quarta-feira, 30 de abril de 2014

DILMA ROUSSEFT "O CURSO PROFISSIONALIZANTE PERMITE QUE AS PESSOAS MELHOREM DE VIDA"


A presidenta Dilma Roussef compareceu, na tarde desta terça-feira (29), na cerimônia de Formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Feira de Santana (BA), que reuniu 1.400 alunos.

Durante a cerimônia a presidenta destacou o valor do Pronatec para o progresso do País. “O Pronatec é um programa que tem a ambição de ser uma oportunidade para todos os brasileiros que queiram se formar no ensino técnico ou se formar na sua capacitação profissional.”

Segundo a presidenta, o Pronatec não só oferece uma grande oportunidade profissionalizante de inclusão no mercado de trabalho. “O Programa é extremamente vantajoso para o Brasil, porque precisamos assegurar que todos os brasileiros tenham uma melhoria da sua qualificação profissional, da sua qualificação e da sua capacitação técnica para que o Brasil, de fato, se transforme num grande País, numa grande nação.”

Dilma Rousseff também ressaltou o valor do curso para o crescimento socioeconômico. “O curso de capacitação permite que as pessoas melhorem de vida, é uma porta para o país, porque também garante que a nossa população, a nossa maior riqueza, vai ter qualidade, vai melhorar a economia. Vamos poder continuar a crescer sempre.”  Para a presidenta, o sucesso do Pronatec é o esforço de cada um dos adultos e jovens. “Esse esforço de vocês é o faz a diferença. Esse esforço que deu certo”, completou.

O ministro da Educação, Henrique Paim, também presente na cerimônia,  ressaltou a importância do Pronatec para o desenvolvimento do País. “A partir da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome [MDS] avançamos e isso permitiu que o público tivesse uma porta de entrada para o mercado de trabalho.”

Paim também enfatizou o avanço educacional apresentado ao longo do governo de Dilma Rousseff. “A raiz da educação está no ensino infantil e o programa Brasil Carinhoso atende isso, e permite que possamos avançar no atendimento das famílias mais pobres. Isso significa que iremos cumprir as metas estabelecidas”.

Segundo o ministro, este ano o número de matrículas nas redes de ensino em tempo integral avançou para 12%, a meta é chegar aos 25%. “O desafio educacional no Brasil é muito grande e esse governo tem feito um trabalho eficiente que valoriza a educação”, completa.

Para o ministro, todos os programas educacionais são efetivos, mas segundo ele, a ação mais significativa é o Pronatec. “O programa é o único que atende a educação profissional em larga escala. A partir da expansão e interiorização do programa avançamos muito e isso garante à democratização e o acesso à educação”, afirma.

“A educação é conhecimento, é formação, mas aqui na verdade, estamos vendo que a educação é promoção social”, conclui o ministro.

Dados do Pronatec na Bahia

Desde que foi criado, em 2011, 80 mil estudantes já foram matriculados nos cursos do Pronatec, oferecidos em 109 cidades baianas. Em Feira de Santana, o valor chega a 5.276 matrículas efetuadas. A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de inscrições de pessoas de baixa renda em cursos de capacitação do Pronatec e o terceiro maior no país.

FONTE: PORTAL BRASIL


OPERADORAS TEM ATÉ 4 DE MAIO PARA CADASTRAR OUVIDORIAS


As operadoras de planos de saúde com até 100 mil beneficiários devem realizar o cadastro de suas estruturas de Ouvidoria no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) até o próximo domingo (4). Todas as demais operadoras, com número de beneficiários acima de 100 mil, já criaram suas ouvidorias e se cadastraram junto à Agência.

A criação de Ouvidorias pelas operadoras de planos de saúde tem por objetivo estabelecer um canal de recebimento de sugestões, consultas e reclamações de beneficiários para a busca da solução de conflitos, bem como a obtenção de subsídios para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da operadora.

Esta é uma exigência disposta em Resolução Normativa da ANS. De acordo com a norma, as operadoras devem encaminhar anualmente à ANS um relatório estatístico e analítico contendo os resultados obtidos.


De acordo com o ouvidor da ANS, Jorge Toledo, a expectativa com a implantação das ouvidorias nas operadoras de planos de saúde é de que a relação entre consumidor e operadoras se torne mais harmoniosa: “Estamos certos de que a atuação das ouvidorias contribui para a diminuição do número de reclamações e para a ampliação da mediação de conflitos. Um fato que reforça essa perspectiva é que, pelo quinto mês consecutivo, após a criação de ouvidorias nas operadoras de grande porte, está em queda o Índice de Reclamações divulgado pela ANS com base nas queixas de consumidores de planos de saúde.”

FONTE: PORTAL BRASIL

terça-feira, 29 de abril de 2014

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO CAMPO DA GRINGA NO PARQUE MAMBUCABA

A pedido do mandato do Vereador Fábio Macedo à Regional do bairro, hoje, 29 de Abril, está ocorrendo uma ação de limpeza no Campo da Gringa, no Parque Mambucaba.
Esta ação é um mutirão que reuniu a Empresa LIMPAR e a Matos Teixeira, em um trabalho de capina, roçada,varrição e caiação de postes e meio fios. 






 Fotografia: Carlos Mambucaba

BENEFÍCIOS ACIMA DO MÍNIMO COMEÇAM A SER DEPOSITADOS SEXTA-FEIRA (2)


O INSS informou, nesta segunda-feira (28), que, na próxima sexta-feira (2), começam a ser realizados os depósitos dos benefícios para os segurados que ganham acima do salário mínimo.

Por causa do feriado do Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, o pagamento não irá começar na quinta-feira.

Recebem na sexta os segurados que têm cartão com final um e seis, desconsiderando o dígito. Também continuam a receber os segurados que ganham até o piso salarial.


O calendário de pagamentos da folha de abril segue até o dia 8 de maio. Para consultar o extrato de pagamento de benefícios, basta se dirigir aos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores.

Fonte:  Ministério da Previdência Social




segunda-feira, 28 de abril de 2014

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DO CEDERJ



Estão abertas as inscrições para o vestibular do centro de educação a distância do estado do Rio de Janeiro.   (CEDERJ).     Para Angra são mais de 380 vagas, direcionadas aos cursos de: licenciatura em pedagogia  (40 vagas),  matemática( 42), ciências biológicas (51), física (20), química (44) e turismo (50), segurança publica (50), computação (33) e administração (57). 

