-feira, 13, e as inscrições já estão abertas. As vagas são para médicos clínico geral, cirurgião, pediatra, psiquiatra, traumatologista, ortopedista e também, nutricionista.

— Nosso objetivo é suprir a demanda imediata de atendimento. Precisamos de mais médicos nas redes de urgência e emergência e por isso optamos pelo processo seletivo. Isso, entretanto, não inviabiliza o concurso público, cujo processo também está em andamento — explicou a secretária municipal de Saúde, Ana Cláudia Marinho.

O processo seletivo é para contratação com prazo determinado. Os médicos vão compor o quadro de funcionários dos serviços de pronto atendimento da cidade como a UPA Japuíba, o Hospital Geral da Japuíba, os SPAs nos bairros e a regulação e ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Angra possui sete unidades de atendimento de emergência, funcionando 24 horas. Na região, é a cidade com maior número de unidades de pronto atendimento.

O processo seletivo é composto de análise curricular e de títulos. As inscrições vão até 27 de junho. A divulgação do resultado será em 1º de julho e, no dia seguinte, começam os recursos. O resultado final sairá no dia 4 de julho. Os médicos começarão a trabalhar imediatamente. Serão contratados médicos para trabalharem 24 horas/semana com salário inicial de R$ 8.462,85. Serão quatro cirurgiões, 68 clínicos e médicos reguladores (Samu), 33 pediatras, dois psiquiatras, 4 traumatologistas/ortopedistas e quatro nutricionistas, estes últimos com salário inicial de R$ 2.865,30.

Para ter acesso ao edital basta o candidato acessar o site da Prefeitura de Angra dos Reis (www.angra.rj.gov.br) ou buscar informações no Boletim Oficial publicado no dia 13 de junho, também no site.




JOVENS TEM ATÉ 30 DE JUNHO PARA SE ALISTAR NO SERVIÇO MILITAR


Começou, no dia 2 de janeiro, o período de alistamento para o Serviço Militar, conforme o Plano Geral de Convocação para 2015 do Ministério da Defesa. O Plano, que regula o Serviço Militar inicial, estabelece que os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 participam do processo seletivo. Caso sejam selecionados, poderão servir a uma das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) a partir deste ano.

Convocados

Os jovens nascidos em 1996 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima da sua residência, levando certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3x4. O prazo para o alistamento militar termina no dia 30 de junho de 2014.

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos precisam ser apresentados em suas versões originais.

No ano passado, mais de 2 milhões de jovens se alistaram nas Juntas de todo o País. Cerca de 92 mil foram incorporados pelas Forças Armadas.

Dever

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2014) só poderão participar da seleção em 2015, para incorporar apenas em 2016.

Confira os locais das Juntas de Serviço Militar (JSM).

Tire suas dúvidas acerca do Serviço Militar.

Fonte:    Ministério da Defesa







sábado, 21 de junho de 2014

ATENÇÃO

Venho de novo lembrar aos internautas que por ventura, não viram a mensagem anterior, que: A partir das 0 horas de Domingo pra Segunda, os funcionários da Empresa Senhor do Bonfim, estarão entrando em greve. Com certeza a paralisação, causará um grande transtorno aos nossos munícipes que, dependem diariamente deste único meio de transporte público em nossa cidade.  Sabemos que esta ação é um direito constitucional dos trabalhadores porém, pedimos que o bom senso dos grevistas prevaleçam para que os nossos trabalhadores não sejam prejudicados, e que haja o mais rápido possível, um acordo entre a Empresa e funcionários, para que este serviço considerado de utilidade pública, se restabeleça rapidamente.

Vereador Fábio Macedo.


RECOMEÇOU A OBRA DE ENROCAMENTO DE UM TRECHO DO RIO MAMBUCABA

Finalmente; após quase hum mês de paralisação, a obra de enroncamento do Rio Mambucaba, foi reiniciada nesta Sexta-feira (21).  A obra tinha sido paralisada por inconsequência de alguns e por puro motivos eleitorais.  Todos estavam apreensivos com o retorno da obra mas, graças a Deus, a  prefeitura de Angra conseguiu junto ao INEA, o reinicio da mesma.  Agora com certeza, vamos até o final na solução desse problema que assolava a comunidade do Parque Mambucaba a mais de dez anos,  principalmente aos moradores próximo ao Rio, no final da Rua Dolor Barreto, que se viam obrigados a abandonar suas casas a qualquer momento, com o risco eminente do desmoronamento das margens do rio. Fico muito feliz com este resultado!  Parabéns Prefeitura municipal de Angra dos Reis!
Vereador Fábio Macedo.





