sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MANUTENÇÃO DE RUA NO PARQUE MAMBUCABA

Começou hoje dia 31, um trabalho de manutenção (aterro), na Rua São Jerônimo, em direção ao Rio Perequê, no Parque Mambucaba.   Este é mais um pedido do mandato do Vereador Fábio Macedo à Subprefeitura e a Regional do bairro, que está sendo atendido prontamente. 
 Fotografia: Carlos Mambucaba

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

EXTENSÃO DE REDE DE ÁGUA NO PARQUE MAMBUCABA


Nesta Quinta-feira (30), foi realizado pelo SAAE, um trabalho de extensão de rede de água na Travessa Betoven, acesso pela Rua Teresina no Parque Mambucaba. O mandado do Vereador Fábio Macedo acompanhou o trabalho.

Fotografia: Carlos Mambucaba

CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS GANHA TELEFONE 0800


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria
de Saúde, implantou uma linha gratuita de atendimento
ao cidadão, para marcação de consulta e
agendamento de exames. O número disponibilizado é o 0800
023 1023, sendo que as ligações podem ser efetuadas de telefones
fixos e celulares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A outra
opção de agendamento é feita pelo www.angra.rj.gov.br, podendo
esta ser feita 24h por dia.
Com a implantação do 0800, foram excluídos os antigos
números que eram utilizados pela Central de Marcação, assim
como o e-mail.
O sistema de marcação de consultas é esclarecido aos usuários
do Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de atendimento
municipais. Agora o agendamento é feito pelo próprio solicitante
ou por um representante, bastando dispor das informações necessárias
e de uma senha fornecida nas unidades de saúde. Caso haja
impedimento para que o usuário entre em contato com a Central,
em alguns casos o agendamento poderá ser solicitado pela própria
unidade de saúde, na presença do usuário ou do seu representante.
O serviço é coordenado pela Secretaria de Saúde e visa aumentar a
eficiência e a transparência no agendamento, permitindo que cada
cidadão possa acompanhar de forma direta a sua solicitação.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS


ARGENTINA E URUGUAI VÃO COMPARTILHAR COM BRASIL DOCUMENTOS SOBRE A DITADURA


O Brasil assinou na última quarta-feira (29) acordo com Uruguai e Argentina que permite compartilhar documentos sobre as violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar nos três países.  Assinado em Havana, Cuba, durante a 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o memorando de entendimento prevê que as nações desenvolvam a cooperação e o intercâmbio de informações sobre o assunto.

A partir de agora, o Brasil poderá solicitar a um dos dois países, ou vice-versa, arquivos que por acaso tenham sido conservados sobre o assunto. A ditadura militar governou o Brasil entre 1964 e 1985. As Forças Armadas argentinas comandaram o país vizinho de 1976 a 1983 e a sociedade uruguaia passou pelo regime militar de 1973 a 1985.

O objetivo é contribuir para o processo de reconstrução histórica da memória, verdade e justiça. Segundo o Itamaraty, o acordo deverá auxiliar as atividades da Comissão Nacional da Verdade, que apura os crimes cometidos durante a ditadura brasileira.

Os tratados são de ordem bilateral. Deste modo, o Brasil assinou um acordo com Argentina e outro, idêntico, com Uruguai. Os memorandos tratam que os países vão colaborar mutuamente com a investigação das “violações de direitos humanos no passado recente” e com o esclarecimento de casos de “desaparecimento forçado de pessoas e outras graves violações”.

O texto dos tratados informa que a medida visa a “criar um marco” para o intercâmbio de pesquisas e investigações sobre as “ditaduras que assolaram ambos os países no passado recente”.

“As autoridades competentes comprometem-se pelo presente memorando de entendimento a realizar todas as ações possíveis com vistas a prover informação útil para o esclarecimento de graves violações aos direitos humanos, por intermédio das vias administrativas, judiciais e/ou legislativas disponíveis”, diz.

