sábado, 31 de maio de 2014

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS RECEBE INSCRIÇÕES A PARTIR DE 9 DE JUNHO


O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação recebe, de 9 a 11 de junho, em uma única etapa, as inscrições para a edição deste segundo semestre. A partir do dia 5, os candidatos terão acesso on-line à relação de vagas, por curso e instituição.

O cronograma de todo o processo do ProUni relativo a esta segunda edição do ano foi publicado em portaria no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30).  O programa terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado em 15 de junho. O da segunda, em 4 de julho, ambos on-line, na página do programa na internet. Acesse o edital.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação.

O programa também oferece bolsas de estudos a pessoas com deficiência. São atendidos, ainda, professores da rede pública de ensino que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério da Educação




sexta-feira, 30 de maio de 2014

PROJETO ÁGUA OFERECE MAIS DE 600 VAGAS EM CURSOS A DISTÂNCIA


O projeto 'Água – Conhecimento para Gestão' está com inscrições abertas para seis cursos a distância até a próxima sexta-feira (6). As capacitações gratuitas oferecem 600 vagas em português e 30 em espanhol, em atividades que variam entre 20 e 40 horas.

Para participar candidatos devem acessar site do projeto e escolher o curso de interesse. Em seguida,  deve clicar no botão "Inscreva-se", que fica ativo para as turmas que estão disponíveis. Dúvidas também podem ser enviadas pelo site do projeto. As aulas acontecem pela internet e sem tutoria. Portanto, cada aluno realiza as atividades no seu ritmo. Para receber o certificado, é preciso concluir as atividades, segundo os critérios de aprovação.

As aulas começam em 23 de junho e terminam entre julho e agosto, em datas diferentes para cada curso. Os temas oferecidos são: Hidrologia Básica; Qualidade de Água em Reservatórios; Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos; Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos d’Água; Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos; e Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias.

'Água – Conhecimento para Gestão' é um convênio entre a ANA, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Itaipu Binaciona. O O objetivo  é desenvolver ações de comunicação, mobilização e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e países da América Latina. Há 36 cursos gratuitos semipresenciais e a distância disponíveis no catálogo, que já capacitaram cerca de 35 mil pessoas.

Saiba mais sobre os cursos ofertados:

Hidrologia Básica
O curso de Hidrologia Básica tem carga de 40 horas e um total de 60 vagas em português e 30 em espanhol. Voltada principalmente para agentes gestores de recursos hídricos, a capacitação busca ensinar os fundamentos básicos do ciclo hidrológico, descrevendo as principais características do monitoramento de recursos hídricos. As aulas vão até 3 de agosto com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento da gestão de recursos hídricos.

Qualidade de Água
Também com 40 horas e 60 vagas em português, o curso de Qualidade de Água em Reservatórios tem como públicos os agentes gestores, técnicos e analistas ambientais dos órgãos responsáveis pela gestão de recursos hídricos, além de profissionais de empresas de saneamento e do setor hidrelétrico. O objetivo é ensinar os fundamentos de gestão da qualidade da água em reservatórios no cotidiano destes profissionais, visando à garantia dos usos múltiplos da água. As atividades terminam em 10 de agosto.

Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias
Com 120 vagas em português e uma carga de 40 horas, o curso de Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias busca apresentar os instrumentos de planejamento de recursos hídricos e de gestão de bacias hidrográficas. As atividades se encerram em 10 de agosto e são voltadas para técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos e integrantes de organizações sociais e comitês de bacias.

Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos
No caso do curso de Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos, as aulas têm um total de 20 horas e estarão disponíveis até 20 de julho para 120 vagas em português. A capacitação busca ensinar diversos aspectos sobre este instrumento de gestão da água para membros de comitês de bacias hidrográficas e agentes gestores de recursos hídricos.

Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos d’Água
O curso tem como públicos os membros de comitês de bacia e representantes de órgãos gestores de recursos hídricos. A capacitação sobre os dois instrumentos de gestão da água oferece 120 vagas em português com uma carga de 20 horas. As atividades se encerram em 20 de julho.

Cobrança pelo Uso da Água
Também com 20 horas e 120 vagas em português, o curso sobre Cobrança pelo Uso da Água tem o objetivo de orientar membros de comitês de bacias e agentes gestores sobre os principais aspectos que envolvem este instrumento de gestão dos recursos hídricos, que já é aplicado em quatro bacias com rios de domínio da União: Paraíba do Sul; Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ); São Francisco; e Doce.


Fonte:
Agência Nacional de Águas




quinta-feira, 29 de maio de 2014

PREFEITA ASSINA CONVÊNIO PARA EQUOTERAPIA


A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, assinou nesta quarta-feira, 28, um convênio com o Haras Vale da Banqueta, única entidade da cidade que oferece o serviço de equoterapia (tratamento terapêutico e educacional com o apoio de cavalos).

— Trata-se de uma iniciativa importante, especialmente para as pessoas com necessidades especiais. Além de hidroterapia e fisioterapia, a equoterapia também é uma forma de acelerar a reabilitação dos cidadãos que necessitam de cuidados especiais. Este convênio demonstra a nossa preocupação em oferecer opções de tratamento digno aos moradores de Angra. É uma satisfação e me sinto gratificada por estar aqui hoje. Assumi o compromisso de construir um governo diferente, pautado no desenvolvimento do ser humano. É o que estamos fazendo — disse Conceição.

O convênio tem duração de doze meses, dotação orçamentária de R$ 200 mil e realizará cerca de cem atendimentos semanais, por meio do contrato celebrado com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

— Acompanho o trabalho da equoterapia há bastante tempo e sei dos esforços empenhados, por todos aqueles que participaram deste processo para que o convênio saísse do papel. A prefeita Conceição Rabha tem um olhar humano e busca sempre oferecer qualidade de vida a todos. Nesta questão não foi diferente — destacou Ana Cláudia Marinho, secretária de Saúde.

O serviço de equoterapia existe há alguns anos no município, porém este não funcionava de forma adequada, o que gerava apreensão aos usuários e responsáveis pelo programa.

— As antigas gestões operavam de forma burocrática e não aprovavam este convênio da forma necessária. Hoje, com nosso governo humanizado, colocamos a equoterapia como prioridade, pois esta é de suma importância para aqueles que possuem limitações motoras — disse o vice-prefeito Leandro Silva.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes indicados para a equoterapia serão identificados e encaminhados pelo próprio sistema público de Saúde, sendo que com o avançar do programa, o usuário sente uma melhora significativa.

— Minha filha participa do programa de equoterapia há nove anos e hoje percebo a melhora que ela conseguiu. Antigamente ela era paciente do Hospital Traumato Ortopedia (HTO), e por meio da equoterapia ela conseguiu alta e sanou o problema em sua coluna, que era uma atrofia — disse Maria Dirce Waldeck, mãe de uma usuária de 21 anos, que participou do programa.