Fotografia: Carlos Mambucaba

sexta-feira, 20 de junho de 2014

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A SEGUNDA EDIÇÃO DO PROUNI 2014


As inscrições para a 2ª edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) já se encerraram, entretanto muitas dúvidas ainda são frequentes entres os estudantes que concorrem a 115.101 bolsas de estudo em universidades particulares de todo País. No contexto, Portal Brasil reúne orientações a serem seguidas tanto pelos candidatos durante o processo seletivo e também pelos bolsistas selecionados.

Nesta segunda edição, foram oferecidas 73.601 bolsas integrais e 41,5 mil parciais em 22.139 cursos de 943 instituições particulares de todo o País. Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), foram mais 585 mil candidatos inscritos, um aumento de 28% em relação à mesma edição do ano passado.

MAIORES INFORMAÇÕES PELO SITE DA UNIÃO:
PORTAL BRASIL





EDUCAÇÃO INFANTIL RECEBERÁ NOVOS RECURSOS FINANCEIROS


Instituições educacionais de ensino infantil de diversas cidades do País receberão recursos financeiros para a manutenção de novas matrículas e abertura de novas turmas. Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18), o Ministério da Educação (MEC) autorizou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a realizar a transferência.

O repasse está autorizado para estabelecimentos educacionais públicos ou em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas com o poder público que tenham cadastradas novas matrículas em novas turmas. Também é necessário que ainda não tenham sido contempladas com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A cidade de Tauá (CE) foi uma das beneficiadas. A instituição declarou 543 novas matriculas para a creche e 626 para pré-escola e receberá um investimento de R$ 148 mil.

A instituição pública de Ubá (MG) também receberá o recurso, somando mais de R$ 140 mil. Ela declarou 776 novas matrículas para a creche e 208 para pré-escola.

Creches

Outra portaria do MEC publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União autorizou ainda a transferência de recurso financeiro suplementar para a manutenção e o desenvolvimento da educação infantil para atender crianças de zero a 48 meses, matriculadas em creches públicas ou conveniadas com o poder público.

Só São Luís (MA) receberá R$ 5,2 milhões para atender as 5.214 crianças que estudam nas creches da cidade. São Gonçalo (RJ) receberá R$ 1,6 milhão, e Botucatu (SP), R$ 1,1 milhão.

O estado da Bahia teve 10 cidades aptas a receberem o recurso suplementar. São elas: Acajutiba, Alagoinhas, Barra do Rocha, Brumado, Cabaceiras do Paraguaçu, Caém, Filadélfia, Rio do Pires, São Felipe, Uruçuca.

Confira as portarias.

Fonte:    Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional


ANVISA INTERDITA DOIS LOTES DE PRODUTO ALIMENTAR PARA CRIANÇA


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de determinar a interdição cautelar de dois lotes do produto Profenil 2, um alimento em pó para dietas com restrições de Fenilalanina indicado para crianças de um a oito anos de idade. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20).

O primeiro lote é o do nº 02P082 (validade: 02/2016), que teve a interdição determinada após a Anvisa não identificar a presença do aminoácido valina na composição do produto, apesar de constar na lista de ingredientes. Por meio de um relatório de ensaio, a Agência também verificou a presença de 9,79g do aminoácido isoleucina, isto é, 117% acima do valor de 4,5g declarado no rótulo do Profenil 2.

Já no segundo caso, do lote nº  07N042 22 (validade: 07/2015), a interdição foi determinada porque a Anvisa não identificou a presença do aminoácido isoleucina, mesmo constando no rótulo como um dos ingredientes do produto. Neste lote, a Anvisa avaliou dois testes, um emitido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e outro pelo laboratório SGS Institut Fresenius a pedido da Fundação Ecumênicade Proteção ao Excepcional (Fepe), e em nenhum deles, se identificou a presença do aminoácido isoleucina.

Fonte:     Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional



quinta-feira, 19 de junho de 2014

CORPUS CHRISTI TERÁ OPERAÇÃO PADRÃO


A Gerência de Operações da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) já está finalizando os detalhes da Operação Corpus Christi 2014, que terá desdobramentos em todos os corredores turísticos e contará com apoio de diversos órgãos. A ação de ordenamento, que contará com cerca de 40 pessoas, começa na madrugada desta quinta-feira, 19, e segue até o domingo, dia 22.