As inscrições que vão até o dia 11 de maio, devem ser feitas somente no site do CEDERJ. (WWW.vestibular.cederj.edu.br).  O Valor da taxa é de R$ 55,00 e a prova acontece no dia 07 de junho.

ELEITOR TEM ATÉ O DIA 7 DE MAIO PARA EMITIR TÍTULO

O eleitor que pretende tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro estado tem até o dia 7 de maio para fazer os pedidos à Justiça Eleitoral.
O prazo também vale para pessoas com deficiência solicitarem transferência para seções adaptadas. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.
Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.
Se o objetivo for transferir o domicílio eleitoral para outra cidade, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência.
Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses, ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.
Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet também é possível fazer o pré-atendimento, até o dia 2 de maio, antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar a página Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais.
Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento.
Fonte:
Agência Brasil 


sábado, 26 de abril de 2014

RESPEITEM A LEI MUNICIPAL

Conforme solicitação de vários Internautas, ontem, o mandato do Vereador Fábio Macedo, intercedeu junto à Regional do Parque Mambucaba e pediu a limpeza imediata do lixão que está se formando no bairro, na Rua 34.  Aproveitamos também, este mesmo canal de comunicação, para pedir encarecidamente, às pessoas que por ventura utilizem aquele local para jogarem os seus lixos, se conscientizem que, mesmo sendo aquele local, uma estrada rural, fica muito próximo a uma área urbana, essa ação inaceitável, causa vários problemas à comunidade, inclusive de saúde pública. O poder público também, tem que fazer a sua parte, colocando no mínimo, uma placa naquele local com dizeres: (PROIBIDO JOGAR LIXO), sujeito inclusive a multa!  Respaldada na lei municipal.




sexta-feira, 25 de abril de 2014

ANGRA NA LUTA CONTRA A GRIPE


Campanha nacional teve início no dia 22 de abril e seguirá até 9 de maio

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no município a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, entre os dias 22 de abril e 9 de maio. Devido ao feriado estadual, a campanha em Angra teve início no dia 24, e ocorrerá em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17h.

A gripe pelo vírus Influenza pode causar complicações graves para a saúde e a vacinação será realizada para a população que apresenta maior risco para as complicações da infecção viral. Receberão a vacina pessoas com mais de 60 anos; gestantes em qualquer período da gravidez; crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos; mulheres até o 45º dia pós o parto; pessoas, em qualquer idade, portadora de doença crônica, com prescrição médica para a vacina (tendo de apresentar documentos que comprovem a necessidade de ser imune) e profissionais da área de saúde (incluindo recepcionistas, motoristas de ambulância, entre outros), além dos que não atuam na rede pública.

O Ministério da Saúde estabeleceu o dia 26 de abril como o Dia Nacional de Mobilização para Vacinação Contra a Gripe. Nesta data, em Angra dos Reis a vacinação será realizada entre 8h e 17h, em todas as unidades de saúde do município.

Cuidados para evitar contaminação

- Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
- Mantenha os ambientes ventilados;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
- Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis;
- Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados;
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.


FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

O MANDATO DO VEREADOR FÁBIO MACEDO INFORMA:


SENAI/RIO abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional à distância.  Em Angra, estará abertas as inscrições para os cursos de: Assistente de logística e auxiliar de eletricista predial.  Podem se escrever nos cursos, candidatos a partir dos 16 anos de idade, que estejam cursando o segundo ano ou já concluído o ensino médio.

A inscrições podem ser feitas até o dia 19 de Maio, no site:  WWW.cursosgratuitosenairio.com.br    está previsto o inicio dos cursos na 1ª quinzena de agosto.  Nesta modalidade de ensino, os alunos terão aulas teóricas, em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em E-book, disponível em DVD e aulas presenciais no SENAI onde foi feita a matricula. Os encontros presenciais serão na unidade do SENAI em Angra.  Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 08001231231 

LEI VAI GARANTIR PROTEÇÃO DE GRUPOS RACIAIS ÉTNICOS E RELIGIOSOS


Sanção presidencial

Dilma aprova alteração da Lei da Ação Civil Pública para incluir proteção à honra e dignidade dos grupos
 
A presidenta Dilma Rousseff alterou, na última quinta-feira (24), a Lei 7.347, de 24 de julho de 1985 - a Lei da Ação Civil Pública - para incluir a proteção à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos. A lei sancionada foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25).

Atualmente, a ação civil pública já é prevista nos casos de danos ao meio-ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico e de infração da ordem econômica. Com a alteração, o texto passa a vigorar também à favor da honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos.

Ainda segundo a normativa, poderá ser ajuizada ação cautelar, caso necessário, a fim de evitar os danos à honra e à dignidade dos grupos.

O texto aprovado no Senado dia 19 de março deste ano foi elaborado em 1997 pelo então senador Abdias Nascimento, morto em 2011. O parlamentar era conhecido pelas lutas em prol da igualdade para as populações afrodescendentes. À época, Abdias disse considerar inegável a dispersão e a precariedade da legislação a respeito do tema.


Fonte: Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e do Senado Federal

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA



Devido ao feriado prolongado, o cadastramento no projeto: “Minha  Casa Minha Vida” que está sendo feito na Subprefeitura do barro aqui no Parque Mambucaba, foi interrompido mas, a partir de hoje as inscrições no projeto, retornaram.  Se você se encaixa no perfil exigido pela Caixa,Faça já a sua inscrição!

ATENÇÃO!

O Vereador Fábio Macedo informa que:
Está temporariamente fora da internet, por estar sem computador.

A manutenção do mesmo já está sendo feita, em breve, o Vereador estará de volta às redes sociais.  Um forte abraço a todos.  

quarta-feira, 23 de abril de 2014

MARCO CIVIL DA INTERNET BRASILEIRA É APROVADO PELO SENADO FEDERAL


O Plenário aprovou Senado Federal fazer, Nesta terça-feira (22), o novo marco da internet brasileira civis, proposto Pelo Projeto de Lei da Câmara (PLC 21/2014). O Projeto E considerado UMA especie de Constituição Principios digital e estabelece, Garantias, DIREITOS e deveres parágrafo internautas e provedores na web. O Texto FOI MESMO JÁ o votado e encaminhado Pela Câmara dos Deputados, com apenas Ajustes de Redação.