Também participaram do evento, o proprietário do Haras Vale da Banqueta, Wander Fiúza; a fonoaudióloga, Sandra Gonçalves e Suelen Gomes, presidente da Sociedade Equestre de Angra dos Reis (SEAR).

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS








quarta-feira, 28 de maio de 2014

PREFEITURA DEFINE SEMANA DO MEIO AMBIENTE



Evento ocorrerá entre os dias 3 e 6 de junho, com o tema Pensar Global e Agir Local. Foto: Divulgação - PMAR
Evento ocorrerá entre os dias 3 e 6 de junho, com o tema Pensar Global e Agir Local
27/05/2014
Evento ocorrerá entre os dias 3 e 6 de junho, com o tema Pensar Global e Agir Local

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realizará entre os dias 3 e 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente, onde serão discutidos temas pertinentes às principais questões socioambientais do município. O evento acontecerá no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Universidade Uniabeu e no Cais de Santa Luzia.

Com o tema “Pensar Global e Agir Local: A Construção Participativa de Comunidades Sustentáveis”, sendo que o evento foi pensado e organizado para toda a população.

— Quando pensamos no tema motivador de nossas ações para esta Semana do Meio Ambiente, inicialmente, começamos a pensar em questões que fossem atuais e que representassem novos desafios no enfrentamento das questões socioambientais. Nesta discussão, começamos a apontar quais seriam estas diferentes questões, dentro do que consideramos contemporaneidade. Ao identificarmos algumas delas, nos demos conta de que não havia nada de muito novo, apenas novos formatos para antigos problemas percebidos localmente e que, cada vez mais, se ligavam a questões que ultrapassam limites geográficos e políticos e se caracterizavam como globais — explica Rita de Cássia, bióloga da secretaria de Meio Ambiente.

Desta forma, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente se concentrou nos esforços em organizar um conjunto de atividades que destaquem, através das diferentes atividades propostas, a ideia e, ao mesmo tempo, a necessidade, de uma organização local e de forma participativa, para a construção de comunidades sustentáveis, ou seja, comunidades organizadas e informadas.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Auditório CEA

3 de junho (terça)

- 8h30 às 10h30: Exibição de filmes temáticos com a participação de dinamizadores
- 10h30 às 12h30: Peça teatral “Ratos na minha casa, não!” (Secretaria de Saúde)
- 14h às 15h30: Exibição de filmes temáticos com a participação de dinamizadores
- 15h30 às 17h: Peça teatral “Ratos na minha casa, não!” (Secretaria de Saúde)
- 19h: Abertura solene com a presença de Gestores Públicos e Autoridades: Prefeita, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, INEA, IBAMA, ICMBIO, Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande e deputado estadual Carlos Minc.
- 21h - Coquetel

Hall do CEA

- 8h30 às 17h – Exposições (Mostra de Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Exposição Marinha Itinerante (Projeto Costão – UERJ/Transpetro), Exposição Pedagógica de Orquídeas, Exposição do Projeto Coral Sol.

Tenda (CEA)

- 8h30 às 17h – Exposições, Orquidário, Desastres Naturais: Um olhar crítico de nossa realidade (Secretaria Municipal de Saúde), Exposição informativa sobre serviços e projetos (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Coleta Seletiva (Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos).
- 8h30 às 12h – Oficina de Horta Urbana (Secretaria Municipal de Atividades Econômicas).
- 14h às 17h – Oficina de Horta Urbana (Secretaria Municipal de Atividades Econômicas)

Sala Verde (CEA)

- 8h30 às 12h – Oficina de Produção Musical (Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia)
- 14h às 17h – Oficina de Produção Musical (Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia)

4 de junho (quarta)

- 8h30 às 10h30: Exibição de filmes temáticos com a participação de dinamizadores
- 10h30 às 12h30: Peça teatral “Ratos na minha casa, não!” (Secretaria de Saúde)
- 14h às 15h30: Exibição de filmes temáticos com a participação de dinamizadores
- 15h30 às 17h: Peça teatral “Ratos na minha casa, não!” (Secretaria de Saúde)
- 19h às 20h30 – Palestra “Gestão Integrada de Recursos Hídricos”.
Palestrante: Pedro França Magalhães (Comitê de Bacia Hidrográfica da Baia da Ilha Grande), Alexandre Giovanetti(Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis) e Felliphe Mota Carvalho (UFRJ).
- 20h30 às 22h - Palestra “Gestão de Resíduos Sólidos”.
Palestrante: Ricardo Abreu de Toledo (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

UNIABEU
- 19h às 20h30 – Palestra “Educação Ambiental no Ambiente Costeiro”
Palestrante: SEBRAE

Hall do CEA

- 8h30 às 17h – Mostra de Projetos (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Exposição Marinha Itinerante (Projeto Costão – UERJ/Transpetro), Exposição Pedagógica de Orquídeas, Exposição do Projeto Coral Sol.

Tenda

- 8h30 às 17h – Exposições, Orquidário, Desastres Naturais: Um olhar crítico de nossa realidade (Secretaria Municipal de Saúde), Exposição informativa sobre serviços e projetos (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Coleta Seletiva (Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos).
- 8h30 às 12h – Oficina Pet Verde (UFRRJ).
- 14h às 17h – Oficina Pet Verde (UFRRJ).

Sala Verde (CEA)

- 8h30 às 12h – Oficina de Contação de Histórias (Biblioteca Escolar/Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia).
- 14h às 17h – Oficina de Contação de Histórias (Biblioteca Escolar/Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia).
- 19h às 22h – Oficina de Ikebana (Messiânica)

5 de junho (quinta)

Cais de Santa Luzia

- 9h – Caminhada; Circuito Sensorial: “Que lugar é esse? – Pontos positivos e negativos” (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).
Percurso: Saída do Cais Santa Luzia até ao CEA.
Área Externa (CEA)
- 10h30 – Roda de Capoeira (Fundação de Cultura de Angra dos Reis).

Auditório (CEA)

- 14h às 15h30 EXIBIÇÃO DE FILMES TEMÁTICOS – com a participação de dinamizadores
- 15h30 às 17h – Peça Teatral “Ratos na minha casa, não!” (Secretaria Municipal de Saúde)
- 19h às 20h30 – Palestras “Programa Nossa Cidade: Ampliando o olhar e a percepção sobre o ambiente urbano” – Apresentação dos projetos: Parque do Mangue e Parque da Cidade
Palestrante: Ana Paula Nascimento (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano)
- 20h30 às 22h – Palestra “Direito Ambiental”.
Palestrante: Rogério Rocco (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente).