Com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária, da Superintendência Municipal de Trânsito e da Polícia Militar, a equipe da Prefeitura de Angra dos Reis promoverá fiscalizações de ônibus turísticos clandestinos em estradas e combaterá irregularidades, como o estacionamento de carros em faixas de areia, o camping selvagem e o preparo de alimentos em áreas públicas, como costões rochosos, praias, cachoeiras, rios, etc.



— Historicamente o feriado de Corpus Christi é mais tranquilo que a Semana Santa e o Carnaval, por exemplo, mas, ainda assim, mobilizamos um grande efetivo para garantir que quem procurar nosso município possa ser recebido com tranquilidade e ordenamento – explicou Silvia Rubio, presidente da TurisAngra.



CIT ABRIRÁ EM HORÁRIO DIFERENCIADO



Para receber os turistas que vêm a Angra dos Reis, em especial aqueles que buscam autorização de acesso à Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, o Centro de Informações Turísticas (CIT) da Praia do Anil abrirá em horário especial no dia 19 deste mês. Os atendimentos começarão às seis da manhã e seguirão até as oito da noite.



Vale destacar que o acesso à Praia do Aventureiro, localizada dentro da Reserva Biológica da Praia de Sul, é limitado a 560 pessoas simultâneas. A distribuição das pulseiras que garantem o acesso e o cadastramento dos visitantes é de responsabilidade da TurisAngra e a fiscalização na Ilha Grande é função do INEA.



Informações sobre as regras de acesso ao Aventureiro, assim como os principais atrativos de Angra e seus horários de funcionamento, você encontra no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na Av. Ayrton Senna, s/n na Praia do Anil, no Centro da cidade. O CIT atende pelo telefone (24)3369-7704 e pelo (24)3367-7826. Mais detalhes no www.turisangra.com.br .



CONHEÇA AS REGRAS DE ACESSO AO AVENTUREIRO



Um termo de compromisso firmado entre Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a antiga Feema, Prefeitura de Angra e comunidade, através de sua Associação de Moradores, limitou o número de visitantes na Praia do Aventureiro em 560 pessoas, que podem se hospedar em um dos 18 campings autorizados a funcionar no local. O controle de acesso se dá através de uma pulseira, distribuída pela TurisAngra, no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil, por ordem de chegada ao CIT, e somente no dia de embarque.



A TurisAngra dá ao turista, que busca este voucher, uma importante recomendação: procurar sempre embarcações autorizadas pela Capitania dos Portos a navegar em mar aberto. Vale destacar que não existe linha náutica regular para o local.



A Fundação de Turismo de Angra dos Reis, disponibiliza o telefone (24)3369-7704 e o e-mail cit@angra.rj.gov.br para quem quiser informações sobre como conseguir a autorização para o acesso ao Aventureiro. Outra opção é ir diretamente na unidade, que funciona, todos os dias, das oito da manhã às oito da noite, na Avenida Ayrton Senna, 560 – Praia do Anil.



ATENÇÃO PARA A REGRA PARA O ACESSO DE ÔNIBUS DE TURISMO EM ANGRA DOS REIS



Ônibus, micro-ônibus e vans de fretamento turístico que operam dentro do município em Angra dos Reis devem ter, obrigatoriamente, registro junto à TurisAngra e que, em alguns casos, foram instituídas tarifas destinadas ao Fundo Municipal de Turismo.



Quando o receptivo legalizado não tiver estacionamento próprio, será cobrada uma taxa de R$30 para que o coletivo fique estacionado em áreas públicas. Caso não seja utilizado nenhum serviço turístico do município, serão cobradas as seguintes taxas para permanência, por até sete dias: ônibus, R$1.700, micro-ônibus, R$ 850; vans e kombis, R$ 425. Se o coletivo for abordado pela fiscalização e não tiver autorização para estar no Município, poderá ser aplicada uma multa de R$2.163.



O registro, junto ao município, deve ser feito com antecedência, através da ficha de autorização localizada no hotsite da TurisAngra: www.angra.rj.gov.br/turisangra/fluxodeonibus.asp . Após preenchimento, o documento deverá ser encaminhado, através do Fax (24) 3367-7855, ou pelo e-mail cit@angra.rj.gov.br; junto com o comprovante de reserva do estabelecimento, indicando o número de passageiros e o período de permanência.