As solicitações de documentos e dados que puderem ser feitas por meio de convênios já assinados entre os países, com a devida assistência penal, não serão objeto do novo acordo.


O Itamaraty informou que o governo brasileiro considera o acordo um avanço fundamental para a “elucidação de períodos históricos recentes desses três países”. Ainda segundo o ministério das Relações Exteriores, o esclarecimento dos fatos vai contribuir “decisivamente para o fortalecimento da democracia”.

FONTE: PORTAL BRASIL

MINISTRO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV


Imunização

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou hoje a incorporação da vacina contra o vírus HPV no calendário de vacinação de de mais de 4 milhões meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 9 e 10 anos.


Em seu pronunciamento, o ministro falou sobre o início da vacinação nas escolas e a importância da imunização para a prevenção do câncer de colo de útero. A partir de 10 de março,  a vacina passa a integrar o calendário de vacinação. "Nós pretendemos vacinar 80% das meninas de 11 a 13 do Brasil com a campanha contra o Câncer de Colo do Útero, o terceiro que mais atinge as mulheres. Para isso a vacina estará disponível nos 36 mil postos de saúde e escolas da rede pública durante todo o ano", afirmou Padilha.

FONTE: PORTAL BRASIL

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MINISTÉRIO DA SAÚDE ALERTA QUE APENAS 1,9% DA POPULAÇÃO É DOADORA DE SANGUE

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira (14), o Ministério da Saúde alerta que apenas 1,9% da população doa sangue. O ideal para suprir as necessidades seria que esse índice subisse para 3%. Dados do Hemocentro de São Paulo mostram que até quatro pessoas podem ser beneficiadas com uma doação.
Para o técnico administrativo Jarbas Rocha, doar sangue é uma rotina. Há cerca de 30 anos, ele doa três ou quatro vezes por ano. “Comecei a doar porque alguém do trabalho precisou, depois continuei doando já que sempre tem alguém precisando”.
Foi vendo o pai doar que o analista de sistemas Raoni Rocha, filho de Jarbas, também resolveu, aos 18 anos, adotar essa rotina. “É só uma picadinha, não dá para assustar. Vale a pena, ajuda muita gente”, disse.
“Quando a gente precisa é que vê o quanto é importante fazer a doação rotineira”, lembrou o fisioterapeuta Lívio Fortes, que há três anos teve dengue hemorrágica e precisou receber planquetas - as células do sangue cuja função é ajudar na coagulação, evitando sangramento em excesso. “Como eu era doador, tinha prioridade para receber a transfusão, mas meu sangue não é muito comum e não tinha em estoque, o AB positivo, e meus amigos correram atrás de doadores compatíveis”, lembrou.
A quantidade de sangue colhida não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão a doação. O sangue doado é testado para doenças como hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV, sífilis e doença de Chagas.
Podem doar pessoas maiores de 18 e menores de 68 anos, que tenham mais de 50 quilos. Jovens com 16 ou 17 anos também podem doar, desde que tenham autorização do responsável legal. No dia da doação, é preciso apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Mulheres grávidas, que tiveram parto normal há menos de 90 dias ou cesariana há menos de 180 dias ou  que estejam amamentando, ficam temporariamente impedidas de doar sangue. Pessoas resfriadas devem esperar o desaparecimento dos sintomas e quem fez tatuagem deve aguardar 12 meses para fazer a doação.

De acordo com o Decreto-Lei 5.452, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada. Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar, conforme preconiza a Lei Federal 1.075.
FONTE: PORTAL BRASIL

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

VAMOS AJUDAR NOSSOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS...