Hall (CEA)

- 8h30 às 17h – Exposições; Mostra de Projetos (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Exposição Marinha Itinerante (Projeto Costão – UERJ/Transpetro), Exposição Pedagógica de Orquídeas, Exposição do Projeto Coral Sol

Tenda (CEA)

- 8h30 às 17h – Exposições; Orquidário, Desastres Naturais: Um olhar crítico de nossa realidade (Secretaria Municipal de Saúde), Exposição informativa sobre serviços e projetos (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Coleta Seletiva (Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos).
TROCA/DOAÇÃO DE MUDAS – Troca de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica por 1Kg de alimento não perecível (Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia).
- 14h às 17h – Oficina; Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PROMONTAR - UERJ/Eletronuclear).

06 de junho (sexta)

Auditório (CEA)

- 8h30 às 10h30: Exibição de filmes temáticos com a participação de dinamizadores
- 10h30 às 12h30: Peça teatral “Ratos na minha casa, não!” (Secretaria de Saúde)
- 14h às 15h30: Exibição de filmes temáticos com a participação de dinamizadores
- 15h30 às 17h: Peça teatral “Ratos na minha casa, não!” (Secretaria de Saúde)

Hall (CEA)

- 8h30 às 17h – Exposições; Mostra de Projetos (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Exposição Marinha Itinerante (Projeto Costão – UERJ/Transpetro), Exposição Pedagógica de Orquídeas, Exposição do Projeto Coral Sol.

Tenda (CEA)

- 8h30 às 17h – Exposições; Orquidário, Desastres Naturais: Um olhar crítico de nossa realidade (Secretaria Municipal de Saúde), Exposição informativa sobre serviços e projetos (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Coleta Seletiva (Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos).
- 14h às 17h – Oficina: Na lama do meu quintal - O que o mangue tem a ver comigo? (Natalia Barcelos – Aluna de Biologia CEDERJ/UFRJ).
- 18h – Quintal do Mangue; “Música & Meio Ambiente”.
Evento cultural, com apresentação de banda musical.

UNIABEU

- 8h30 às 12h – Oficina de Fotografia (SESC)

- 14h às 17h – Oficina de Fotografia (SESC)

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

segunda-feira, 26 de maio de 2014

PRONATEC OFERECE VAGAS EM CURSO DE SOLDA E ELÉTRICA


A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, abriu 52 novas vagas para o curso de soldador eletrodo revestido aço carbono e eletricista instalador predial de baixa tensão, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 16 vagas para a primeira turma de soldador, 16 vagas para a segunda turma da mesma qualificação profissional e 20 vagas para eletricista. As inscrições podem ser feitas na Casa do Bolsa Família, até o dia 28 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o término das vagas.

O curso de soldador é oferecido para maiores de 18 anos, que tenham no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental. Já o curso de eletricista tem como requisito as pessoas maiores de 18 anos e com escolaridade mínima do 9º ano do ensino fundamental. O curso é gratuito e o aluno recebe auxílio-transporte (2 passagens), auxílio-alimentação e material didático. Os documentos necessários para a inscrição são: cópias da identidade, CPF e comprovante de residência, além do comprovante de escolaridade e o número de identificação social (NIS). Caso o candidato não tenha o NIS, o mesmo poderá solicitar no local.

As aulas serão iniciadas no dia 9 de junho e serão ministradas na unidade do Senai, situada na Rua Alagoas, s/nº, na Jacuecanga.

A Casa do Bolsa Família fica na Avenida Almirante Júlio César de Noronha, nº 316, São Bento. Para obter mais informações entre em contato pelo telefone 3377-8384 ou 3368-7308.

FONTE: ANGRANEWS




POSTO PROVISÓRIO DA DELEGACIA COMEÇA A FUNCIONAR


A Prefeitura de Angra dos Reis e a Polícia Civil do Estado  do Rio de Janeiro colocam em funcionamento a partir deste sábado, 24, o posto de atendimento provisório da 166ª DP na Praia do Anil. O espaço vai funcionar até a conclusão da reforma da sede da delegacia, no Centro da cidade. A abertura do posto foi determinação da prefeita Conceição Rabha para atender a um pedido da população, que queixava-se da falta de atendimento no Centro.

O local usado para o posto estava abandonado há vários anos e foi completamente reformado e equipado pela Prefeitura, com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

O prédio principal da 166ª DP, na avenida Julio Maria, está sendo totalmente reformado. A obra foi contratada pelo Governo do Estado, após intervenção e insistência da prefeita Conceição. A 166ª DP será transformada em Delegacia Legal e receberá ainda uma unidade da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). O programa Delegacia Legal existe há 13 anos e Angra dos Reis é a última cidade do Estado a receber o investimento.

FONTE: PORTAL BRASIL



domingo, 25 de maio de 2014

PROFESSORA CRIA JOGO EDUCATIVO SOBRE IMUNOLOGIA


Qual a primeira imunoglobulina sintetizada pelo feto? Qual a única imunoglobulina capaz de passar pela placenta? Essas e outras perguntas fazem parte do jogo Imunoreal, criado pela professora-pesquisadora Flávia Ribeiro, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O objetivo do jogo é estimular o processo de aprendizagem dos alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde na habilitação de Análises Clínicas.

“Sempre me interessei em pesquisar e criar estratégias didáticas a fim de facilitar a aprendizagem desse conteúdo complexo. Criei o jogo porque, assim como faço nas aulas, tento fazer associações para facilitar o entendimento da matéria pelos alunos”, conta Flávia, que ministra a disciplina de Imunologia desde 2008.

O Imunoreal é um jogo de perguntas e respostas, com 40 cartas que possuem uma questão e cinco opções de resposta. Sua função é revisar o conteúdo ministrado na disciplina de Imunologia, que estuda as células e os órgãos e sua interação no sistema imunológico.

Opção para as aulas de Química

Para jogar, a turma é dividida em quatro equipes, que escolhem um nome para o time, como Ig Ótimos, Ostimócitos, Imunoglobinas Perspicazes, entre outros relacionados ao conteúdo da disciplina. Após sortear a equipe que vai começar, um representante do grupo escolhe uma carta com uma pergunta. O aluno, então, diz se vai responder à pergunta sozinho ou com a ajuda da equipe. Após a resposta, a turma discute se a alternativa escolhida está correta ou não e, depois, Flávia explica qual é a resposta certa. “Ao mesmo tempo em que o aluno se sente desafiado a responder sozinho, o jogo estimula o trabalho em equipe e a competitividade”, diz a professora.

“O jogo me ajudou muito a entender melhor a matéria. A dinâmica do jogo faz a gente gravar mais os conteúdos do que quando a gente só tem a aula teórica”, diz a aluna Adriana Oliveira, sugerindo a utilização de jogos para a disciplina de Química, cujo conteúdo também é complexo.