A TurisAngra esclarece que estas medidas não têm o intuito de impedir a chegada de qualquer visitante a Angra dos Reis, mas sim de garantir que todos sejam recebidos de forma ordeira e segura à nossa região.

FONTE: ANGRANEWS



quarta-feira, 18 de junho de 2014

EDUCAÇÃO LANÇA CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DE AULAS


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de educação, Ciência e Tecnologia, divulgou essa semana nas escolas do município o calendário de reposição dos dias letivos não lecionados durante o período da greve dos professores e demais profissionais de educação, que durou 14 dias. Para a Secretaria de Educação, a reposição das aulas é importante para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos no ano.

Quanto a modalidade de Ensino para Jovens e Adultos (EJA), no 1º semestre, a reposição será realizada no dia 20/06, depois serão realizadas em seis dias consecutivos, do dia 30/06 a 04/07. Já no 2º semestre, o sábado letivo do dia 9/11 das turmas do EJA, será substituído pelo dia 27/10 (segunda-feira). O Conselho de Classe da EJA (COC) será sem aula, sendo compensado no dia 21/11.

Acompanhe abaixo o calendário de reposição das aulas das unidades escolares municipais:

17/06 – 3ª feira (jogo  do Brasil) – reposição do dia 31/03
23/06 – 2ª feira (jogo do Brasil) – reposição do dia 01/04
19/07 – sábado – reposição do dia 02/04
02/08 – sábado – reposição do dia 03/04
20/06 – 6ª feira (folga concedida) – reposição do dia 04/04
30/06 – 2ª feira (recesso escolar) – reposição do dia 07/04
01/07 – 3ª feira (recesso escolar) – reposição do dia 08/04
02/07 – 4ª feira (recesso escolar) – reposição do dia 09/04
03/07 – 5ª feira (recesso escolar) – reposição do dia 10/04
04/07 – 6ª feira (recesso escolar) – reposição do dia 11/04
27/10 – 2ª feira (folga concedida) – reposição do dia 14/04
16/08 – sábado – reposição do dia 15/04
30/08 – sábado – reposição do dia 16/04
21/11 – 6ª feira (folga concedida) – reposição do dia 17/04

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS






terça-feira, 17 de junho de 2014

ANGRA TERÁ POLO DE ONCOLOGIA


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia da cidade, assinou na manhã desta sexta-feira, dia 13, a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do antigo Pronto Socorro Municipal (prédio anexo à Santa Casa) para abrigar o primeiro centro de tratamento para pacientes com câncer da região. A assinatura aconteceu na Casa Laranjeira.

A unidade – que deverá entrar em funcionamento em 90 dias – será referenciada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O serviço será operado em parceria com o Hospital Jardim Amália (Hinja), de Volta Redonda, que presta o mesmo serviço para a região Sul Fluminense.

Emocionada, a paciente do Hinja, de Volta Redonda, Dulcineia Gil, agradeceu o empenho da prefeita Conceição e de todo o governo em trazer o atendimento aos pacientes com câncer para Angra dos Reis.

– Esse é um dia muito feliz para mim. Só quem passa por essa dificuldade sabe que a vitória nesse momento é muito grande. E só poderia ter vindo de uma pessoa que pensa no ser humano, como a prefeita. Lá, eles tratam os pacientes como um membro da família e vindo para cá, o serviço não será diferente, eu tenho a certeza – disse Dulcineia, que teve câncer de mama.

2014-06-13- Prefeita ass, Oncologia Hinja - foto Felipe de Souza (29)A prefeita Conceição disse que o serviço será para toda a região, sendo disponibilizado acesso também aos pacientes de Mangaratiba e Paraty.

- Vamos amenizar a dor dos pacientes e das famílias, que precisam se deslocar a outros municípios para a realização de procedimentos. Estamos cumprindo mais uma promessa que fizemos lá atrás, de humanizar a saúde de Angra dos Reis – disse a prefeita Conceição Rabha.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Marinho, lembra que, em breve, além da quimioterapia, o centro vai receber o serviço de radioterapia.

- Num futuro próximo, vamos trazer para o centro a radioterapia. O objetivo é fechar o ciclo oferecendo todo o serviço necessário para que o paciente não precise mais viajar e se sacrificar tanto ao realizar o tratamento – frisou a secretária.

Parceiro da Prefeitura de Angra, o ex-deputado estadual Gothardo Lopes Netto, que também é médico, foi fundamental para que o convênio fosse firmado.