Agora, o Projeto Localidade: Não Precisa Mais voltar à Câmara ea lei sancionada serviços Pela presidenta Dilma Rousseff. O Governo pretende apresentar uma lei brasileira de Como UMA proposal parágrafo a governança da internet Mundial Durante o Encontro NetMundial, Que Sera Realizado los São Paulo a Partir de quarta (23). O Evento Será, será ABERTO Pela presidenta Dilma.

 Uma das principais conquista da nova Regra e Uma Chamada neutralidade da internet. Que da Garante um Igualdade DOS SERVIÇOS prestados a Todos Usuarios OS. Ou SEJA, o Tratamento isonômico de quaisquer pacotes de Dados, Sem Distinção de Preços de para a Oferta de Conteúdo. A Regra determinação Tratamento Igual para Todos OS CONTEÚDOS Opaco trafegam na internet, independentemente da Origem, Destino, Conteúdo, SERVICO, aplicativo UO terminal.

 Outro Ponto e uma Garantia de privacidade dos Dados do Cidadão. O Texto determinação Opaco como Empresas desenvolvam mecanismos de para garantir, Por Exemplo, Que OS e-mails para Sejam lidos Pelos Emissores e Pelos Destinatários da MENSAGEM, nos moldes fazer Opaco JÁ É previsto parágrafo como Tradicionais cartas de Papel.

Antes de chegar AO Plenário do Senado, O Marco da Civil was internet Aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O Projeto also Vinha Sendo analisado, simultaneamente, Pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

 Para o relator da Matéria na CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) uma nova lei ESTA à Altura da necessidade de regulamentação Jurídica Opaco um reivindica era cibernética.

 "ESTAMOS Diante de hum marco histórico, de UMA obra Legislativa Opaco Localidade: Não apenas preservará a Natureza plural da internet Como also contribuirá par o Desenvolvimento Nacional e de CADA UM dos nossos brasileiros AO sopro fazer Respeito AOS DIREITOS Humanos e à Dignidade da Pessoa Humana", Disse Vital.

 VEJA OS PRINCIPAIS DO PROJETO pontos

 Neutralidade

 Entre principais pontos do sistema operacional fazer o Projeto, ESTA o Artigo 9 º, Que protege a neutralidade de Rede. Ou SEJA, o Tratamento isonômico de quaisquer pacotes de Dados, Sem Distinção de Preços de para a Oferta de Conteúdo. A Regra determinação Tratamento Igual para Todos OS CONTEÚDOS Opaco trafegam na internet.

ASSIM, OS provedores FICAM Proibidos de discriminarem Usuarios Conforme Serviços OS CONTEÚDOS UO Que enguias acessam - cobrando Mais, Por Exemplo, de Quem Acessa Vídeos UO Aplicações de compartilhamento de Arquivos (Opaco exigem Maior utilização de banda).

 Privacidade

De Além da neutralidade de Rede, outro pilar da proposal E a Garantia fazer Direito à privacidade dos usuarios, especialmente à inviolabilidade e sigilo de AO SUAS Comunicações Pela internet.

O Texto determinação Opaco como Empresas desenvolvam mecanismos de para garantir, Por Exemplo, Que OS e-mails para Sejam lidos Pelos Emissores e Pelos Destinatários da MENSAGEM, nos moldes fazer Opaco JÁ É previsto parágrafo como Tradicionais cartas de Papel.

"A Proteção da Intimidade FOI devidamente contemplada los Varios Dispositivos, garantindo o sigilo dos Dados Pessoais dos nossos brasileiros com flexibilizações como JÁ admitidas los OUTRAS situations não Juridico ordenamento, Como nn Casos de Investigação criminosa", observou Vital do Rêgo.

 Proteção

O Projeto also assegura Proteção de Dados Pessoais e registros de Conexão e Colocasia na ilegalidade a Cooperação das empresas de internet com Departamentos de espionagem de Estado Como a NSA, dos ESTADOS UNIDOS. Sobre a Questão Vital observou:

"Tampouco o marco civil, da internet Negara a Soberania Nacional AO deixar Bem Claro Que a Legislação brasileira desen Ser respeitada POR de Todos os provedores de Conexão e de Aplicações atuantes no país", acrescentou o senador paraibano.

Liberdade de Expressão

O Artigo 19, Opaco delega à Justiça uma decisão sobre a Retirada de Conteúdos also E Visto Como hum dos principais pontos do Marco Civil. Atualmente, VÁRIOS provedores Tiram fazer Textos ar, Imagens e Videos de Paginas Opaco hospedam a Partir de Simples notificações.

"A proposição Localidade: Não furtou do Poder Judiciário a SUA Importante Condição de Instancia neutra parágrafo Decidir OS Casos envolvendo DISCUSSÕES Acerca dos Limites da privacidade e da Liberdade de Expressão", AINDA Disse Vital do Rêgo.

 Tramitação

Encaminhado Pela Presidência da República los de 2011, o marco FOI civis Aprovado na Câmara dos Deputados há de março dEste Ano, DEPOIS de Estar los PAUTA Anos finais POR DOIS. No Senado, o Texto JÁ Chegou com Pedido de Urgência constitucional, OU SEJA, com Prazo de 45 dias do Pará Análise.

Proposal começou a los serviços discutida e was 2009 elaborada Pelo Governo tendão Como base de o Documento "Principios de para uma governança EO USO da internet", faça Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O Texto, Que Passou POR consulta pública Entre 2009 e 2010, Busca estabelecer UMA regulamentação Geral sobre o USO da internet.

 Fonte:

Portal Brasil com informaçoes da Agência Senado




domingo, 20 de abril de 2014

SALÁRIO MÉDIO ALCANÇA PATAMAR DE R$ 1.166,84


Brasil terá grandes investimentos nos próximos 8 anos e pode crescer até 2,5% já em 2014, diz Mantega
Salário médio de admissão tem aumento real de 2,59%
O salário médio do trabalhador brasileiro subiu 2,36% no primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período anterior. Passou de R$ 1.138,46, em 2013, para R$ 1.166,84. O salário das mulheres também subiu em relação ao dos homens, em torno de 2,72%. Os dados referem-se ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quinta-feira (17) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

 De acordo com os dados, todas as grandes regiões obtiveram aumentos reais no período com destaque para as regiões Sul (4,12%), Centro-Oeste (3,42%) e Nordeste (2,63%). Essas regiões evidenciaram ganhos reais acima da média nacional (2,49%), enquanto as regiões Sudeste (2,03%) e Norte (0,94%) registraram aumentos reais abaixo da média.