Gostaríamos de fazer um apelo a Secretaria de educação e a Secretaria de Fazenda. Viabilizem o transporte dos universitários do Grêmio estudantil do Parque Mambucaba. Nossa realidade é diferente da dos alunos que residem no centro de Angra. Eles merecidamente são atendidos integralmente com o auxílio educação e recebem um valor fixo para ajudar no custeio do transporte. Para nossos alunos, que moram a quase 50 Km de distância, este benefício se mostra inócuo, tendo em vista que, os ônibus dos grêmios que atendem os estudantes, saem e chegam até o centro. Logo; não nos atendem.
Ano passado conseguimos, juntos, Eu e o Grêmio, viabilizar uma condição junto a EVAL. Na ocasião o preço do transporte, foi diminuído em 50% passando de 24 mil para 12 mil. Conseguimos ainda algumas parcerias, que se comprometeram durante um ano, tendo em vista que tínhamos o compromisso do governo de que, neste ano, o transporte seria custeado pelo município. Já temos o chamamento público que contempla no orçamento, a possibilidade da licitação. Seria necessário licitar apenas uma linha: Angra x Volta Redonda.
Estarei na próxima sexta, reunido com o Secretário de Educação, Neirobis. Espero que os estudantes não vejam seus sonhos serem cerceados por falta de iniciativa de nosso governo. Lembro ainda que, com o compromisso assumido, muitos se animaram e efetuaram suas matrículas, certos de que neste ano, teriam transporte. Entenderam a dificuldade do Primeiro ano e motivaram-se, para pagar o custeio. Agora se não viabilizarmos a ajuda, terão que trancar suas matrículas. Não deixem isto acontecer!

Palavras do Vereador Fábio Macedo.

UNIVERSIDADE VÃO OFERECER 24 NOVOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Em publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27), o Ministério da Educação (MEC) reconheceu 24 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado, mestrado profissional e doutorado) que já entram em vigor imediatamente.

Entre os cursos, estão Inovação Farmacêutica - nas universidades federais do Amapá, Amazonas, Pará e Goiás, Ciências Aeroespaciais na Universidade da Força Aérea do Rio de Janeiro - e Biotecnologia e Inovação em Saúde na Universidade Bandeirante de São Paulo.

Já as universidades federais de Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul passarão a oferecer pós-graduação na área de Biotecnologia com o curso Biotecnologia e Biodiversidade.

Os cursos de Economia da Mundialização e do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Engenharia Ambiental, na Universidade Federal de Santa Maria, também foram reconhecidos pelo MEC.


FONTE: PORTAL BRASIL

RESULTADO DA SEGUNDA CHAMADA; MATRÍCULAS A PARTIR DO DIA 31- CANDIDATO PODE CONFERIR

Os estudantes convocados devem comparecer à instituição de ensino selecionadora a partir do dia 31 próximo, até de fevereiro, para fazer a matrícula. Aquele que deixar de fazer a matrícula no prazo perderá a vaga.
Os candidatos que não foram convocados nas duas primeiras chamadas podem integrar a lista de espera. O prazo de adesão, aberto nesta segunda-feira, 27, vai até de fevereiro.
Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição, encerrada no dia 10 último, foi restrita ao estudante que participou da edição de 2013 do exame.
O cronograma completo do Sisu e o resultado da primeira chamada estão na página do sistema na internet.