- Estou muito feliz do projeto estar se tornando realidade. Isso não seria possível se não fosse a Conceição, incansável na busca por serviços de saúde de qualidade para Angra dos Reis. É o sonho se tornando realidade – disse Gothardo, que também já foi diretor do Hinja.

Pela parceria, a Prefeitura fará todas as obras de adequação e instalação e o Hinja disponibilizará equipamentos e mobiliário, além de funcionários. Serão três meses de preparação, orçada em R$ 370 mil. A previsão é inaugurar o serviço em outubro deste ano. A expectativa de atendimento mensal é de cerca de 60 consultas ambulatoriais, 40 quimioterapias e 30 cirurgias para tratamento oncológico inicialmente.

Com a vinda do centro, serão disponibilizadas ao tratamento dos pacientes atendidos pelo polo, áreas comuns ao hospital como Centro Cirúrgico, enfermarias, laboratórios, serviços de imagem e CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e a área especifica para o serviço de Oncologia, contendo ambulatório, sala de aplicação de quimioterápicos e farmácia de manipulação de quimioterápicos.

A prefeita de Angra, Conceição Rabha, lembrou que no início das negociações, no ano passado, a primeira ideia era apenas abrir uma unidade do Hinja, mas a prefeita, após negociações que envolveram o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, acabou conquistando Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que será referência para toda a região e disponibilizará serviços como quimioterapia, oncologia clínica e cirurgias oncológicas, com atendimentos por meio do Serviço Único de Saúde (SUS).

Na assinatura da ordem de serviço também estiveram presentes a interventora da Santa Casa de Misericórdia, Maricelma Datore, diversos secretários, vereadores, funcionários da Prefeitura de Angra e funcionários do Hinja, Volta Redonda.

FONTE:  PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

ESTE FOI UM REQUERIMENTO FEITO PELO VEREADOR FÁBIO MACEDO
DE Nº 1080/2013  COMO MOSTRADO ABAIXO;






PROUNI: PRÉ-SELECIONADOS DEVEM COMPROVAR INFORMAÇÕES A PARTIR DESTA SEGUNDA (16)


Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem se dirigir às instituições de ensino e confirmar as informações prestadas durante a inscrição. O prazo começa nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 24 de junho. O resultado da primeira chamada, divulgado no último domingo, está disponível na página do ProUni.

É preciso que o candidato verifique junto à instituição os horários e o local antes de comparecer e enviar os documentos, para que não perca o prazo e seja desqualificado do processo seletivo. Acesse a lista com a documentação necessária.



Entre os itens solicitados estão documento de identificação, comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio. Ao entregar a documentação, o candidato receberá o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni.

Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo, que difere do vestibular. Antes de escolher o curso e a instituição de ensino de seu interesse, o participante pode verificar esse método de seleção no momento da inscrição.

É vetada qualquer cobrança por parte das instituições. Pelas regras do programa,  não poderá ser cobrada nenhuma taxa.

Balanço

A segunda edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (Prouni) registrou 653.992 inscritos, 50% a mais do que na mesma edição de 2013, quando 436.941 candidatos habilitaram-se às bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. Como cada estudante pôde fazer até duas opções de curso, foram contabilizadas 1.269.084 inscrições.

Nesta edição do Prouni, as mulheres foram maioria, com 384.063 candidatas (59% do total). O programa atraiu os jovens: 392.329 (60%) dos inscritos têm entre 18 e 24 anos; 98.828 (15%) têm idade de 25 a 30 anos e 71.952 (11%), menos de 17 anos. Passaram dos 40 anos 4% dos candidatos (26.102).

O programa registrou 409.527 inscritos que se declararam pretos ou pardos (62,6% do total). Os brancos representam 34,9%; amarelos, 2,4%; 0,1% (853 candidatos) se declararam indígenas.

Entre os cursos preferidos estão as engenharias, com 166.807 inscrições. Administração recebeu 137.515, seguida por direito (119.447), ciências contábeis (61.169) e pedagogia (56.250).

Sobre o programa

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial. Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.

Cronograma do ProUni

Comprovação de informações: de 16 a 24 de junho
Resultado da segunda chamada: 4 de julho
Comprovação de informações: de 4 a 11 de julho
Adesão à lista de espera: 21 e 22 de julho
Comprovação de informações dos candidatos em lista de espera: 29 e 30 de julho

Fonte:     Portal Brasil com informações da Agência Brasil e Ministério da Educação








domingo, 15 de junho de 2014

MAIS MÉDICOS AUMENTA EM 30,7% ATENDIMENTO A DIABÉTICOS


Em menos de um ano, o Programa Mais Médicos já impacta na assistência à população dos municípios próximos a cidade de Campinas. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 64 cidades municípios que participam do programa aponta significativo aumento no número de consultas para atendimento de diabéticos, doença que exige acompanhamento regular na Atenção Básica.