Flávia destaca que, nessa faixa etária, os jovens estão sujeitos a um bombardeio de informações que desviam a atenção deles, por isso, é importante buscar alternativas didáticas que chamem a atenção desses alunos e facilitem a compreensão do conteúdo ministrado. “Os adolescentes estão na fase que alguns autores chamam de ‘tempo de dispersão’, então é um desafio grande conseguir atrai a atenção desses jovens”, ressalta a professora.

Fonte:
Fundação Oswaldo Cruz




ENEM TEM AUMENTO DE 21,8% NO NÚMERO DE INSCRIÇÕES


O ministro da Educação, Eduardo Paím, divulgou o balanço de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem), neste sábado (24). De acordo com o ministro, o número de inscrições alcançou um crescimento de 21,8%, em relação à última edição, o que representa mais de 9,5 milhões de candidatos.

"Todo ano achamos que chegamos ao um determinado patamar que não tem como crescer. Mas alcançamos esse crescimento 21,8%. Então isso prova que temos uma grande expectativa dessa questão da educação. Cada vez mais as pessoas estão percebendo que podem mudar suas vidas por meio da educação", afirmou o ministro.



De acordo com o balanço apresentado, as regiões Nordeste e Sudeste foram as que apresentaram o maior número de inscritos:  3,06 milhões e  3,4 milhões, respectivamente.

Pagamento da inscrição

Durante a coletiva de imprensa, o ministro da Educação reforçou a orientação de que o pagamento deve ser feito até o dia 28 de maio. De acordo com Paím, as inscrições só serão confirmadas após o pagamento do boleto, que custa R$ 35.

Estudantes de escolas públicas ou que concluíram o ensino médio em escola pública e pessoas com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, são isentos do pagamento.



Critério de seleção

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos

FONTE: PORTAL BRASIL


sexta-feira, 23 de maio de 2014

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2014 TERMINAM HOJE (23)

Inscrições para o Enem 2014 terminam nesta sexta (23)

O prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 termina às 23h59 desta sexta-feira (23). Estudantes interessados em ingressar no ensino superior, devem acessar a página do exame pela internet e efetuar a inscrição. Cabe ressaltar que o pagamento da taxa de R$ 35 pode ser efetuado até as 16h do dia 28 de maio.

Entre as novidade desta edição de 2014, o hotsite do exame trouxe ao candidato um passo a passo de como efetuar a inscrição.  Embora essa novidade permita uma maior clareza e acesso às informações, muitos estudantes ainda possuem dúvidas e dificuldades durante o processo. 

Alguns obstáculos enfrentados pelos candidatos derivam de problemas operacionais. Por isso, a dica é acessar o site de inscrições fora dos horários de pico. Apesar do alerta aos estudantes, o Inep afirma que o site está preparado para suportar até 200 mil acessos simultâneos. 

Além disso, caso o candidato esqueça sua senha de acesso ao sistema, é preciso acessar novamente o site de inscrição para que seja feito o reenvio por e-mail ou via SMS. Já as alterações de dados cadastrais, cidades de provas e opção de língua estrangeira, só serão permitidas durante o período de inscrição.

Ainda durante o processo, os candidatos que visualizarem qualquer mensagem de erro durante a inscrição recomenda-se atualizar a página do navegador. Se o problema persistir é preciso que o usuário efetue a operação em outro navegador.

Critério de seleção

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.




FONTE: PORTAL BRASIL

ESTÁCIO DE SÁ ANUNCIA CURSOS EM ANGRA

ESTÁCIO DE SÁ ANUNCIA CURSOS EM ANGRA
Notícia foi dada pela Prefeita Conceição Rabha.
A Prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, recebeu nesta quarta-feria, 21, visita da direção local da universidade Estácio de Sá, cujo campus Angra, localizado em Jacuecanga, foi inaugurado no ano passado. Segundo ela, nas próximas semanas a universidade oferecerá 600 vagas  em cursos do Pronatec e no próximo semestre deverá ser iniciado ocurso de Ciências Contábeis. Em 2015 Angra receberá cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura e Estética/Beleza (em nível superior) e há um trabalho para viabilizar o curso de Direito. Ainda segundo a prefeita, em 2016 a Estácio de Sá prevê trazer para o município os cursos Psicologia, Educação Física e Engenharia Elétrica.
“A primeira boa notícia é que a Estácio conseguiu habilitar-se de forma direta no Ministério do Desenvolvimento Social para oferecer, em poucas semanas, cursos do Pronatec na cidade. Serão 600 vagas. A Prefeitura já oferece cursos do Pronatec desde o ano passado e já formamos mais de 800 pessoas. Outra notícia é o calendário de cursos previstos para 2014 a 2016. Há uma possibilidade da abertura do curso de Direito também, mas ainda depende de autorização do Ministério da Educação. Vou brigar por isso. Fiquei bem animada com a possibilidade de ampliarmos as oportunidades de acesso ao ensino superior em Angra e darei todo apoio à iniciativa da Estácio e de outras faculdades que têm me procurado para abrir unidades em Angra”, garantiu a Prefeita.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

DILMA SANCIONA LEI QUE TORNA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES CRIME HEDIONDO


Nesta quarta-feira (21), a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a lei que classifica a exploração sexual de crianças e adolescentes como crime hediondo. A aprovação do Projeto de Lei acontece em um momento em que todo o País se mobiliza para as questões da violência contra as crianças e adolescentes.

De acordo com a nova lei (PL 7220/14), os condenados por este tipo de crime não terão direito à anistia ou qualquer tipo de indulto e não poderão pagar fiança. Além disso, terão de cumprir pelo menos 2/5 da pena no regime fechado antes de pedir a progressão a outro regime, em caso de réu primário, e 3/5 em caso de reincidentes. Nos crimes comuns, a progressão de pena pode ser pedida após o cumprimento de 1/3 da condenação.

Através de sua conta no Twitter, a presidenta disse: "A partir de hoje, o Brasil passa a contar com um forte instrumento legal na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Sancionei a lei que faz dessa prática um crime hediondo, impondo sentenças mais duras. Participaram da cerimônia os criadores do aplicativo #ProtejaBrasil, que denuncia violência contra crianças, @xuxameneghel, madrinha do #Disque100, e o cantor @Serjaooficial, parceiro do #ProtejaBrasil."

A cerimônia de sanção da lei contou ainda com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti. A programação prevê o lançamento da publicação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a apresentação do Dossiê Amazonas, e ainda uma solenidade e entrega do Prêmio Neide Castanha, que busca homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e que está em sua quarta edição.