 Os trabalhadores com nível de escolaridade de analfabeto ao médio completo tiveram crescimento real no salário médio, com variações entre 2,54% (médio completo) e 4,49% (5ª série incompleta). O salário das mulheres ficou mais alto que o dos homens nos níveis extremos de escolaridade, ou seja, entre os analfabetos (2,7%) e superior (2,41%).

FONTE: PORTAL BRASIL

OPERAÇÃO RODOVIÁRIA REFORÇA FISCALIZAÇÃO COM 10 MIL AGENTES


A Operação RodoVida Semana Santa 2014, iniciada nesta quinta-feira (17), coloca em operação 10 mil agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o País. A meta é reduzir o número de acidentes de trânsito nos feriados de Páscoa e Tiradentes.

Durante o lançamento da campanha, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu o empenho da sociedade. “Estamos fazendo a nossa parte, mas esse esforço só terá êxito se os motoristas respeitarem a legislação de trânsito. Isso vai contribuir para reduzir ainda mais os acidentes de trânsito e fazer com que cada um de nós tenha um feriado feliz”, afirmou Cardozo. A ação concentra esforços dos ministérios das Cidades, Justiça, Saúde e Transportes.

De 2011 a 2013, a Operação RodoVida, realizada tradicionalmente durante as festas de fim de ano, férias de verão, Carnaval e Semana Santa, já conseguiu reduzir em 14,3 % o número de mortes nas estradas. A quantidade de feridos caiu 16,7% no mesmo período. Os acidentes diminuíram 10,7%.

FONTE: PORTAL BRASIL


quarta-feira, 16 de abril de 2014

PREFEITA CONCEIÇÃO RABHA ASSINA CONVÊNIO COM A CAIXA PARA O PROJETO: MINHA CASA MINHA VIDA DO GOVERNO FEDERAL

Conforme anunciado ontem e hoje pelo mandato do Vereador Fábio Macedo, a Prefeita Conceição Rabha, assinou aqui no Parque Mambucaba, o empreendimento “MINHA CASA MINHA VIDA” projeto este lançado pelo Governo Federal em todo Brasil. A solenidade ocorreu nesta Quarta-feira às 16:00 no CIEP 495 e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, O Subprefeito da Região Sul o Sr. Aristide Cunha que foi também anfitrião, os Vereadores Claudinho, Carlinhos Santo Antônio e o Vereador Fábio Macedo. Representando a Caixa Econômica Federal o Sr. Mauricio Borges superintendente Regional e ainda vários Secretários e Sub: Secretário de obras Sr. Jeferson, Subsecretário municipal de habitação o Sr. Marcelo Oliveira e outros. 
A Prefeita Conceição Rabha em suas palavras entre outras coisas disse que, serão 240 unidades (apartamentos) construídas e batizadas de: “Residencial Parque Mambucaba”, destinadas às famílias com renda de até R$ 1.600,00 (Hum mil e seiscentos reais).  A Prefeita aproveitou a oportunidade para anunciar que em breve, estará fechando assinatura com o Governo Federal, mais 300 unidades habitacionais, que serão construídas no Sertãozinho do Frade.

O Vereador Fábio Macedo em sua fala, reiterou seu apoio à Prefeita e ao seu secretariado, destacando ainda, além do Projeto Minha Casa Minha Vida, outros pontos importantes em seu discurso como: A construção em breve, da nova creche na Avenida Francisco Magalhães de Castro no Parque Mambucaba, a assinatura dos 20 milhões para a drenagem e a pavimentação do Areal e outras também no Parque Mambucaba do Programa “Somando Forças” e os 40 milhões assinado em Brasília pela prefeita, para o saneamento básico em nosso bairro.  Isto já é o suficiente pra dizermos que, este governo, com um pouco mais de um ano de mandato, já supera os anteriores no sentido de projetos e obras.  -Parabéns Prefeita!    Lembrando que, as inscrições para adquirir uma unidade habitacional deste projeto, está sendo feita na Subprefeitura do bairro. Se você se encaixa no perfil exigido, não perca esta oportunidade.  






Fotografia: Carlos Mambucaba

terça-feira, 15 de abril de 2014

15ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2014 DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

VEREADOR FÁBIO MACEDO PROPOSIÇÕES
na 15ª Sessão Ordinária de 2014 - 15/04/2014 (Terça-feira)
INDICAÇÕES
Indicando à Prefeita Municipal a colocação de placas de conscientização para ciclistas, orientando manter-se sempre na via a direita, com objetivo de evitar acidentes na Rua 54, Parque Mambucaba.
Indicando à Prefeita Municipal a colocação de placas de conscientização para ciclistas, orientando manter-se sempre na via a direita, com objetivo de evitar acidentes na Estrada Manoel Benedito, Parque Mambucaba.
Indicando à Prefeita Municipal a colocação de placas de conscientização para ciclistas, orientando manter-se sempre na via a direita, com objetivo de evitar acidentes na Rua 4 De Julho, Parque Mambucaba.
Indicando à Prefeita Municipal a colocação de braço de luminária, no último poste da Travessa Filadélfia com acesso pela Rua São Jerônimo (antiga Rua 32) no bairro do Parque Mambucaba.

VEREADOR FÁBIO MACEDO PROPOSIÇÕES
na 15ª Sessão Ordinária de 2014 - 15/04/2014 (Terça-feira)
REQUERIMENTO
Solicitando ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) explicações sobre a paralisação do serviço de coleta de dejetos das fossas no Município.
Solicitando ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) que conceda informações sobre a existência de algum documento que formalize a proibição de descarte dos dejetos recolhidos nas fossas das residências deste município com destinação ao aterro sanitário do Ariró, serviço este realizado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).


O MANDATO DO VEREADOR FÁBIO MACEDO INFORMA:

Amanha Quarta-feira (16), dará início na Subprefeitura aqui no Parque Mambucaba, o cadastramento das pessoas interessadas em adquirir uma casa do projeto: “MINHA CASA MINHA VIDA” do Governo Federal.O convênio será assinado pela Prefeita Conceição Rabha no CIEP Guignard 495, às 16:00 h. Maiores informações na Subprefeitura da Região Sul do Parque Mambucaba.