Em janeiro de 2014, foram contabilizados 6.913 encaminhamentos na região, contra 5.290 no mesmo período do ano anterior, quando a população ainda não contava com o reforço dos profissionais do Mais Médicos. Juntos, os 64 municípios possuem 473 médicos do Programa.

Por meio do Programa, o estado de São Paulo ampliou em 2.187 o número de médicos atuando na atenção básica de 345 municípios. O Ministério da Saúde atendeu 100% da demanda por médicos apontada pelos municípios e superou a meta inicialmente estabelecida. Atualmente, o Mais Médicos garante assistência médica nas unidades básicas de saúde para mais de 7,5 milhões de paulistas.

Os impactos do Programa no estado foram apresentados pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta sexta-feira (13), em Campinas, durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros. O evento reuniu prefeitos e secretários de saúde de municípios de 64 próximos a Campinas. “Os impactos do programa Mais Médicos apontam para um atendimento digno, humanizado e de qualidade. Ao mesmo tempo, estamos avaliando os desafios que temos que superar daqui para a frente” avaliou Chioro.

Esse é um dos vários seminários que estão sendo realizados pelo governo federal em todo país para debater com gestores públicos os primeiros impactos do Mais Médicos na assistência da população que vive nas cidades beneficiadas pela iniciativa.

Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em mais de dois mil municípios que contam com pelo menos um médico do Programa servirão de base para essa discussão. São dados dos sistemas de acompanhamento da atenção básica (Siab e eSUS), alimentados pelas secretarias de saúde de todo o país.


FONTE: PORTAL BRASIL




sexta-feira, 13 de junho de 2014

FLIP VAI PRESTAR HOMENAGEM À EDUARDO COUTINHO

FLIP VAI PRESTAR HOMENAGEM À EDUARDO COUTINHO
João Moreira Salles, Cacá Diegues e Charles Ferguson falam sobre obra.
A organização da edição 2014 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta quarta-feira (11) que as inscrições para a Oficina Literária, que vai homenagear Eduardo Coutinho, estão abertas. Morto em fevereiro deste ano, o cineasta foi protagonista de uma das mesas mais memoráveis da Flip 2013.
A Oficina Literária da Flip convidou os cineastas Jordana Berg, João Moreira Salles, Cacá Diegues e Charles Ferguson, ganhador do Oscar de melhor documentário, para falar sobre a obra de Coutinho. As aulas acontecem acontece entre 31 de julho e 2 de agosto.
Estudantes ou profissionais com experiência na área de audiovisual, comunicação social, jornalismo, publicidade ou cinema, e com proficiência ou nível avançado em inglês podem ser inscrever para a oficina. As pré-inscrições vão até o dia 18 de junho e o valor da taxa de inscrição é R$ 120.
Interessados devem enviar para o email oficinaliteraria2014@flip.org.br currículo de uma página, contendo dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço completo, e-mail e telefones para contato) e informações acadêmicas e profissionais, além de uma carta de intenção de mil toques explicando os motivos da inscrição e apresentando portfólio de projetos ligados ao tema, se houver.

FONTE: ANGRANEWS

3 X 1 EM CIMA DA CROÁCIA FOI TUDO DE BOM... PARABÉNS SELEÇÃO BRASILEIRA

O primeiro jogo da copa de 2014 no Brasil foi um sucesso!   3 x 1 em cima da Croácia foi tudo de bom... rsrsrsr  que venha agora o México!  
Queremos parabenizar a comunidade do Parque Mambucaba que assistiu o jogo no telão montado na Rua 26.   Foi um sucesso a participação da comunidade que entendeu o espírito esportivo, tanto que, marcaram presença em massa, produzindo um grande volume de pessoas com o mesmo objetivo, prestigiar patrioticamente esse esporte que o povo brasileiro tanto ama.   Parabéns seleção Brasileira!  Parabéns Parque Mambucaba!


Palavras do Vereador Fábio Macedo.