FONTE: PORTAL BRASIL

BRASIL REDUZIU POBREZA EM MAIS DA METADE EM 9 ANOS E CONTINUARÁ CRESCENDO

Na última década, o Brasil deu um salto gigantesco na redução de mais da metade da pobreza no rendimento familiar, de 27% para 12% no período, segundo dados divulgados pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante palestra na London School of Economics (LSE), no Reino Unido, nesta segunda-feira (27).   
Tombini lembrou que o Brasil criou mais de 18 milhões de empregos de qualidade, com carteira assinada, entre 2003 e 2012. E atualmente está em um patamar recorde de baixo desemprego. Além disso, ao contrário da maioria dos países, o mercado brasileiro continua criando vagas de trabalho. 
Segundo o presidente do BC, entre 2003 e 2012, o País conseguiu incluir 40 milhões de pessoas na classe média e aumentou consideravelmente o acesso ao crédito e aos serviços bancários. Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, atingiu US$ 2,253 bilhões, o sétimo maior do mundo. 
Sobre a inflação, Tombini mostrou dados que atestam a atuação do Banco Central  para trazer a taxa para o centro da meta, que é de 4,5% ao ano, e afirmou que as medidas terão impacto também sobre as expectativas de inflação futura. 
Por isso, ele acredita que o Brasil continuará crescendo, mesmo que a uma expansão mais moderada, com um reequilíbrio do consumo e do investimento – e apoiado no avanço do emprego e da renda, na demanda por investimento em infraestrutura e em uma contribuição mais favorável das exportações líquidas.


FONTE:PORTAL BRASIL

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

RESULTADO DA SEGUNDA CHAMADA DO SISU ESTÁ SENDO DIVULGADO HOJE (27)


O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta segunda-feira (27), o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na página do programa. A matrícula deve ser feita entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Quem perder o prazo da matrícula perde a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante na universidade em que foi selecionado.

Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos. O candidato que não foi selecionado para a primeira opção de curso, poderá participar da lista da espera.

Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro fica aberto o prazo para adesão à lista, também na internet. A convocação desses candidatos ocorre a partir de 11 de fevereiro.

Os cursos com maior número de inscrições nesta primeira edição de 2014 do Sisu foram administração, direito, pedagogia e medicina. O curso mais concorrido foi medicina, com a relação de 72 candidatos por vaga. A maioria dos candidatos tem entre 18 e 24 anos.

O Sisu oferece vagas de educação superior em instituições públicas. A seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem de 2013.

FONTE: PORTAL BRASIL



domingo, 26 de janeiro de 2014

JÁ FOI INSTALADO O GERADOR DE ENERGIA ELÉTRICA NO SPA DO FRADE AGORA FOI A VEZ DO PARQUE MAMBUCABA

Nesta Sexta-feira(24), finalmente, foi instalado o gerador elétrico, para atender exclusivamente o posto de saúde do Parque Mambucaba. Esta foi mais uma luta que travamos junto à Fusar. Mediante ao péssimo serviço que a Ampla presta ao nosso município, este gerador será importantíssimo para o nosso SPA.
Lembro que, fizemos a indicação para o gerador do Frade e que já foi instalado desde de semana passada. A indicação para o SPA de Mambucaba, foi fruto de uma proposição da Vereadora Cassia. Obrigado Vereadora!


F

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RECOMEÇOU O TRABALHO DE MANUTENÇÃO NO PARQUE MAMBUCABA

Nesta Quarta-feira (22), recomeçou o trabalho de tapa buracos no Parque Mambucaba e a continuidade de trabalhos do SAAE. 
Queremos lembrar que, o mandato do Vereador Fábio Macedo desde do início, vem cobrando exaustivamente do governo municipal  este tipo de ação, tanto  que por vezes, chegou a ser chato de tanto pedir aos Secretários ações emergenciais para a Região Sul, no decorrer de 2013.  Na Verdade, temos que agradecer este governo, por  nos atender sempre que possível pois sabemos que a partir de agora, teremos muitas obras acontecendo no barro e por toda a cidade, devido principalmente, às  parcerias fechadas com o Estado e Governo Federal.