Caravana Siga Bem Criança

As atividades da caravana Siga Bem Criança tiveram início no período da manhã com uma passeata em Brasília (DF) a partir da Funarte, no eixo Monumental, até o estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Durante o percurso, a ministra Ideli Salvatti, a apresentadora Xuxa Meneghel e do cantor Sérgio Reis convidaram a população para juntos combaterem o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A oitava edição da caravana prevê duas equipes percorrendo um total de 30 mil quilômetros, passando por 95 municípios de 20 estados. Este ano, a Caravana Siga Bem percorre o país em duas equipes No total, são 12 caminhões, sendo 8 carretas e 4 caminhões truck, 2 ônibus e 4 carros de apoio, que percorrerão aproximadamente 30 mil quilômetros de estradas, visitando cerca de 20 estados, incluindo o Distrito Federal e 95 cidades, no período de noves meses.

Visita ao Disque 100

Logo após o encerramento da Caravana, âs 13h30, a apresentadora Xuxa Meneghel, acompanhada da ministra Ideli Salvatti, visita a Central de Atendimento do Disque Direitos Humanos – Disque 100, em Brasília. Na ocasião, Xuxa deverá atender uma ligação aleatória da Central, acompanhada de um teleatendente.

Prêmio Neide Castanha

Ainda na quarta-feira (21), às 14h, a Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados em Defesa da Criança e do Adolescente realiza a cerimônia em alusão ao 18 de Maio e a 4ª Edição do Prêmio Neide Castanha, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e no enfrentamento da violência sexual.

A apresentadora Xuxa Meneghel é uma das presenças aguardadas. Xuxa é representante da Rede Não Bata, Eduque!, que combate o uso de castigos físicos contra crianças e adolescentes. O evento é realizado em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Arena Corinthians

No último domingo (18), a campanha nacional para divulgar os compromissos da Mobilização Nacional Proteja Brasil – Faça Bonito com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes foi aplaudida pelos torcedores presentes no jogo de inauguração da Arena Corinthians.

A iniciativa contou com a exposição de uma bandeira com 30 metros de comprimento minutos antes da partida entre Corinthians e Figueirense quando o estádio já estava próximo de sua lotação. O público pagante foi de 36.123 pessoas.

Fonte:      Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo






quarta-feira, 21 de maio de 2014

RECURSOS PARA AÇÕES DE CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA ESTARÃO GARANTIDOS NOS PRÓXIMOS 25 ANOS


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e representantes de instituições parceiras anunciaram, na manhã desta quarta-feira (21) recursos financeiros para o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), destinados às ações dos próximos 25 anos.

Durante a coletiva, a ministra assinou a portaria que institui a terceira fase do Arpa, que visa atender 60 milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia.

Segundo a Izabella Teixeira, por ser um programa de Estado, o Arpa resgata o passado construtivo e complexo, e fala do futuro. “O fato de termos essas fases todas e sinalizarmos uma nova [...] nos coloca desafios importantes: de enxergar que Amazônia é essa e qual sua envergadura social e econômica. Nos remete também a uma visão estratégica sobre a governança pública ambiental nos próximos anos."

De acordo com a ministra, um dos desafios atuais é mudar leitura de visão estratégica sobre gestão ambiental no País. “Teremos que, em função do Arpa, discutir a questão ambiental de maneira mais estruturada e estratégica”, afirmou. Também informou que está na agenda da pasta estender o Arpa por toda a Amazônia, além do Brasil. "Essa é uma discussão não só de conservação, mas social."

Izabella Teixeira adiantou que nesta sexta-feira (23), o Ibama vai anunciar os alertas de desmatamento na Amazônia: “Até dezembro de 2014, queremos desfazer a maior quadrilha de desmatamento da Amazônia. Parte dessa estratégia de combate ao desmatamento tem a ver com proteger as Unidades de Conservação do Arpa. A maioria estão em zona de conflito, e temos que trabalhar isso em outra envergadura.”

Sobre o Arpa

Lançado em 2002, o Arpa é considerado um dos programas mais importantes na conservação de florestas tropicais em todo o mundo. Foi criado com o objetivo de proteger 60 milhões de hectares em Unidades de Conservação e promover o desenvolvimento sustentável da região.

O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e gerenciado financeiramente pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Conta com financiamento de diversos parceiros, entre os quais o Global Environment Facility (GEF), por meio do Banco Mundial; o governo da Alemanha, através do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW); a Rede WWF, por meio do WWF Brasil, e o Fundo Amazônia, gerenciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério do Meio Ambiente





ANVISA SUSPENDE MEDICAMENTO COM CONTRADIÇÕES NA BULA


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21) determinando a suspensão do comércio e do uso de lotes do medicamento Azulfin (500mg).

A medida foi tomada após a Agência constatar que as bulas dos lotes continham informações contraditórias quanto à posologia do medicamento, que informa como os medicamentos devem ser dosados.

A resolução determina ainda que a Apsen Farmacêutica S.A (SP), empresa que produz o Azulfin, promova o recolhimento dos estoques existentes no mercado.

Os lotes são: 13040313 e 13070483, de 30 comprimidos, e os de 60 comprimidos são: 13070025, 13070026, 13070027, 13070028, 13070073, 13070074, 13070120, 13070121, 13070122, 13070390, 13070391, 13070392, 13070393, 13070394, 13070395, 13070397, 13070398, 13070408, 13070409, 13070410, 13070476, 13070478 e 13070479.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional


AULA INAUGURAL DO PNAIC MATEMÁTICA



A Prefeitura de Angra, Por Meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou nenhum Sábado, 17, a aula inaugural do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Compondo a mesa estavam a prefeita Conceição Rabha, o Vice-Prefeito, Leandro Silva, o secretario de Educação, Neirobis Nagae, a Subsecretaria de Educação Patrícia Dal Col, o Coordenador da Gerência de Ciência e Tecnologia, Márcio da Silva Dourado, ea presidente fazer Conselho Municipal de Educação, Gluaciane Soares Basílio.

O Encontro Teve Como Objetivo abrir oficialmente como Formações fazer Pacto de 2014, com alfabetização em Matemática. Uma das tarefas da Didática da Matemática e aproveitar uma Curiosidade dos Alunos e Explorar situations e Contextos problematizáveis, partindo da Cultura e das Histórias de Vida, Das Experiências e Conhecimentos previos das Crianças. O Pnaic Matemática TEM Como Finalidade problematizar e organizar parágrafo Que OS Alunos pensem matematicamente Frente a Problemas e ao Mundo Que OS cerca. O Pacto ACREDITA Que ISSO e Mais Que fazer Ensina-las Como Fazer como Contas UO memorizar nomos de Figuras.

O Pnaic E hum Compromisso Formado Entre OS governos federal, Estadual e municipal parágrafo Alfabetizar como children ATÉ Oito Anos de idade.