SANTA CASA DE AMPLIA LEITOS DE CLÍNICA MÉDICA

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, entregou na Manhã segunda-feira, 7, Uma obra de Reforma e Ampliação da Clínica Médica masculina do Hospital da Santa Casa. FORAM Três Meses obra, AO Custo de R $. 81,8 mil O Espaço Ágora, ALÉM de Maior, TEM Muito Mais Conforto Parágrafo Servidores OS e, principalmente, Parágrafo OS Profissionais de Saúde Que atuam no Espaço. -. Isso levando Reforma Mais humanização AOS USUÁRIOS Fazer Sistema Único de Saúde Um Papai Casa FOI POR muitos Anos, o Hospital de Referência na Região, golos Mas sofreu golos Muito ritmo Pela Falta de Atenção. DESDE o Início do Governo da prefeita Conceição, o Estação Vários Investimentos Sendo. Feitos Parágrafo ISSO reverter Uma Abertura do Hospital Geral da Japuíba, EM janeiro, nsa permite ágora Fazer Investimentos Como ESSE los OUTRAS unidades Paragrafo Que OS cidadaos de Angra possam se orgulhar Fazer Nosso Sistema Público de Saúde -. Disse o Vice-Prefeito Leandro Silva, Opaco representou UMA prefeita na solenidade de Entrega da obra O secretario municipal de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, destacou o Trabalho de Excelência Opaco E Feito Pela Santa Casa, Por Meio dos Profissionais da Unidade e lembrou Opaco Este Investimento Só tornou-se Possível com a Consolidação da Entrada los funcionamento do Hospital da Japuíba, inaugurado Pela prefeita Conceição los janeiro dEste Ano. -. Os Profissionais da Santa Casa VEM Realizando hum belo Trabalho na Instituição, Opaco de Semper defendemos . Uma Referência FOI Semper Unidade na Costa Verde e da Assistência Hoje UMA Operação do Hospital Geral da Japuíba o Em 2013, aumentamos o repasse de hum Parágrafo Santa Casa, era Opaco de R $ 11 milhoes do Pará R $ 16 Milhões, Fazendo com Que Benfeitorias Como ESTA pudessem Serviços efetuadas Paragrafo Melhor atender AO Cidadão -. Disse Carlos Carlos lembrou Opaco empreendedorismo Como Obras previstas Pará a Santa Casa estao a Reforma do Centro obstétrico e Fazer Centro Cirúrgico, Ambos com Recursos dos governos federal e municipal, Por Meio do Incentivo de Adesão à Contratualização Fazer Ministério da Saúde. Novos Recursos, Elemento Disse, o Estação chegando AO município de Todos os Dias POR Meio de convênios e Apoio Fazer Ministério da Saúde. -. Batalhamos Muito Parágrafo conseguir ESTA verba Junto ao Ministério da Saúde AE meta oferecer Mais Conforto AO Paciente Opaco necessità de Internação e, EM SEGUIDA, Pará nsa ligam Reformar Setores do Hospital Opaco precisam de Intervenção -. Disse hum Médica Maricelma Dattore, Atual Diretora da Santa Casa Com UMA Reforma, Uma Clínica Médica masculina da Santa Casa, Que FICA no 4 º andar do Hospital, Passa hum leitos CONTAR COM Vinte, Sendo hum de Isolamento, ALÉM de Ambiente Totalmente climatizado, novo Mobiliário e UMA nova Rede de Abastecimento de Oxigênio. Hum Parágrafo OS área de descanso Profissionais de Enfermagem também foi ampliada e modernizada. Alem do Vice-Prefeito e da Diretora da Unidade, Dra. Maricelma, também acompanharam o Evento o vereador Eduardo Godinho, Secretários Municipais, Administradores da Santa Casa e lideranças Comunitárias.


FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

BOLSA FAMÍLIA MANTÉM MAIS DE 434,6 MIL PESSOAS FORA DA EXTREMA POBREZA


O Plano Brasil Sem Miséria conquistou seu principal e mais imediato objetivo, a superação da extrema pobreza. O feito ocorre dois anos e meio depois de sua criação, em 2011. Hoje, 22 milhões de brasileiros se mantêm acima da linha da miséria, das quais mais de 434,6 mil vivem no estado de Sergipe.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, explica que a superação da extrema pobreza, do ponto de vista da renda, só foi possível graças inovações e melhorias realizadas no Programa Bolsa Família, sendo a principal delas a criação de um complemento que varia de acordo com a intensidade da pobreza de cada família: quanto menor a renda, maior o valor pago.
“Com a mudança, os beneficiários que ainda viviam na extrema pobreza superaram a linha da miséria, que é de R$ 70 mensais por pessoa. “Foi o fim da miséria, do ponto de vista da renda, para o público do Bolsa Família”, destacou a ministra.
Tereza Campello reafirma que o Bolsa Família não é apenas um programa de transferência de renda. Ele faz parte de um novo projeto de desenvolvimento que se estabeleceu no Brasil a partir de 2003 e que mudou o destino de milhões de brasileiros. “Esse novo projeto político aliviou a pobreza, empoderou as mulheres, melhorou as condições de vida no Nordeste, levou as crianças para a escola e impactou positivamente na saúde das crianças e das gestantes.”
Ela reforça que a transformação social vivida pelo país na última década deve-se a três fatores: a valorização do salário mínimo, a política de incentivo ao emprego formal e o programa de transferência de renda condicionada do governo federal. “A renda dos mais pobres cresceu 6,4% com relação à dos mais ricos, o salário mínimo teve um aumento de 72% acima da inflação e foram criados mais de 20 milhões de empregos formais nesses 10 anos”, disse a ministra. “São dados estatísticos robustos, comprovados por pesquisadores, estudiosos e cientistas, que provam a transformação do Brasil e derrubam mitos e preconceitos sobre o Bolsa Família.”
Economia
“Os recursos não beneficiam apenas os participantes do Bolsa Família, mas toda a economia”, comenta a ministra, ao citar estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com esse trabalho, cada R$ 1 investido no Programa estimula um crescimento de 78% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e um efeito multiplicador de R$ 2,40 sobre o consumo final das famílias.
O estudo Efeitos macroeconômicos do Programa Bolsa Família - uma análise comparativa das transferências sociais revela ainda que o impacto do Bolsa Família na redução das desigualdades é 369% maior em relação aos benefícios previdenciários em geral e 86% maior se comparado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago a idosos e pessoas com deficiência.
“O programa é o principal símbolo na busca da igualdade”, destacou o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri. “Sem ele, a pobreza subiria 36% no mesmo período e poderia ser maior por causa do efeito multiplicador.”
Já o coordenador do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do Banco do Nordeste, Francisco Diniz Bezerra, apresentou em dezembro passado um estudo que apresentou os impactos do Bolsa Família no desenvolvimento recente do Nordeste. “É patente a importância do Bolsa Família pelos seus relevantes resultados na área social, considerando que o público-alvo do programa estava marginalizado em suas necessidades básicas, principalmente quanto à questão de acesso a alimentação e produtos de primeira necessidade.”
Segundo Diniz, a transferência de renda no Nordeste também gera impactos na produção, na geração de emprego e renda e aumento da arrecadação tributária nas outras regiões do país. “Os beneficiários tendem a consumir bens produzidos nacionalmente, ajudando a fortalecer o setor produtivo do país, estimulando o mercado interno e criando um mercado consumidor de massas”, explica. O estudo aponta que 183.001 vagas de emprego foram geradas apenas em Sergipe, com impacto de R$ 3,8 bilhões no valor da produção do estado, de R$ 639 milhões nos salários e de R$ 569 milhões na arrecadação tributária.
Trabalho
Tereza Campello contesta os críticos do Bolsa Família, que insistem no mito de que o beneficiários do programa são desestimulados a trabalhar já que recebem dinheiro do governo. “Isso não existe. Os brasileiros mais pobres trabalham muito. A taxa de participação dos adultos beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho está em linha com a média nacional”, comenta. Ela aponta que o problema é a baixa qualificação das pessoas mais pobres, que têm dificuldade para se inserirem no mercado de trabalho. “Quando conseguem trabalhar, na maior parte das vezes, é de maneira precária”, explica.
Para mudar esse quadro, um dos maiores trunfos do Brasil Sem Miséria é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos, ministrados por instituições de qualidade reconhecida pelo MEC e pelo mercado. Apenas o Pronatec Brasil Sem Miséria já recebeu mais de 1 milhão de matrículas em todo o país desde 2012. “O estado de Sergipe acumula quase 26 mil matrículas, com destaque para cursos como auxiliar administrativo, costureiro, operador de computador, cabelereiro, recepcionista e vendedor”, informa.
Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo abertas mais de 763 mil vagas no Pronatec Brasil Sem Miséria em todo o Brasil. Em Sergipe, estão sendo ofertadas 18.309 vagas em 61 municípios.
No Pronatec Brasil Sem Miséria, a quantidade de vagas e os tipos de cursos são negociados entre poder público, instituições que ministram os cursos, trabalhadores e empresariado em cada município participante, levando em conta a vocação econômica e os déficits de mão-de-obra da região. “Isso aumenta as chances de contratação dos profissionais formados, um dos maiores desafios do plano”, relata Tereza Campello.
Para facilitar a intermediação de mão-de-obra – ou seja, o “casamento” entre os formados e as oportunidades de emprego –, o governo federal selou acordo para reforçar com os nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, repassando recursos investidos no atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em locais com maior número de pessoas de baixa renda qualificadas pelo Pronatec Brasil Sem Miséria.
Empreendedorismo
“As pessoas que desejam trabalhar por conta própria são estimuladas pelo Brasil Sem Miséria a se formalizar com o Programa Microempreendedor Individual (MEI)”, afirma Tereza. Ela ressalta que o governo também apoia o ingresso no programa de assistência técnica e gerencial coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Atualmente, 393,1 mil beneficiários do Bolsa Família já se formalizaram como microempreendedores individuais. Desse total, 5 mil são do estado de Sergipe”, relata.
Para apoiar a estruturação e expansão dos seus negócios, os trabalhadores autônomos podem ter acesso ao microcrédito produtivo orientado dos bancos públicos federais no Programa Crescer, que já realizou quase 2,8 milhões de operações de microcrédito com beneficiários do Bolsa Família no País. Em Sergipe, foram realizadas 112,2 mil operações financeiras para o público beneficiado pelo programa. “As pessoas estão trabalhando e tocando seus pequenos negócios. Queremos e estamos estimulando isso.”
Inclusão nas área rurais
A ministra do Desenvolvimento Social lembra que, embora apenas 15% dos brasileiros estejam na zona rural, metade da população em extrema pobreza na época do lançamento do Brasil Sem Miséria vivia no campo. “Por isso, a política do governo para a superação da miséria requer uma estratégia específica para lidar com a pobreza no meio rural, ajudando as famílias a produzir mais e melhor e a comercializar seus produtos”, ressalta.
Para apoiar a estruturação da produção familiar, o governo federal contrata serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores extremamente pobres registrados no Cadastro Único. “Isso ajuda a aumentar a quantidade, a qualidade e o valor dos produtos”, destaca Tereza. “As famílias podem assim ter bons alimentos para consumo próprio, melhorando sua situação nutricional, e gerar excedentes para comercializar, aumentando renda e qualidade de vida”, aponta. Já foram contratados serviços de assistência técnica para atender 286,3 mil famílias de agricultores no âmbito do Brasil Sem Miséria. Em Sergipe, são 10,9 mil.
Essas famílias tornam-se aptas a receber recursos do Programa de Fomento a Atividades Produtivas Rurais para financiar a implantação dos projetos de estruturação produtiva elaborados juntamente com os técnicos de assistência. O pagamento de até R$ 2,4 mil, divididos em até três parcelas, é feito diretamente aos agricultores, por meio do cartão do Bolsa Família ou do Cartão Cidadão. “Das 70 mil famílias que recebem o fomento no Brasil, 2,8 mil são de Sergipe”, aponta a ministra.
A ministra também destaca que o Programa Água para Todos tem implantado cisternas e sistemas coletivos de abastecimento de água, especialmente no semiárido. O acesso à água potável é fundamental para as populações rurais não só por causa do consumo das famílias, mas também por ampliar a produção de alimentos e a criação de animais.
“Já foram entregues 545,7 mil cisternas e instalados 54,8 mil sistemas voltados à produção no país. Desse total, 9 mil cisternas e 836 sistemas de produção foram entregues em Sergipe”, diz Tereza. Ela reconhece que os resultados da estratégia de inclusão produtiva rural do Brasil Sem Miséria no Nordeste seriam ainda melhores não fosse a estiagem prolongada que atinge o semiárido brasileiro.
Atendimento
Além da garantia de renda, com o Bolsa Família, e as ações de inclusão produtiva, o Brasil Sem Miséria ainda estimula que a expansão dos serviços públicos necessários à população de baixa renda se dê a partir das localidades e famílias mais pobres e vulneráveis. Para isso, a oferta (com melhora da qualidade) dos serviços deve seguir o mapa da pobreza, materializado nas informações do Cadastro Único. “Ao rever a orientação da oferta, o Brasil tem conseguido colocar o poder público a serviço de todos, inclusive de quem mais precisa”, avalia Tereza.
Ela dá vários exemplos. O programa Mais Educação, para estímulo do ensino em período integral, tem dado prioridade às regiões com maior incidência de pobreza e às escolas com maior proporção de alunos do Bolsa Família. No ano passado, 4,6 mil prefeituras de todo o país aderiram para garantir a jornada ampliada, de no mínimo sete horas diárias, em 31,7 mil escolas.
Entre as atividades ofertadas na educação integral estão acompanhamento pedagógico; esporte e lazer; comunicação, mídias e cultura digital e tecnológica; cultura, artes e educação patrimonial; educação ambiental e desenvolvimento sustentável; e economia solidária e criativa. Em Sergipe, 733 escolas aderiram ao programa em 69 municípios.
Outra iniciativa importante, que faz parte da Ação Brasil Carinhoso, é o reforço nos repasses federais para estimular os municípios a matricular mais crianças do Bolsa Família em suas creches. Anualmente, o governo federal suplementa em 50% os valores repassados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para cada criança matriculada que é beneficiária do programa de transferência de renda.
Em 2013, o MDS repassou quase de R$ 560 milhões para atender a 459 mil crianças de até 4 anos que frequentavam 29,3 mil creches no país. Em Sergipe, foram identificadas 5,3 mil crianças no Bolsa Família em 247 creches de 48 municípios, gerando suplementação de quase R$ 6 milhões às prefeituras.
Saúde
As famílias beneficiárias do Bolsa Família assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), precisam realizar pré-natal e acompanhamento da sua saúde e do bebê.
A cada semestre, cerca de 5 milhões de crianças de até 6 anos de idade têm seu calendário de vacinação acompanhado, sendo que quase a totalidade – mais de 99% – cumpre corretamente. E 99% das beneficiárias gestantes vêm realizando o pré-natal, ação de monitoramento importante para a saúde da mulher e para o desenvolvimento da criança.
Estudo publicado em maio de 2013, na renomada revista The Lancet, destaca que esta ação, associada ao crescimento do Programa Saúde na Família, reduziu a mortalidade infantil em 19,4% entre os anos de 2004 e 2009. A redução da mortalidade por causas relacionadas á pobreza é ainda maior: 46% de redução da mortalidade por diarreia e 58%, por desnutrição. O estudo ainda conclui que o efeito do Bolsa Família é ainda maior quando as famílias permanecem no programa por mais de quatro anos.
Já o número médio de filhos, conhecido como taxa de fecundidade, entre as mulheres mais pobres diminuiu. Entre 2000 e 2010, o grupo de mulheres mais pobres foi aquele que apresentou a maior queda no número médio de filhos. As dimensões reforçadas pelo Bolsa Família, aumento da renda, com educação e inclusão social, contribuem para que as mulheres tenham mais acesso à saúde e a métodos contraceptivo.
Os esforços recentes para ampliação e reforma da rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) também privilegiaram localidades com maior incidência de extrema pobreza que ainda não contavam com UBS. Critérios semelhantes também norteiam as iniciativas de saúde do Brasil Carinhoso, voltado à primeira infância.
FONTE: PORTAL BRASIL