Fotografia:Carlos Mambucaba


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ECONOMIA BRASILEIRA CRIA MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS FORMAIS EM 2013

O saldo líquido de geração de empregos com carteira assinada no Brasil em 2013 foi de 1.117.171, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta terça-feira (21). O saldo do ano passado resulta de 22.092.164 admissões e 20.974.993 demissões.
O saldo de empregos em 2013 caiu 18,61% ante 2012, de acordo com a série ajustada, cujo resultado de 2012 é de 1.372.594. Pela série sem ajuste, em que 2012 teve saldo de 868.241, a alta em 2013 foi de 28,67%. O resultado é 14,1% inferior ao de 2012.
Durante a divulgação da pesquisa, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, destacou como positiva a geração de mais de um milhão de empregos formais na economia brasileira em um período em que, ao mesmo tempo, milhões de trabalhadores estão sendo demitidos em outros países, devido à crise financeira internacional.
Relatório divulgado nesta segunda-feira (20), pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), revela que, em 2013, o número de desempregados no mundo aumentou 5 milhões. Com isso, o número de pessoas sem emprego é cerca de 202 milhões, o que representa uma taxa de desemprego mundial de 6%.

FONTE: PORTAL BRASIL

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ESTADO E MUNICÍPIO INVESTIRÃO R$ 20 MILHÕES NO PARQUE MAMBUCABA

O Vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, esteve no Parque Mambucaba, no CIEP 495 nesta Segunda-feira (20), para a assinatura de mais uma parceria conquistada pela Prefeita Conceição Rabha em prol do município. Desta vez serão investidos R$ 10 milhões e em contrapartida, a prefeitura investirá também 10 R$ milhões em obras de infraestrutura (asfaltamento e drenagem), integralmente no Parque Mambucaba.  A verba de R$ 10 milhões é oriunda do programa Somando Forças, do Governo do Estado. As obras serão contratadas e fiscalizadas pela Prefeitura de Angra, por meio da secretaria municipal de Obras.
Além do vice-governador do Estado, da prefeita Conceição e seu Vice Leandro Silva, outras autoridades estiveram presentes acompanhando a assinatura do compromisso. 

O Vereador Fábio Macedo esteve com a oportunidade da palavra e deu os parabéns ao governo municipal por mais esta conquista e ainda, de muitas outras que virão.




 Fotografia:Carlos Mambucaba

PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA TERÃO ADICIONAIS DE PERICULOSIDADE AO SALÁRIO


Em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta, Dilma Rousseff destacou o adicional de periculosidade para os profissionais de segurança privada do País, beneficio que teve sua portaria editada em dezembro de 2013, e com a nova regulamentação, o profissional passa a ter adicional de periculosidade no valor de 30% do salário. Para elaborar essa portaria, o Ministério do Trabalho colocou em consulta pública por 60 dias uma proposta inicial e um Grupo de Trabalho composto por representantes dos trabalhadores, de empresas do setor, e do governo, avaliou as propostas da sociedade.


A presidenta falou também sobre os principais resultados do programa Saúde Não Tem Preço, que oferece remédios de graça para a população. A iniciativa completa três anos em 2014 e já distribuiu medicamentos para quase 18 milhões de pessoas que sofrem de diabetes e de hipertensão. E com o acréscimo de remédios para asma há um ano e meio, mais 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas. São, no total, 14 tipos de remédios para asma, hipertensão e diabetes.

FONTE: PORTAL BRASIL

domingo, 19 de janeiro de 2014

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA QUARTO EDITAL DO MAIS MÉDICOS


 
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde publicou, nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União, chamamento público para médicos formados em faculdades nacionais ou estrangeiras.

O texto especifica que os médicos formados no exterior precisam revalidar seus diplomas.

O objetivo da convocação é compor o quadro do quarto edital do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. As inscrições começam no dia 24 de janeiro, às 20 horas, e serão encerradas às 20 horas do dia 5 de fevereiro.

Para participar do programa, os profissionais devem estar regularizados com a Justiça Eleitoral e, para os homens, em dia com as obrigações militares. Em relação à qualificação, é necessário possuir o certificado de conclusão de curso ou diploma graduação, estar em situação regular para o exercício da medicina (habilitação do Conselho Regional de Medicina).e não participar de programas de residência médica.

Caso o profissional participe de algum programa de residência, ele terá dois dias úteis (contados a partir da data de homologação da desistência) para enviar o comprovante de desligamento do projeto.