Como Formações fazer Pacto aconteceram los de 2013, com alfabetização los Língua Portuguesa. Cerca de 80% dos Professores do Ciclo de Alfabetização da Rede, fazer 1 º AO 3 º ano, FAZEM Projeto Parte Desse.

Para a prefeita Conceição Rabha o Programa se tornou inclusivo à Medida Que Gerou OPORTUNIDADE parágrafo como children se alfabetizarem, permitindo AOS Professores de Qualificação de para trabalharem Pela Alfabetização na idade Certa.

- Vejo ESSE Pacto Como hum Programa inclusivo, o Porque a Partir fazer Momento Que elementos alfabetiza como children e permite a Qualificação dos Professores de para trabalharem a alfabetização na idade Certa, vai par possibilitar a Vida escolar hum Melhor desempenho e Maior Desenvolvimento. ESTAMOS Dando Início a Mais um Módulo, o Opaco prova o Sucesso EO comprometimento dos nossos Profissionais de Educação - afirmou Conceição.

O professor e Coordenador Márcio Dourado discursou sobre a desmistificação da Matemática, Opaco E rotulada Como UMA Linguagem de sempre Muito complicada. Segundo a Coordenadora fazer Pnaic los Angra, Débora Júdice, Este Ano ESSE SERA O Tema Central do Pacto.

- Vamos trabalhar de Modo articulado e de forma interdisciplinar, Fazendo com Que OS Professores trabalhem com uma Realidade fazer Aluno. Localidade: Não Como UMA Coisa separada, mas de Como UMA Coisa oriunda da Realidade e fazer dia-a-dia. A Matemática e Mais que Opaco continhas e nomenclaturas - Disse Débora.




FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS




segunda-feira, 19 de maio de 2014

PARABÉNS À ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA HISTÓRICA DE MAMBUCABA

Neste sábado (17) a Associação de Moradores da Vila Histórica de Mambucaba, comemorou com uma linda festa, seu vigésimo sétimo aniversário. O mandato do Vereador Fábio Macedo e seus colaboradores, parabenizam o Sr. Agnelo, Presidente da Associação e toda a sua diretoria, pelo excelente trabalho ao longo desse período administrativo.  Parabéns Agnelo!  Parabéns à Associação de Moradores da Vila Histórica de Mambucaba!

ANGRA RECEBE VISITA DE MINISTRA CUBANA


A vice-ministra da Saúde de Cuba, Cristina Luna, visitou o município de Angra dos Reis, na manhã de quarta-feira dia 14. O objetivo foi acompanhar mais de perto as atividades do grupo de 12 médicos cubanos que atuam no município. Cristina foi acompanhada por Rodrigo Oliveira, referência estadual do programa Mais Médicos do governo federal e de representantes do governo de Cuba.

A ministra foi recebida pela prefeita Conceição Rabha, e o vice-prefeito Leandro Silva, na Casa Larangeiras, onde recebeu um livro que conta a história de Angra dos Reis.

— Quando estive em Cuba, na época que ainda era vereadora, fiquei impressionada com a qualidade do atendimento e com a humanização dos profissionais médicos. Nosso governo é pautado em oferecer um sistema de saúde de qualidade ao cidadão e a chegada dos médicos cubanos foi de grande valia, pois aumentamos a cobertura de assistência das estratégias de saúde da família, que antes eram 19 e hoje chegamos a 60 — disse Conceição.

Dos municípios do porte de Angra dos Reis, a cidade foi uma das que mais recebeu médicos através do programa do governo federal.

— Cada vez que somos solicitados a ajudar um país, sentimos uma enorme satisfação. Buscamos levar humanização para os locais mais distantes, e visitar uma cidade como Angra dos Reis é perceber que nossos médicos estão atuando e sendo reconhecidos pela população — falou Cristina Luna.

Após quatros meses de atuação dos médicos do Programa “Mais Médicos”, do governo federal, os profissionais estão sendo bem avaliados pela população. Com o programa, foi possível ampliar o número de consultas aos usuários da rede municipal de saúde.

— Estamos buscando constantemente a melhoria do sistema de saúde de nosso município e consequentemente o aumento na oferta de consultas médicas. É evidente que em pouco mais de um ano, a rede de saúde de Angra dos Reis sofreu uma grande revolução e muito mais ainda será feito — destacou Leandro Silva.

Após a recepção inicial, a comitiva cubana e a Secretária de Saúde, Ana Cláudia Marinho, seguiram para a Estratégia de Saúde da Banqueta, onde acompanharam o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo médico Ariel Alvarez. Depois foram para o Encruzo da Enseada e conversaram com a médica Yulegnis Martinez, que atua desde dezembro na unidade de saúde.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS





domingo, 18 de maio de 2014

CERCA DE 1,8 MILHÃO DE TRABALHADORES AINDA NÃO SACARAM ABONO SALARIAL


Segundo a coordenação do Abono Salarial já foram pagos o benefício a 20.7 milhões de trabalhadores, um total de 13.9 bilhões em recursos. A taxa de habilitação chega a 91% do total de abonos a serem pagos no período 2013/14, restando ainda um total de 1,8 milhão de trabalhadores aptos a receber o benefício de R$ 724,00, sendo a maior parte deles no estado de São Paulo (5.548.084), seguido de Minas Gerais (2.699.455) e Rio de Janeiro (2.071.956), todos da Região Sudeste que concentra 10,8 milhões de trabalhadores.

Beneficiários

São beneficiados os trabalhadores que tiveram os dados informados na RAIS, e que tenham atendido aos seguintes critérios: estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público, durante pelo menos 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do PIS/PASEP (empregadores cadastrados no CNPJ); e ter recebido em média até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado.

Onde receber

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa. Os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no PASEP.

Abono Salarial

O Abono Salarial é um importante direito do trabalhador brasileiro, que tem um orçamento da ordem de R$ 17 bilhões por ano e cujos pagamentos estão em absoluta normalidade. Até o momento, já foram pagos mais de 91% dos benefícios previstos para o ano e os trabalhadores que ainda não sacaram têm até junho para fazê-lo.

Os recursos que eventualmente não forem sacados são revertidos em Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Fonte:   Ministério do Trabalho e Emprego





SAIBA QUEM PODE FAZER A PROVA DO ENEM 2014


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já alcançou a marca de 3 milhões de inscritos. As inscrições foram iniciadas na última segunda-feira (12) e o prazo termina no próximo dia 23, às 23h59. Mas, apesar do grande número de inscritos, as dúvidas sobre quem pode realizar a prova continuam.

O Enem é obrigatório para alunos de escolas públicas interessados em bolsas de estudo, sejam elas parciais ou integrais, em universidades particulares por meio do Prouni, Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior pago por meio do Fies.