BRASIL MARCA TRES E VENCE A CROÁCIA NO PRIMEIRO JOGO DA COPA DO MUNDO


A Copa do Mundo começou com muita emoção. Gol contra, belo gol de Neymar e lances de futebol dignos do maior torneio do mundo. O técnico Luiz Felipe Scolari escalou o Brasil com Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; Hulk, Neymar e Fred. A Croácia entrou em campo com Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko; Modric, Rakitic, Kovacic e Perisic; Olic e Jelavic. O treinador é Niko Kovac.

Nos dez primeiros minutos, a Croácia teve as principais oportunidades. Aos 6, Olic cabeceou com muito perigo. Quatro minutos depois, ele aproveitou a subida de Daniel Alves e avançou livre pela esquerda, cruzando para o centro da pequena área. Jelavic não conseguiu chutar e a Marcelo desviou a bola para dentro do gol. Julio César nem pode esboçar reação.

Aos 28, Oscar quase perdeu a bola no meio do campo, mas brigou pela bola e conseguiu tocar para Neymar. O atacante partiu para a entrada da área e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave esquerda e entrou de mansinho, sem dar chance à defesa de Pletikosa.

Aos 40, Neymar tentou passar por Rakitic e foi derrubado a alguns passos da área. O próprio Neymar bateu, mas a bola bateu na barreira e foi a escanteio.

Após sair atrás no placar por uma infelicidade de Marcelo, o Brasil reagiu e passou a ter o domínio do jogo. Com boa participação de Oscar, a Seleção passou a criar chances de gol. Em uma delas, o meia tocou para Neymar que empatou em chute de fora da área. Postada na defesa, a Croácia levou perigo nos contra-ataques e fez o goleiro Julio César trabalhar em alguns momentos.

O segundo tempo continuou com jogo disputado e com chances para os dois times. O segundo gol do Brasil veio aos 25 minutos. De pênalti, Neymar bate com força no canto direito, o goleiro Pletikosa ainda toca na bola, mas ela entra. O atacante brasileiro marca seu segundo gol na partida e coloca o Brasil na frente da Croácia no Itaquerão.

Mas o terceiro gol veio aos 45 minutos, com Oscar. O meia avança rápido pelo meio e, de biquinho, bate no canto direito do goleiro croata, selando a vitória brasileira.

Fonte:        Portal da Copa


quinta-feira, 12 de junho de 2014

BANCO CENTRAL LANÇA APLICATIVO PARA VERIFICAÇÃO DE CÉDULAS


O aplicativo Dinheiro Brasileiro foi lançado pelo Banco Central do Brasil, nesta quarta-feira (11),  para fornecer informações sobre os elementos de segurança do dinheiro, além de facilitar o reconhecimento das cédulas de Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros.

Disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store, o programa facilita ao usuário verificar as informações em caso de dúvida. Entretanto, o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.

Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o "Dinheiro Brasileiro" identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol.

As cédulas do Real contêm diversos elementos de segurança de fácil identificação, por exemplo, o número escondido – numeral com o valor da nota – fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz. Já a marca-d’água revela o valor da nota e a imagem do respectivo animal. O alto-relevo pode ser sentido pelo tato em diversas áreas das notas.

Câmbio legal

Também foi lançada, pelo Banco Central, uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal (Google Play Store, App Store) criado no ano passado.  A ferramenta para dispositivos móveis, além de localizar pontos de compra e venda de moeda estrangeira, conta com novas funcionalidades.

A partir de agora é possível consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O aplicativo também faz a conversão em mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações realizadas.

Fonte:

Banco Central 

É HOJE! BRASIL E CROÁCIA ABREM A COPA DO MUNDO 2014 NA ÁREA CORINTHIANS


A espera finalmente acabou! Chegou o dia da abertura da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014! Nesta quinta-feira (12), às 17h, a Seleção Brasileira entra em campo e enfrenta a Croácia na Arena Corinthians, em São Paulo.

Antes de a bola rolar, um grande espetáculo promete emocionar os cerca de 61 mil fãs que estarão no estádio, além dos milhares que acompanharão a cerimônia de abertura pela televisão.

Os torcedores podem chegar cedo: os portões serão abertos às 13h e o show começará às 15h15. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma apresentação de cerca de 25 minutos. Mais de 600 bailarinos entrarão em campo antes dos jogadores para mostrar a diversidade do País anfitrião. Além disso, Cláudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull interpretarão a canção oficial da Copa: “We Are One (Ole Ola)”.