segunda-feira, 14 de abril de 2014

356 CIRURGIAS JÁ REALIZADAS NO HOSPITAL DA JAPUÍBA

09/04/2014

Em três meses de funcionamento, atendimentos não param de crescer

O Hospital Geral da Japuíba, inaugurado pela prefeita Conceição Rabha, em janeiro deste ano, já realizou 356 cirurgias até o final do mês de março. O balanço foi feito pela secretaria municipal de Saúde de Angra e atesta que a inauguração da unidade deu mais agilidade ao atendimento e, com isso, mais qualidade de vida aos moradores. Algumas destas 356 operações estavam agendadas há mais de um ano. O Hospital tem cinco salas de cirurgia e está em franca expansão, com aumento no número de leitos ocupados, profissionais e atendimentos.

— O Hospital da Japuíba já é a referência na região, recebendo inclusive pacientes de outras cidades. A decisão da prefeita Conceição de abrir a unidade e assegurar o seu funcionamento, está permitindo agora investir em outras unidades, como a própria Santa Casa, que está recebendo reformas e aparelhos novos — explica o secretário de Saúde, dr. Carlos Vasconcellos.

Além das quase 400 cirurgias, que dão uma média de quatro cirurgias por dia, o Pronto Socorro Municipal, que funciona no mesmo prédio e o próprio Hospital, tiveram, no mesmo período, mais de seis mil atendimentos de urgência e emergência, com cerca de 227 internações clínicas.

Em janeiro, quando foi inaugurado, o Hospital Geral da Japuíba começou suas atividades com cerca de 130 profissionais e 44 leitos. Hoje já está com cerca de 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, além de cem leitos ocupados, podendo atingir a capacidade máxima de 170 leitos. O Hospital da Japuíba ocupa uma área de 10 mil m², com três pavimentos e anexos. Ele abrange o pronto-socorro municipal, uma unidade para pacientes graves, enfermarias masculina e feminina, enfermaria psiquiátrica, sala de gesso, um moderno centro de imagem, com raio-x e tomografia, além do centro de oftalmologia. Trata-se da maior unidade de saúde da Costa Verde fluminense.

As cirurgias mais realizadas foram as ortopédicas, com 84 intervenções, sendo 50 eletivas (cirurgias marcadas). Das 356 cirurgias, 101 foram em caráter emergencial. O centro cirúrgico possui cinco salas altamente equipadas com instrumentos para as intervenções cirúrgicas. O hospital ainda conta com uma sala para pequenas cirurgias.