Além de estudantes prestes a ingressar na graduação, ou que já estão no ensino superior, o Enem ainda serve para que adultos que não completaram o ensino básico possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Para sanar possíveis dúvidas sobre o Enem 2014, a presidenta Dilma Rousseff respondeu, na manhã da última quinta-feira (15), a perguntas dos internautas por meio da ação "Face to Face", na página do Palácio do Planalto no Facebook.

Em um dos comentários, a presidenta lembrou que não é preciso cursar o ensino médio para prestar o Enem, e também apresentou dois exemplos de oportunidades: “As possibilidades são as seguintes: primeiro, se você fez o ensino médio, mas não concluiu, você pode fazer o Enem. Se tirar mais de 450 pontos em cada uma das provas e 500 na redação, e tiver 18 anos ou mais, você recebe uma certificação de conclusão do ensino médio. Segundo, se já concluiu o ensino médio, você pode fazer o Enem e concorrer a uma das vagas nas universidades federais e públicas. Terceiro, como você sabe, durante todo o ensino médio é possível fazer o Enem”.

Estudantes de classes hospitalares também poderão fazer o Enem. Para isso, é fundamental que essa informação seja prestada no ato da inscrição. O participante nessa situação deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 400 pontos no Enem, entre outros requisitos. Desde 2004, quando foi criado, o Prouni já ofereceu mais de 1,2 milhão de bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Universidades portuguesas aderem ao exame

Estudantes brasileiros terão mais uma opção de acesso ao ensino superior em Portugal. O país tem duas universidades que aceitam a nota do Enem para o ingresso em cursos de graduação. A Universidade da Beira Interior, em Covilhã, e a Universidade de Coimbra.



Fonte:    Portal Brasil


sábado, 17 de maio de 2014

ANGRA CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL

ANGRA CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL
Campanha será realizada em três dias, com palestras e panfletagem.
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, promove no domingo, 18, a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O evento é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que foi instituído em 18 de maio 2000.
A lei foi criada em decorrência do “crime Araceli”, que aconteceu na cidade de Vitória, no Espírito Santo, em 1973, comovendo todo o Brasil. A menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, barbarizada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune. Essa data é mais um elemento para a mobilização da sociedade no enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.
SEGUE ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
- 18/05 (domingo)
10h – Panfletagem na Praça do Porto e Rodoviária.
- 27/05
10h – Panfletagem e palestra no Cras do Parque Mambucaba.
- 29/05
14h – Panfletagem e palestra no Cras da Monsuaba.
FONTE: ANGRANEWS

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ENEM 2014: NÚMERO DE INSCRITOS JÁ É SUPERIOR A 2,2 MILHÕES

Enem 2014: Número de inscritos já é superior a 2,2 milhões

Até as 12 horas desta quinta-feira (15), 2.220.106 candidatos já estavam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2014. As inscrições foram iniciadas nesta segunda (12) e o prazo termina no próximo dia 23, às 23h59.

O MEC ressalta, ainda, a importância dos candidatos façam a inscrição com antecedência, em horários com menor número de acessos ao sistema — no início da manhã, até as 9h; à tarde, entre 14h e 17h; à noite, após as 21h. Os procedimentos para a efetuar a inscrição estão disponíveis na página do Inep.

O prazo para o pagamento da taxa de R$ 35 vai até o dia 28 de maio. Cabe ressaltar que estudantes de escolas públicas e estudantes que comprovem baixa renda estão isentos da taxa. Para mais informações, confira edital completo.

O Enem de 2014 será realizado em 1.699 municípios. Tanto no sábado (8) de novembro, quanto no domingo (9), os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília.

'Face a face' com a presidenta

Para sanar possíveis dúvidas sobre o Enem 2014, a presidenta Dilma Rousseff respondeu, na manhã desta quinta-feira (15), a perguntas dos internautas por meio da ação "Face to Face", na página do Palácio do Planalto no Facebook.

Em uma das conversas, a presidenta lembrou que não é preciso cursar o ensino médio para prestar o Enem, e também apresentou dois exemplos de oportunidades: “As possibilidades são as seguintes: primeiro, se você fez o ensino médio, mas não concluiu, você pode fazer o Enem. Se tirar mais de 450 pontos em cada uma das provas e 500 na redação, e tiver 18 anos ou mais, você recebe uma certificação de conclusão do ensino médio. Segundo, se já concluiu o ensino médio, você pode fazer o Enem e concorrer a uma das vagas nas universidades federais e públicas. Terceiro, como você sabe, durante todo o ensino médio é possível fazer o Enem”.

Critério de seleção

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

"Esse ano, em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pode concorrer a vagas em 115 instituições, em 4.700 cursos diferentes em todo o País fazendo apenas a inscrição pela internet", destacou Dilma Rousseff  no programa semanal Café com a Presidenta.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

FONTE: PORTAL BRASIL




quinta-feira, 15 de maio de 2014

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS SERÁ CONSIDERADA CRIME HEDIONDO


A exploração sexual de crianças e adolescentes passará a ser considerado crime hediondo. O Projeto de Lei que altera a legislação foi aprovado nesta quarta-feira (15), pelo plenário da Câmara dos Deputados, e segue agora para a sanção pela presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com a nova lei (PL 7220/14), os condenados por este tipo de crime não terão direito à anistia ou qualquer tipo de indulto e não poderão pagar fiança.

Além disso, terão de cumprir pelo menos 2/5 da pena no regime fechado antes de pedir a progressão a outro regime, em caso de réu primário, e 3/5 em caso de reincidentes. Nos crimes comuns, a progressão de pena pode ser pedida após o cumprimento de 1/3 da condenação. Houve uma mobilização política para a aprovação do projeto de lei após pedido da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Neste domingo (18), Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a secretaria prepara inúmeras ações com apoio de órgãos do governo e da sociedade civil. Segundo a ministra Ideli, a aprovação do projeto foi “uma das contribuições inestimáveis” que os parlamentares deram para eliminar essa forma de violência.

A Lei do Crime Hediondo (8.072/90) já prevê essa classificação para outros dez crimes graves, como estupro de crianças e adolescentes menores de 14 anos e pessoas vulneráveis (que não têm condições de discernimento para a prática do ato devido a enfermidade ou deficiência mental), latrocínio e sequestro seguido de morte.

Copa do Mundo

A aprovação do Projeto de Lei acontece em um momento em que todo o País se mobiliza para as questões da violência contra as crianças e adolescentes. O Ministério do Turismo também está engajado nesta luta e vem fazendo a sua parte em relação ao setor do turismo, dando especial atenção à Copa do Mundo, quando o País estará em evidência e cerca de 600 mil turistas estrangeiros são esperados no Brasil. O MTur está produzindo cerca de 200 mil peças entre folders, cartazes, adesivos de lapela e de carro, além de molduras e banners com a campanha Proteja Brasil.