- Informações da CET para chegar e sair da Arena de São Paulo

Reencontros
Brasileiros e croatas já se enfrentaram há oito anos, no dia 13 de junho de 2006, pela partida de abertura do Grupo F na Alemanha. A Seleção teve trabalho diante de uma formação bastante técnica e precisou se contentar com um gol de Kaká antes do intervalo para estrear com vitória em Berlim.

Embora o Brasil tenha renovado inteiramente o seu elenco desde então, entre os 23 jogadores da Croácia há dois que participaram daquele encontro: o goleiro Stipe Pletikosa e o capitão Darijo Srna. Além disso, Niko e Robert Kovac também estavam lá. O técnico de 42 anos, que disputou 83 jogos com a camisa croata, substituiu Igor Stimac auxiliado pelo irmão em outubro de 2013.

A hora e a vez da tecnologia
A tecnologia da linha do gol será empregada pela primeira vez em Mundiais em 2014. O sistema GoalControl-4D possui 14 câmeras de alta velocidade instaladas ao redor do campo, sendo sete apontadas para cada goleiro. A unidade central de tratamento envia um sinal de rádio criptografado para o relógio do árbitro em menos de um segundo para indicar se a bola cruzou a linha por meio de uma vibração e um símbolo visual.

Legado
Os 12 estádios que receberão as 64 partidas do torneio já foram testados. Metade das arenas foi inaugurada entre 2012 e 2013 para receber a Copa das Confederações e os outros seis palcos receberam jogos-teste neste ano.

Os complexos apresentam diversas novidades que aumentam o padrão de segurança e conforto para torcedores, delegações e imprensa. As medidas de sustentabilidade adotadas nas construções e operações das arenas servirão como referência, inclusive, para os próximos mundiais da Fifa.

Mas os ganhos de sediar um evento desse porte não ficam só nos estádios. A escolha do Brasil para sediar esse mega evento deixará para toda a população brasileira um legado cheio de avanços na infraestrutura, mobilidade urbana, segurança pública, economia, turismo, emprego, entre outros setores.



Confira uma lista de dez fatos curiosos sobre o Mundial que será realizado no Brasil

1. Projeto Andar de Novo: pela primeira vez na história um paraplégico vai dar o pontapé inicial na Copa do Mundo da Fifa Brasil de 2014 com a ajuda de um exoesqueleto. O projeto, capitaneado pelo neurocientista Miguel Nicolelis, está concluído.

2. Participação de oito campeões mundiais: com a última conquista da Espanha, a Copa do Mundo no Brasil vai reunir oito campeões mundiais: Brasil, Uruguai, Inglaterra, Argentina, Alemanha, França, Itália e Espanha.

3. Copa da diversidade: estudantes de escolas públicas que participam do Programa Mais Educação estão recebendo 48 mil entradas para os jogos da Copa. Outros 2 mil ingressos são distribuídos às populações indígenas por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Comitê Intertribal.

4. Bósnia e Herzegovina: pela primeira vez a seleção da Bósnia vai disputar uma Copa do Mundo. Ela estará no Grupo F, ao lado de Argentina, Irã e Nigéria.

5. Fortaleza vai receber dez títulos mundiais: o estádio Castelão vai sediar partidas de Brasil, Alemanha e Uruguai. Somados, são dez títulos mundiais em campo.

6. Investimentos que ficam no País: R$ 17, 6 bilhões em investimentos para a Copa do Mundo são para obras de infraestrutura e melhorias que ficarão no País. São investimentos em estações de metrô, terminais de integração, BRTS, VLTs, novas vias urbanas, investimentos em segurança, telecomunicações e turismo.

7. Três campeões mundiais no mesmo grupo: o grupo da morte desta Copa é formado por Uruguai, Inglaterra e Itália. São sete títulos mundiais, além da Costa Rica, disputando duas vagas pelo Grupo D.

8. Estádios sustentáveis: os 12 estádios da Copa preencheram os requisitos para conseguir o selo verde de sustentabilidade. O Castelão e a Fonte Nova já têm a certificação LEED.

9. Seleção de novatos: nenhum jogador da Seleção Brasileira é campeão do mundo.

10. Estatística a nosso favor: como lembrou David Luiz no coletivo da Seleção, Itália e Alemanha jogaram duas Copas em casa, ganharam uma e perderam outra. Como o Brasil já perdeu uma Copa em casa, em 1950, chegou a vez de sairmos vencedores.

Fontes:
Portal da Copa
Portal Brasil
Federação Internacional de Futebol