Seleção

A seleção e a convocação dos médicos para preenchimento das vagas será feita na seguinte ordem:

    Médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, com habilitação para o exercício da medicina em território nacional;
    Médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras, com habilitação para exercício da medicina no exterior;
    Médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos objetiva melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde por meio de mais investimentos na infraestrutura de hospitais e unidades de saúde. Além disso, a iniciativa leva mais médicos a regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Outro ponto importante do programa é a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

FONTE: PORTAL BRASIL


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ESTADO INVESTIRÁ R$ 10 MILHÕES NO PARQUE MAMBUCABA


Parceria conquistada pela prefeita Conceição, será formalizada hoje, sexta-feira (17).
O vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, estará em Angra nesta sexta-feira, 17, para a assinatura de mais uma parceria conquistada pela prefeita Conceição Rabha em prol do município. Desta vez serão investidos R$ 10 milhões em obras de infraestrutura (asfaltamento e drenagem), integralmente no Parque Mambucaba. O dinheiro é oriundo do programa Somando Forças, do Governo do Estado. As obras serão contratadas e fiscalizadas pela Prefeitura de Angra, por meio da secretaria municipal de Obras.

A assinatura da parceria será nesta sexta-feira, 17, a partir das 13h, no CIEP 495 - Alberto Guignard, no Parque Mambucaba. Além do vice-governador do Estado e da prefeita Conceição, outras autoridades deverão acompanhar o anúncio. Não é necessário credenciamento de Imprensa.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SANTA CASA REFORMA ENFERMARIA MASCULINA


Medida fará com que o espaço ofereça melhores condições aos pacientes

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, através da interventoria municipal da Santa Casa, está efetuando a reforma da enfermaria masculina, localizada no quarto andar da unidade hospitalar.

De acordo com Mário Dantas, diretor administrativo da Santa Casa, esta medida fará com que o espaço ofereça melhores condições aos internados na ala. A obra tem previsão de termino de 30 dias.

— A nova enfermaria irá oferecer mais comodidade aos internados. Todo o setor será climatizado, e estamos efetuando mudanças estruturais para que o profissional de saúde possa desenvolver o melhor trabalho possível. Esta reforma não foi feita antes, pois dependíamos da abertura do Hospital da Japuíba, que ocorreu na semana passada — disse Mário.

Desde o início de 2013, a interventoria da Santa Casa de Angra dos Reis vem promovendo melhorias para atender a população. No fim de 2013, foi entregue a reforma do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e em breve será iniciada a reforma do centro cirúrgico da unidade, com a duração de 3 meses. Durante as obras, as cirurgias serão realizadas no centro cirúrgico do Hospital Geral da Japuíba.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS

MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DA AIDS TERÁ 100% DE PRODUÇÃO NACIONAL


 
O Diário Oficial da União (DOU)  publicou o registro do medicamento Sulfato de Atazanavir nas concentrações 150 mg, 200 mg e 300mg. A credencial significa uma importante conquista tanto para a unidade, que poderá produzir o antirretroviral, quanto para o Brasil, que terá a garantia do abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).

O medicamento é fruto de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada entre Farmanguinhos e o laboratório americano Bristol-Myers Squibb. O acordo inclui a transferência da tecnologia, a fabricação e a distribuição do medicamento pelo período de cinco anos. Nos dois primeiros anos da parceria, o laboratório americano se compromete a fornecer o medicamento com a embalagem de Farmanguinhos, o que vem acontecendo desde o ano passado.

A produção efetivamente em território nacional, ou seja, realizada nas dependências do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), de Farmanguinhos, em Jacarepaguá, terá início em 2015. A parceria prevê ainda  a transferência da tecnologia do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) a uma indústria farmoquímica privada nacional, garantindo toda a cadeia produtiva do medicamento em território brasileiro.