O coordenador geral de Proteção à Infância, Adelino Neto tem feito palestras nas doze cidades-sede e distribuído material com alertas sobre o assunto, além de apresentar o Manual do Multiplicador, que traz dicas de como identificar e encaminhar as situações de violência. Nesta sexta-feira ele estará em Cuiabá e ainda tem programação para as cidades de Natal e Manaus.

Campanha Proteja Brasil

A Campanha Proteja Brasil, protagonizada pela apresentadora Xuxa, foi lançada em diversos municípios brasileiros, especialmente nas cidades-sedes da Copa, incentivando denúncias de crimes contra crianças e adolescentes através do Disque 100.

A ajuda também vem pelos celulares, por meio de um aplicativo com o nome Proteja Brasil, desenvolvido pela Unicef e pelo governo brasileiro. O aplicativo ajuda os usuários a identificar e denunciar violações de direitos contra crianças e adolescentes e podem ser baixados pelo Google Play e da App Store.

No próximo dia 21 está programada uma mobilização nacional pelo fim do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Também serão divulgadas ações para inibir os abusos de crianças e adolescentes. As atividades são alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Dia 18 de Maio.

A movimentação iniciará com passeata às 8h, em Brasília, com a Caravana Siga Bem Criança, a partir da Funarte, no eixo Monumental, até o estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. Lá haverá atividades culturais para crianças e adolescentes e pronunciamento de personalidades como a apresentadora Xuxa e o cantor Sérgio Reis. A tarde, a partir das 14h, acontecerá uma solenidade na Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos, onde são esperadas autoridades e ministros, deputados e senadores.

A programação da tarde prevê o lançamento da publicação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a apresentação do Dossiê Amazonas, e ainda uma solenidade e entrega do Prêmio Neide Castanha, que busca homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, e que está em sua quarta edição. Também será lançada a grife de camisetas Faça Bonito.

A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando da necessidade da defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.

Fonte:

Ministério do Turismo

FLIP 2014 SERÁ LANÇADA NESTA QUINTA

FLIP 2014 SERÁ LANÇADA NESTA QUINTA
Festa Literária Internacional terá um lançamento festivo na cidade, coincidindo com o encerramento das formações sobre Millôr Fernandes, no Ciclo do Autor Homenageado.
Um grande encontro, aberto aos moradores da cidade, em especial a professores de toda a rede escolar da região, vai marcar esta quinta-feira, 15 de maio, a partir das 19 horas, na Casa da Cultura de Paraty, o lançamento oficial da Flip na cidade. O evento contará com as presenças de Mauro Munhoz e Izabel Costa Cermelli (Belita), diretores da Associação Casa Azul e da Flip; de Paulo Werneck, o curador da programação principal da Flip 2014, e Gabriela Gibrail, curadora da programação infantil e juvenil.
A noite também vai marcar o encerramento do já tradicional Ciclo do Autor Homenageado que, este ano, foi realizado com dois grandes encontros de professores, alunos do curso normal do Cembra e público em geral.

FONTE: ANGRANEWS

HOSPITAL DA JAPUÍBA CONTA COM RADIOLOGIA DIGITAL

HOSPITAL DA JAPUÍBA CONTA COM RADIOLOGIA DIGITAL
Após um mês de implantação, mais de 2 mil exames foram realizados da nova tecnologia.
 A Santa Casa de Angra dos Reis, responsável pelo Centro de Imagem do Hospital Geral da Japuíba, implantou durante o mês de abril deste ano, o serviço de radiologia digital, que permite a utilização de baixas doses de radiação e possibilidade de manuseio do computador, assim com disponibilização das mesmas em terminais de vídeo apropriados ou filmes com impressão digital a laser. Após um mês de implantação, 2.156 exames foram realizados por meio deste processo. 
No equipamento tradicional o estudo é obtido da sensibilização de um filme comum por meio de raios-X. Na radiologia digital, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução. A principal vantagem é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de patologias. A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, onde temos a possibilidade de processá-la com o uso de sofisticadas técnicas. Com isso temos ainda a possibilidade de fazermos diagnósticos cada vez mais precoces. A radiologia digital da Santa Casa atende exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e é único nos hospitais da região da Costa Verde.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

FALTA DE ESPAÇO PARA LIXO NUCLEAR NAS USINAS PODE LEVAR A DESLIGAMENTO DE ANGRA


Relatório enviado ao TCU diz que Angra 2 pode ser desligada em 2017. Capacidade de armazenamento de combustível está quase esgotada.

As usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, localizadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, correm o risco de ser desligadas nos próximos anos por falta de espaço para armazenar o lixo atômico.

Em relatório enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) aponta que o desligamento de Angra 2 pode ocorrer em 2017, e o de Angra 1, entre 2018 e 2019. “Além disso, a entrada em operação de Angra 3 também poderá ser afetada”, diz o relatório.

O combustível nuclear usado é armazenado inicialmente em piscinas no interior das próprias usinas, o que deve ocorrer também em Angra 3. A capacidade dessas piscinas, no entanto, estará esgotada em 2018 (Angra 2) e 2020 (Angra 1).

Para resolver o problema de falta de espaço, uma unidade de armazenamento complementar (UFC) deve ser construída dentro da área das usinas a um custo de R$ 577 milhões. A previsão inicial é que ela entrasse em funcionamento em dezembro de 2017 e garantisse o armazenamento do lixo até 2040. No entanto, o maior risco é que a obra, que ainda não começou, não seja concluída a tempo.

De acordo com o relatório, a Eletronuclear – empresa que opera as usinas – informou que “caso haja atraso ou insucesso no processo de implantação e liberação” da unidade complementar, “a produção de energia elétrica pelas usinas poderá vir a ser prejudicada”. “Dessa forma, verifica-se que eventual atraso ou insucesso na execução do cronograma de implantação da UFC constitui severo risco de prejuízos financeiros, operacionais e de segurança para a Eletronuclear, uma vez que a própria operação das usinas poderá ser paralisada”.

Ainda segundo o documento, a probabilidade de que isso ocorra é “bastante alta” devido aos processos de licenciamento e a contratação de terceiros para execução das várias etapas do projeto, “sendo comum a ocorrência de atrasos em situações desse tipo”.

Um depósito final de rejeitos radioativos também (RBMN) também está em projeto e deve exigir investimentos de R$ 261 milhões. Um cronograma de novembro de 2013 prevê a entrada em operação desse depósito em 2019, mas o documento também aponta “alto risco” de atraso. A Cnen afirma que está em fase de estudo para seleção do local que abrigará esse repositório.

No documento, aprovado pelo TCU no último dia 30 de abril, o órgão dá 90 dias para que a Comissão Nacional de Energia Nuclear tome as providências necessárias.

FONTE: ANGRANEWS