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, o hospital também está atuando em cirurgias de alta complexidade, como o caso das neurocirurgias, com um total de 18 pacientes operados. Carlos Vasconcellos destacou que o hospital já está operando com cerca de 60% de sua capacidade.

O governo municipal fez questão de municipalizar o hospital, que na gestão passada fora estadualizado, e, trabalhou desde o primeiro momento para que o hospital fosse dos angrenses. A abertura se tornou possível através de uma parceria entre as três esferas. O governo federal investe R$ 36 milhões por ano na unidade, o equivalente a 50% do total. Esta é a maior parceria em Saúde já conquistada por um Governo de Angra nos últimos 20 anos.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

POLÍTICAS PÚBLICAS BUSCAM GARANTIR DIREITOS DOS JOVENS

O Brasil TEM cerca de 50 Milhões de Jovens com idade Entre 15 e 29 Anos. Muitos Deles demonstraram determinação los assegurar SEUS DIREITOS.
Atento como Demandas Dessa parcela da População, o Governo Federal temperatura Avançado com Ações e Políticas Públicas voltadas par a Juventude.
Em 2013, FOI sancionada uma lei Que institui o  Estatuto da Juventude . Como principais novidades do Estatuto São O Direito de Estudantes a Pagar meia Passagem nn Ônibus interestaduais e Direito a Meia Entrada los Atividades Culturais parágrafo Jovens de baixa Renda (com Renda familiares de Comeram 2 salarios minimos). Em CADA Evento, Produtores OS poderão limitar los 40% o percentual de ingressos Vendidos com DESCONTO, parágrafo Ambos OS Públicos. Os Jovens de baixa Renda e Estudantes that estiverem ALÉM dEste percentual Localidade: Não Terao O Direito.
A lei estabelece also AINDA Acesso uma DIREITOS Básicos, Como Justiça, Educação, Saúde, Lazer, Transporte Público, esporte, Liberdade de Expressão e Trabalho. 
According to a Secretaria Nacional da Juventude, Severine Macedo, o Estatuto FOI UMA conquista de suma importância dos Jovens, Mas Que AINDA existem Desafios. "ESTAMOS Caminhando pra Opaco ESSA politica de Juventude SEJA Incorporada Como politica de Estado."
Apesar das Conquistas alcançadas Nos ultimos Anos, a Secretaria Lista Desafios das Políticas de para o Juventude. 
"A gente JÁ conquistou Muito, mas precisamos ir Além. Essa Geração comanda ESSA População Opaco ascendeu de classe, Que Teve Acesso ao Emprego com Carteira assinada, mas AINDA persistem algumas Desigualdades fortes ", peso explicativo Macedo.
Ações de para a Educação
Na área da Educação DIVERSAS Políticas Públicas VEM revolucionando o Acesso EAo Ensinos Superior e técnico e also ao Emprego.
CRIADO los 2011, o  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)  JÁ recebeu Investimento de R $ 14 Bilhões e, EM fevereiro dEste Ano, ultrapassou 5,8 Milhões de Matrículas los TODO O Pais.
Como Operações de Crédito com o  Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) , Por Meio do Banco do Brasil e da Caixa, ja promoveram uma assinatura de 760 mil Contratos, com hum Investimento total de aproximado de R $ 25 Bilhões Ate O último de 2012.
Em 2014, 400 mil fazem Bolsas  ProUni  JÁ FORAM ofertadas e 2,4 Milhões de Candidatos se inscreveram par o  Sisu
"Precisamos aprofundar essas Transformações e dialogar com OS Novos Desafios Que ESSA turma TEM NAS apontado Conferências, nos Conselhos e also recentemente NAS manifestações, Que E Realmente ampliar a Qualidade dos Serviços Públicos, AINDA ampliar o Acesso a enguias", Afirma a Secretaria da Juventude .
Participatório
Inspirado NAS Redes sociais, uma Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) CRIOU Neste Ano o  Observatório Participativo da Juventude (Participatório) , um Espaço Interativo de Promoção da Participação, Produção do Conhecimento, Mobilização e Divulgação de Conteúdos, focado nn temas como Políticas de Ligados Juventude.
Para a Coordenadora fazer Participatório, Carla Bezerra, O Espaço OS Pará virtuais JOVENS E hum "Espaço de Produção do Conhecimento, o Porque a ideia de e Opaco SEJA UM Espaço parágrafo a disseminação de Pesquisas, Estudos e Dados Estatísticos, OU SEJA, um local de Trocas Entre pesquisadores ".
Outro Objetivo da Plataforma, AINDA Segundo Bezerra, é "o da Mobilização fazer Jovem los Torno de Causas, debates e temas Opaco uma secretaria ESTA discutindo".
Juventude Rural
Cerca de Oito Milhões de Jovens brasileiros Vivem no Meio rural. Nos ultimos Anos houve Investimento massivo los agricultura familiar, com a Ampliação dos Recursos do Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), NAS Ações de Reforma Agrária, o Programa de Aquisição de Alimentos, Opaco Hoje TEM Garantido Renda parágrafo OS Agricultores Familiares, com a Politica Nacional de Agricologia e Produção Orgânica, Entre OUTROS.
No entanto, according to a  Secretaria Nacional da Juventude, essas Políticas Públicas Localidade: Não atingem da MESMA Maneira o Jovem fazer that atinge OS adultos ea Família Como hum TODO.
According to Severine Macedo, from 2011 hum Grupo de Trabalho Formado Pelos Ministérios da Cultura, não Desenvolvimento Agrário, da Educação, das Comunicações e do Meio Ambiente, juntamente com principais Movimentos-do-campo brasileiro Como a Contag, a Via Campesina, Cetraf, Jovens Indígenas, Quilombolas, ma se Dedicado parágrafo elaborar hum Programa Específico, direcionado parágrafo OS Jovens Rurais.
"A gente Precisa Caminhar pra ter UMA politica nacional estruturada Opaco ofereça from Esporte não ATÉ Meio rural Acesso a terra. O Jovem DEVE ter o Direito da Opção. Se querem ir pra Cidade, Que SEJA o Porque querem e Localidade: Não POR Localidade: Não ter CONDIÇÔES dede Permanecer sem rural Meio. "
Macedo Afirma AINDA Opaco, parágrafo alcançar a plenitude dos DIREITOS da Juventude, Tanto faz Quanto campo das Cidades, é Preciso UMA Maior União empreendedorismo OS governos federal, Estadual e municipal.

FONTE: PORTAL BRASIL