O Sulfato de Atazanavir é um antirretroviral da classe dos inibidores de protease, e constitui uma importante droga para o tratamento de pacientes vivendo com HIV/Aids. Atualmente, ele é indicado para início de terapia como medicamento preferencial entre os inibidores de protease na composição de esquemas terapêuticos das diretrizes internacionais do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, da Sociedade Internacional Antiviral, da Sociedade Clínica Europeia de Aids e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil é referência mundial no enfrentamento ao HIV e à doença propriamente dita. Há 16 anos, o SUS garante acesso universal a todos os medicamentos necessários para o combate ao HIV, além de exames e acompanhamento médico, que beneficiam 217 mil brasileiros. Além disso, o SUS oferece tratamento antirretroviral a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente 20 antirretrovirais, que representam investimentos de R$ 850 milhões por ano na aquisição dos medicamentos. Desses 20, oito são objeto de PDP. Além do Atazanavir, o País terá Tenofovir, Raltegravir, Ritonavir Termoestável, Lopinavir + Ritonavir, Ritonavir Cápsula Gel. Mole, Tenofovir + Lamivudina (2 em 1) e Tenofovir + Lamivudina + Efavirenz (3 em 1), anunciados em 2012.

FONTE: PORTAL BRASIL

CIDADÃO TEM ATÉ 7 DE MAIO PARA SOLICITAR OU REGULARIZAR TÍTULO DE ELEITOR


 
No próximo dia 5 de outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados (federais e estaduais ou distritais). Quem ainda não tirou o título de eleitor, tem até o dia 7 de maio para procurar um cartório e realizar a inscrição eleitoral. Os que já possuem, mas mudaram de residência também devem procurar o cartório até essa data para pedir a transferência de domicílio.

7 de maio é também o prazo dado pelo TSE para que eleitores com o título em situação cancelado ou suspenso regularizem sua situação.  O site do TSE indica o que é preciso apresentar e o que fazer se houver débitos a serem quitados com a Justiça Eleitoral.

Já o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que solicitar a sua transferência para uma seção especial tem até o dia 7 de julho para comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, falando das suas restrições e necessidades, para que então sejam providenciados os meios e recursos para facilitar a sua votação.

Pessoas que não estiverem em dia com a Justiça Eleitoral ficam com alguns impedimentos, correndo o risco de não poder tomar posse em órgão público e obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outros.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A Constituição Federal faculta a inscrição e a votação a quem tem 16 e 17 anos, aos que têm mais de 70 anos e aos analfabetos.

Inscrição

Os cidadãos podem iniciar o processo de inscrição eleitoral no Portal do TSE, por meio do Título Net, que é um pré-atendimento. Mas para efetivar a inscrição e receber o documento impresso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral que atenda a área de residência no prazo de até cinco dias corridos após a data de preenchimento do formulário pela internet ou na data do agendamento, caso o interessado faça esta opção. Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode dirigir-se diretamente ao cartório.

Documentos

No cartório, é necessário apresentar: o número do protocolo gerado pelo Título Net;  um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação nem o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade / naturalidade e filiação); um comprovante de residência; e o comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

Transferência de domicílio

Para transferir o local de votação, o eleitor que mudou de endereço deve seguir os mesmos passos da inscrição eleitoral e estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, tem que apresentar os comprovantes de votação das eleições anteriores.

FONTE: PORTAL BRASIL

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

URGÊNCIA NO SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE RUA NO PARQUE MAMBUCABA



O Vereador Fábio Macedo nesta Quarta –feira (15) fez contato com o Secretário de Obras do município para que seja tampado o mais breve possível o buraco, ou melhor dizendo... a cratera que se abriu na Rua Aviador Santos Drummond no Parque Mambucaba, próximo ao CIEP.   O buraco já foi sinalizado para evitar possíveis acidentes.  Estaremos acompanhando de perto, este pedido de manutenção. 

Fotografia: Carlos Mambucaba